quarta-feira, 31 de agosto de 2011

De regresso dos mares do sul

De regresso dos mares do sul, naveguei por mares e oceanos, percorri veredas e auto-estradas, tudo foi extraordinário! Descobri paisagens novas, homens, mulheres, campos, lugares, cidades, comidas diferentes...Ah mas aquela palavra saudade que nos faz falta também tomou conta de mim. Estou de volta, de regresso dos mares do sul!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A "nova" demografia

El envejecimiento demográfico es un cambio en la estructura de edad de una población, consistente en un aumento de la proporción de personas de 65 y más años (umbral arbitrario pero aceptado) respecto del conjunto. En España, esta cifra alcanza ahora el 17%.
Público.es

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

de ponta a ponta

No Centro de Portugal entre a Universidade de Coimbra, Santa Bárbara e JC.

Organizações Ceiroquinho - Clube Percursos

Percursos realizados:

-Rota do Imperador Carlos V (Espanha)
-Rota das Conheiras SF
-JC-Colmeal Velho-JC
-JC (Igreja Matriz)-sítio da Lavandeira-Barca-Linhares-Pontão-Fonte-Rua da Estrada (Nocturno)
-de JC ao Peixoto (Cova do Caneiro,Peixoto,Chães (Casa Misteriosa)
-Volta à Folha & Vale da Canada (Nocturno)
-Baralha (Capela Nossa Senhora dos Prazeres).Voltas
-Vale da Canada-Lambedor-Caminho dos Covões-Espírito Santo
-JC-Casas da Quinta do Canal
-Pontão-Cova do Caneiro-Baralha (Capela NSP)
-Urgeiro (Quinta do Lenteiro)
-Salgueiro do Campo-Recanto
-Capela de São Sebastião-Crista quartzítica do Palvarinho
-Sarzedas-Mina de Vale da Carreira (Gatas)


Próximos Percursos (Outono Inverno)

de JC ao Ceiroquinho 2011 Edition
Já na sua 4.ª edição. Parece que foi ontem!

Trilho do Zêzere
PP (inclui levada e túnel até ao Moinho)


Barroca - escombreiras do Cabeço do Pião (Rota do Mineiro)

JC - "Ó da Barca!"

Rota dos Açudes (inclui a Fisga do Tejo & Fivelo)


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Arqueologia industrial


Hoje visitei a antiga Mina de Vale da Carreira (Gatas), que faz parte da área mineira das Sarzedas e cujas concessões (Gatas, Barroca da Santa e Gualdins-Pomar) de exploração decorreram no intervalo dos anos 1916 e 1962. Do conjunto fazem parte oito minas: Gatas, Pesquisa, Barroca da Santa, Casalinho, Goula, Ficalho, Galdins e Pomar. Sobressai do conjunto a Mina de Vale da Carreira. Data de 1923 a sua descoberta, e o pico de produção situou-se nos anos 1936 a 1938.
Trabalharam na Mina de VC-G 101 operários (74 interior da Mina). As antigas instalações podem ainda observar-se de ambos os lados da estrada que liga as Sarzedas a Gatas. Do lado esquerdo ficava o centro administrativo, a residência dos proprietários (ligeiramente acima do restante conjunto), a central eléctrica e a "garagem" na qual existe um depósito de água ligado ao "Tanque", sobre a mesma. Esta era tapada com chapas e no seu interior existe uma mó (triturar o minério).
O escritório situava-se "encostado" à central eléctrica. No lado sul um armazém e uma arrecadação (apenas perceptível o chão) completavam as instalações.
No lado direito ficam as três galerias e um poço principal, Boca da Mina (50 metros na vertical), o malacate e a casa de electricidade que fornecia o interior da Mina, as escombreiras paralelas à estrada, ruínas de uma casa (paredes e chaminé). Pouco resta da lavaria e separadora. (Alguns vestígios das faixas de transporte e do tanque onde se separava o minério) na base das escombreiras com a povoação de Gatas mesmo ali em frente.








domingo, 7 de agosto de 2011

GR de alto nível

"Dada la longitud y complejidad de este itinerario, será descrito en dos entregas consecutivas, pudiendo prolongarse en su final, en el collado de la Dehesilla, con la travesía de la Pedriza anterior, visitando el Yelmo, para concluir en Canto Cochino o en El Tranco, ya cerca de Manzanares el Real."
Integral de La Pedriza (I)

sábado, 6 de agosto de 2011

11 Bandas cuja separação foi inevitável

Pink Floyd

Este monstruo del rock progresivo tuvo varios incidentes en su historia que pudieron haber marcado su colapso definitivo. Si bien la banda se reunió en el 2005 para tocar cuatro canciones en el Live 8 en Londres, la relación entre Roger Waters y los demás integrantes nunca se recompuso. Sus ex... Ver mas

Grandes bandas de rock que se separaron

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Destinos literários

Una vuelta al mundo en 39 novelas y libros de cuentos, de 39 escritores de 28 países. Muchos de esos narradores son de prestigio internacional pero que en España no se habían editado o no han terminado de despegar. Ya se sabe que un poco de suerte siempre viene bien. Es decir que este es un pasaje de dos por uno: ir a territorios literarios conocidos o que nos gustaría conocer a través de nuevos guías, de miradas y voces que nos descubrirán otras facetas de la condición humana.

FernandoVicente

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

No Recanto (Salgueiro do Campo)

Acerca de um PR (Pequena Rota) feito no Salgueiro do Campo ao sítio do Recanto e Capela de S. Sebastião - Crista quartzítica do Palvarinho ida/volta num total de 7,580 Km.

Um vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.


A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:

1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km

Marcos Geodésicos

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sem perdão


Ameneh Bahrami, una mujer iraní que quedó desfigurada y ciega cuando un hombre le arrojó ácido a la cara hace siete años, perdonó este domingo al autor del ataque, minutos antes de que se le aplicara la sentencia por la que estaba condenado a quedar sin vista también con ácido, informaron los medios locales.