sábado, 31 de janeiro de 2009

X Ruta del Emperador

" Link" para a página com o programa completo das festas da "Rota do Imperador Carlos V".

Internacionalização

Carlos Gama de JC ao Ceiroquinho Organizações 2008-2009 vai participar na "Rota do Imperador Carlos V"
Ruta del Emperador, de Jarandilla de la Vera al Monasterio de Yuste
La ruta permite al viajero recorrer el antiguo camino que unía Jarandilla de la Vera, Aldeanueva de la Vera y Cuacos de Yuste, a través del cual llegó el emperador Carlos V al Monasterio de Yuste.

Nos passos do Imperador Carlos V

La ruta puede hacerse todo el año, peror hay un recorrido que se realiza en los primeros días de febrero para conmemorar el viaje que realizó Carlos V al Monasterio de Yuste, el 3 de febrero de 1557.

Monasterio de Yuste

Tras los pasos del emperador Carlos V

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pobre "Crise"


“Crise” encoberta pelos três grandes do futebol nacional

As palavras “Futebol”, “Sport Lisboa e Benfica” e “Futebol Clube do Porto” foram as que registaram maior número de notícias associadas, na imprensa de âmbito nacional, durante o ano de 2008. A CISION seleccionou um grupo de palavras-chave consideradas relevantes no contexto dos acontecimentos que marcaram o ano e, numa pesquisa feita na sua base de dados, aos meios de âmbito geral/nacional, económico, desportivo e de entretenimento, conclui que o Futebol e os principais clubes lideram os conteúdos nacionais. Apenas o “Sporting Clube de Portugal” é ultrapassado pela palavra “Crise”, que regista uma diferença de cerca de 57 mil notícias face ao primeiro do pódio.O Primeiro-Ministro “José Sócrates” surge em sétimo lugar da tabela, com perto de 45 mil notícias, entre o “Investimento” e os “Professores”. Segue-se o novo Presidente norte-americano Barack Obama, com cerca de 33 mil inserções, à frente do chefe de estado português, Cavaco Silva, com perto de 29 mil. O “Desemprego”, os “Jogos Olímpicos” e “Cristiano Ronaldo” vêm atrás na tabela, com um volume de informação semelhante; o BPN consegue destacar-se face aos atletas olímpicos Vanessa Fernandes e Nelson Évora, cuja representação é pouco expressiva no conjunto das palavras-chave seleccionadas (2.785 e 1.158 notícias, respectivamente). O peso do Futebol nos conteúdos de imprensa não se dissipa se retirarmos desta análise a imprensa desportiva nacional; apesar de, neste exercício, a “Crise” subir para a posição de palavra-chave com mais notícias associadas, a sua diferença face ao desporto-rei é de, apenas, 572 notícias. O mesmo se verifica numa análise por âmbito dos meios: o Futebol regista o maior número de notícias na imprensa geral/nacional e nas publicações de entretenimento, sendo, apenas, ultrapassado pelos clubes SLB e FCP nos jornais desportivos. Nas publicações de âmbito económico o “Investimento” vence a “Crise”.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Inverno Cultural

Almoço no Restaurante D. Sesnando em Penela, antes de montar a Exposição de Fotografia FotoXisto na Biblioteca Municipal.

Sem álcool desde 2006!

Um leite creme divinal...

Interior. A "nossa" mesa.

A esplanada

Castelo de Penela. Monumento classificado. A sua construção data do séc. XI.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Google Gears


Google ha anunciado que está trabajando en una nueva herramienta que permitirá consultar el correo electrónico de Gmail sin necesidad de estar conectados a Internet, de forma similar a lo que puede hacerse con Google Docs.

Gmail sin conectarse a Internet

Viagens Na Minha Terra

Diz-me por onde andas...

O rio Ceira na Ponte Real da Vila de Góis.

Fonte do Pombal Há quem diga que se estiverem a beber água, em cada uma das bicas, um homem e uma mulher, se estes olharem um para o outro ao mesmo tempo, ficam apaixonados para sempre. e Cisterna (ao fundo lado direito do sinal)

A Vila de Góis
Do Miradouro

Miradouro
Roteiro Turístico

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ceiroquinho

Ceiroquinho, da Lomba de Ceiroco
Toda a travessia da serra permite apreciar a beleza da paisagem: barrancos profundos, estreitos vales, a massa da serra, as ravinas abruptas, enormes precipícios, o casario, a impressão da beleza dramática deste ou daquele ponto.

Fonte


Na estrada do Vidual para Fajão, após a Carvalheira, Fonte Cão.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Era um sítio privilegiado...

"Em poucos meses, a família da casa da Eira era vista com respeito e com alguma admiração pelo seu trabalho, pelo trato afável, pela sua alegria de viver, pela sua caridade em dar aos pobres que lhe batiam à porta, e eram muitos. A povoação estava sempre ciosa a bisbilhotar o trabalho e o viver da gente da Eira que chegou de outra terra que não conheciam nem tinham ouvido falar."

"Em Janeiro de Cima o tio César e família instalaram-se na grande casa da Eira, numa suave colina donde se vê toda a povoação. Era um sítio privilegiado. Ali ao lado, a capela da Senhora do Livramento cuja grandiosa romaria é sempre no terceiro Domingo de Agosto. Lá mais no alto no cabeço arredondado existe outra ermida, a de S.Sebastião."

dos "Contos" de António Jesus Fernandes

sábado, 24 de janeiro de 2009

A Eira nos idos de trinta

...A Eira em Janeiro de Cima nesse distante mês de Janeiro do ano de 1932

A grande casa da Eira da minha avó Maria de Jesus

A casa da minha madrinha Rosa

A casa da minha tia Hortense

A Capela de Nossa Senhora do Livramento

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Viagens Na Minha Terra

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS FOTOXISTO
25 de Janeiro a 14 de Fevereiro
Sala de Exposições Temporárias do Auditório Municipal de Penela
De Segunda a Sábado das 10H00 às 18H00

A Roda de JC

Julho de 2008

anos cinquenta...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Afonso vs R29


Jose Manuel Ribeiro / REUTERS
De pruebas. El piloto español de F1 Fernando Alonso realiza los primeros test a su nuevo R29 en Portimao (Portugal)
Las 18 mejores fotos del día

o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade!"

Assunto: O fim último da vida não é a excelência...

O autor deste texto é João Pereira Coutinho, jornalista. Vale a pena ler!

"Não tenho filhos e tremo só de pensar. Os exemplos que vejo em volta não aconselham temeridades. Hordas de amigos constituem as respectivas proles e, apesar da benesse, não levam vidas descansadas. Pelo contrário: estão invariavelmente mergulhados numa angústia e numa ansiedade de contornos particularmente patológicos. Percebo porquê. Há cem ou duzentos anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar. Hoje, não. A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três, natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis, e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição.

Eis a ideologia criminosa que se instalou definitivamente nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais, uns atrás dos outros, em progressão geométrica para o infinito. É preciso o emprego de sonho, a casa de sonho, o maridinho de sonho, os amigos de sonho, as férias de sonho,os restaurantes de sonho.

Não admira que, até 2020, um terço da população mundial esteja a mamar forte no Prozac. É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos, mais queremos. Quanto mais queremos, mais desesperamos. A meritocracia gera uma insatisfação insaciável que acabará por arrasar o mais leve traço de humanidade. O que não deixa de ser uma lástima.


Se as pessoas voltassem a ler os clássicos, sobretudo Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade!"

A Barca de JC

A Barca, a levada, e o início das voltas da Lavandeira.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

de JC ao Ceiroquinho 2009

Casa de Janeiro & Carlos Gama
de JC ao Ceiroquinho Organizações 2008-2009


No Centro de Portugal entre a Universidade de Coimbra, Santa Bárbara e JC.

Existem lugares espantosos, pequenas aldeias, casas de xisto, miradouros naturais, sítios lendários, relíquias até, a grandeza de um povo...Importa ressalvar as populações, as paisagens, o legado histórico. São locais de rara beleza.

Calendário Oficial

Dia 21 de Fevereiro
JC - Fraga da Água de Alta


Dia 28 de Março
do Vidual ao Ceiroquinho por Vale Derradeiro


Dia 26 de Abril
de JC ao Casal da Lapa

Dia 02 de Maio
de JC ao Ceiroquinho 2009



A Barca de JC

A minha mãe Maria José, (é a primeira da esquerda fila de trás da Barca) na "praia" da Lavandeira.

feminismo na Barca de outros tempos...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Igreja Matriz de Fajão

A Igreja Matriz de Fajão localiza-se à entrada da vila e foi construída em 1788.

No seu interior existem dois altares do século XVIII e o altor-mor do século XVII.

A torre sineira está separada da igreja.

A igreja paroquial de Fajão, cuja construção teve o seu início em 2–6-1788, foi edificada no adro do templo anterior. A capela mor foi benzida em 1-1-1789 pelo padre José de Almeida, por provisão do Bispo Conde D. Francisco de Lemos.

"A igreja fica encostada ao monte, tendo sido levantada a torre em frente. O titular é Nossa Senhora da Assunção. Porta de verga curva com cimalha ondulada. Tanto o retábulo principal como os colaterais são de madeira entalhada, do tipo final setecentista, aparatosos e regulares.

No altar-mor vê-se um S. Teotónio de madeira, do séc. XVII, indício provável da influência agiográfica do senhorio. No colateral da direita encontram-se duas imagens de pedra, da senhora do rosário e de S. Simão, da Segunda metade do séc. XVI".

Património Pampilhosense

domingo, 18 de janeiro de 2009

Ruídos

Dia 23 de Janeiro será aprovada, finalmente, a SUSPENSÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE.

Consta que há professores socialistas que vão romper com a disciplina partidária.

As últimas investidas aos mails dos professores, agora deputados, está a dar frutos. Muitos deles já têm dificuldade em enfrentar até a própria família.

A insistência dos professores está a dar resultado e a greve do dia 19 é absolutamente determinante.

A ministra já está "moribunda" e agora só falta mesmo um empurrãozinho para todo o ME cair.
Vamos ver dia 23.
Haja esperança!
São notícias que vão chegando das sedes do PS a nível nacional.

A Barragem de Santa Luzia

O paredão de cimento e a escada do colosso de pedra.

Entretanto, a albufeira, a massa de água do outro lado do dique.

Cá para baixo Vale Grande impressiona da mesma maneira.


A Barragem de Santa Luzia (OUVIR ) é nitidamente uma barragem de montanha. Com os seus 76 metros de altura e uma coroa de 178, configura na perfeição o tipo de barragem em zona de alto desnível.

Com as suas verdades e lendas, começou a ser construída em 1931. A sua bacia hidrográfica tem 50 Km2. Recebe água além das ribeiras do Vidual e Unhais, da albufeira do Rio Ceira, através de um túnel com 6,945 Km.

Barragem de Santa Luzia

sábado, 17 de janeiro de 2009

Greve de 19 de Janeiro


A greve de 19 de Janeiro cresce de importância com o processo de revisão do ECD

Objectivos da greve:

. Rever a estrutura da carreira (eliminar a divisão de 2 categorias);

. Substituir o modelo de avaliação;

. Abolir quotas;

. Revogar a prova de ingresso;

. Por horários adequados;

. Pela recuperação integral do tempo de serviço;

. Pelas condições de aposentação.

"Admito que perdi os professores, mas ganhei a opinião pública"

(Maria de Lurdes Rodrigues, Junho/2006)

"Vocês [deputados do PS] estão a dar ouvidos a esses professorzecos"

(Valter Lemos, Assembleia da República, 24/01/2008)

"Caso haja grande número de professores a abandonar o ensino, sempre se poderiam recrutar novos no Brasil"

(Jorge Pedreira, Novembro/2008)

"Quando se dá uma bolacha a um rato, ele a seguir quer um copo de

leite!" (Jorge Pedreira, Auditório da Estalagem do Sado, 16/11/2008)

" [Os professores são] arruaceiros, covardes, são como o esparguete

(depois de esticados, partem), só são valentes quando estão em

grupo!" (Margarida Moreira - DREN, Viana do Castelo, 28/11/2008)

Depois disto... quem não fizer greve no dia 19 é porque já está morto.

São estes os professores e as professoras, deputados/deputadas do PS, que votaram contra a suspensão da avaliação


Deputados do PS, professores, que votaram contra os professores:
Odete João - Leiria - professora do ensino secundário, n. 1958, lic. em Mat. e mestre em Tecnologias da Informação, foi coordenadora do Centro de Área Educativa de Leiria
Fernanda Asseiceira - Santarém - professora do 2º CEB, n. 1961, lic. em Marketing
João Bernardo - Aveiro -prof. do 1º CEB, n. 1955, fez um complemento de formação em Gestão Escolar
Rosa Maria Albernaz - Aveiro - professora, não diz qual o grau de ensino, n. 1947, é deputada há muito tempo e já se deve ter esquecido que foi professora.
Paula Barros - Vila Real - professora do ensino secundário, n. 1966, foi presidente do CE do agrupamento de escolas Francisco Gonçalves Carneiro, em Chaves.
Jorge Fão - Viana do Castelo - lic. em educação/animação comunitária, n.1956.
Rosalina Martins - Viana do Castelo - lic. em ensino do Port./Francês, n. 1955
Ricardo Gonçalves - Braga - lic. em Filosofia, n. 1957, professor do ensino secundário
Fernando Cabral - Guarda - licenciado (não refere em que área), n. 1956, professor do ensino secundário
Bravo Nico - Évora - doutorado em ciências da educação, n. 1964, professor da Universidade de Évora
Paulo Barradas - Viseu - lic. em humanidades, mestre em história medieval, professor do ensino secundário
Isabel Coutinho - Braga - lic. em história, n. 1966, professora do ensino secundário
Cláudia Vieira - Viseu - lic. em direito, n. 1967, foi professora mas agora é advogada
Miguel Ginestal - Viseu - lic. em ensino (não diz em quê; julgo que será em ensino do 2º CEB) e mestre em gestão pública, n. 1965, professor (não diz em que nível mas eu julgo que é no 2º CEB)
José Junqueiro - Viseu - lic. em humanidades, n. 1953, professor. Já está há décadas no Parlamento
Jovita Ladeira - Faro - curso do magistério primário e lic. em comunicação, n. 1957, professora do 1º CEB
Aldemira Pinho - Faro - lic. em economia, n. 1952, professora do ensino secundário
E mais estes:
Agostinho Gonçalves, Porto, Curso de Engenharia Electromecânica, Professor do Ensino Secundário
Celeste Correia, Lisboa, Licenciatura em Filologia Românica, Parte curricular dos Mestrados em Relações Inter-Culturais e Linguística Portuguesa Descritiva, não consta nível de ensino, deputada desde a VII Legislatura
Horácio Antunes, Coimbra, Pós-Graduação em Administração e Políticas Públicas, professor do Ensino Básico
Jacinto Serrão, Licenciatura em Física, Ramo Ensino, Pós-graduação em Supervisão e Orientação da Prática Profissional, Professor do 3º Ciclo e do Ensino Universitário
José Augusto de Carvalho, Lisboa, Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais, Professor do Ensino Secundário
Manuel José Rodrigues, Faro, Licenciatura em Economia, Inspector Superior da Inspecção-Geral de Educação, não consta nível de Ensino
Maria Helena Rodrigues, Vila Real, Licenciatura, não consta a o curso nem o nível de ensino
Maria Manuel Oliveira, Setúbal, Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Ingleses, professora do Ensino Secundário
Miranda Calha, Portalegre, Curso Superior de Ciências Pedagógicas, Licenciatura em Filologia Germânica, deve ser Professor do correspondente ao 2º Ciclo embora tenha dado aulas no Liceu, foi professor no Liceu de Nacional de Portalegre e Director da Escola Preparatória de Castelo de Vide
Pedro Farmhouse Simões Alberto, Lisboa, Licenciatura em Ciências da Comunicação, não consta nível de ensino
Nota: Você sabia que o PS é o partido que tem mais deputados que são ou já foram professores? O que se passará na cabeça desses deputados para agirem da forma como agiram? Que memórias têm esses professores do tempo em que leccionavam? O que os fez tornarem-se assim? Os primeiros 17 nomes têm links para as biografias. Quem quiser enviar emails de repúdio, deverá clicar em cima dos nomes e, de seguida, clicar no endereço electrónico. Não tive tempo para linkar os restantes 10 nomes.

Os maiores gatunos de Portugal

Sem princípios e desprezando quaisquer objectivos de ordem nacional, revelam um total desprezo pela situação económica do país e pelas dificuldades que possam sentir os seus clientes. São os grandes gatunos de Portugal:
Os 5 maiores gatunos de Portugal no Jumento

"Um poema por dia"

Un poema al día
Blogueros poetas
'El lagarto está llorando', de Federico García Lorca

No sé cuántas veces me lo recitaría mi madre junto a mi cama. Desconozco si fue ...

Tina Turner 69

La diva está en plena forma y lo demostró vistiendo unos leggins con tacones, un top com lentejuelas y bailando acompañada de un grupo de chicas.(Reuters)
Tina Turner, en plena forma a los 69

diz não ao medo!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Pré-aviso individual

Como hoje não estou na escola e sei que fazem aquela pergunta fatal, é só para dizer que eu faço Greve.
Mas não preciso de saber quem faz. Eu penso por mim, obrigada.
Tenho muitos motivos para fazer. E vocês?
Se têm o mesmo (ou menos) tempo de serviço que eu, também têm. Se acham que já não devem lutar porque estão no "topo" pensem que outros "antes" também já lutaram para vocês chegarem aqui.
Um bom dia, independentemente da opção. Claro que gostava muito de estar acompanhada.

Obrigado Zé . Eu acompanho-te e mais o farão.

Passadiço

Bar O Passadiço

A vista do varandim

Porta de acesso ao varandim

varandim do Bar O Passadiço