“Se um dia disserem que o seu trabalho não é de um profissional, lembre-se: A Arca de Noé foi construída por amadores; profissionais construíram o Titanic…“
terça-feira, 11 de março de 2008
segunda-feira, 10 de março de 2008
Tomada de posição
Aos Órgãos da Gestão
Aos Conselhos Pedagógicos
Aos Departamentos Curriculares
Aos Conselhos de Docentes
Colegas,
Como é conhecido, em resultado da grande e histórica Marcha da Indignação dos Professores, foi decidido continuar o movimento reivindicativo dos professores e educadores.
Nesse sentido, a FENPROF e os restantes Sindicatos da Plataforma Sindical dos Professores, propõem que, nesta semana, em que fazemos luto nas nossas escolas, colocando sinais visíveis e usando sinais visíveis desse luto, sem medo e com muita determinação, como o demonstrámos no passado Sábado, se aprovem em todos os espaços em que se reunem professores (sala de professores, departamentos, conselho pedagógico, conselhos de docentes,...) a posição que se segue.
Solicita-se que esta possa ser enviada para os Sindicatos, designadamente para o SPRC, mas também para Primeiro Ministro e Ministra da Educação.
Ministra da Educação - gme@me.gov.pt
Primeiro-Ministro – pm@pm.gov.pt
Departamento de Informação
PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES
TOMADA DE POSIÇÃO
Os docentes da Escola/Jardim de Infância* _________________________, do concelho de _____________________, reunidos em _____/_____/_____, preocupados e indignados com a actual situação que se vive na Educação, aprovam a seguinte posição:
1. Com o objectivo de devolver às escolas, no imediato, a serenidade indispensável para que o ano lectivo termine sem
perturbações mais graves do que as já existentes, deverá o Ministério da Educação:
a) suspender o processo de avaliação até final do ano lectivo, sem que daí resulte qualquer prejuízo para a carreira dos docentes;
b) garantir a não aplicação às escolas, até final do ano, de qualquer procedimento que decorra do regime de gestão escolar aprovado em Conselho de Ministros e ainda não publicado;
c) negociar normas sobre organização do próximo ano lectivo que consagre horários de trabalho para os professores pedagogicamente adequados e compatíveis com o conjunto das funções docentes;
d) respeitar os quadros legais em vigor, em especial no que respeita às situações que já mereceram sentenças em Tribunal condenando o ME. É o caso do pagamento de horas extraordinárias pelo serviço de substituições já prestado, mas também as ilegalidades, por exemplo, cometidas em sede de colocação de professores ou no concurso a titular.
2. Num plano mais geral, os professores exigem uma mudança de política educativa, com o objectivo de valorizar e
dignificar a profissão e a carreira docente, bem como de promover uma Escola Pública mais democrática e de maior qualidade. Nesse sentido, defendem:
a) a renegociação do Estatuto da Carreira Docente, designadamente no que respeita ao regime de avaliação, estrutura da carreira e sua divisão em categorias, horários de trabalho e estabilidade de emprego, incluindo a prova de ingresso na profissão;
b) a renegociação do regime de direcção e gestão escolar, devendo, nesse sentido, serem respeitadas as considerações do Conselho Nacional de Educação que apontam para a necessidade de, antes de qualquer alteração, avaliar o actual modelo;
c) a renegociação da legislação aprovada sobre Educação Especial que, em diversos aspectos, atenta contra princípios fundamentais da Escola Inclusiva;
d) a aprovação de medidas que promovam a qualidade da educação e do ensino e, simultaneamente, contribuam para reduzir os elevadíssimos e preocupantes níveis de desemprego e precariedade que atingem os docentes;
e) a garantia efectiva de que nenhum docente será remetido para a "mobilidade especial", independentemente da sua situação profissional, incluindo os casos de doença que inviabilizem o exercício de funções lectivas;
f) o respeito pelos direitos sindicais e pela liberdade de exercício da actividade sindical pelos professores.
Os professores e educadores portugueses reafirmam a sua profunda indignação face ao desrespeito e desconsideração que, em relação a si, têm sido manifestados pelo actual Governo, em especial pelos membros da equipa do Ministério da Educação. Equipa que deixou de reunir condições para se manter em funções, visto que, com ela, se esgotaram todas as vias de diálogo e negociação possíveis. Reafirmam, ainda, toda a determinação na luta por estes objectivos, razão por que continuarão a exigir mudanças profundas nas políticas educativas em curso.
[*Esta posição poderá adaptar-se para eventual aprovação em reuniões de conselho de docentes, de departamento ou de qualquer órgão da escola. Deverá ser enviada para (MORADA DO ME E DO PM), devendo ser dado conhecimento ao respectivo Sindicato].
Resposta ao Sr. Rangel
"Como deve estar à espera, depois daquilo que escreveu, ou coloca uma venda nos olhos e uns tampões nos ouvidos ou terá de ver e ouvir os argumentos dos visados. Como quem não se sente não é filho de boa gente, e fui um dos seus alvos, o seu artigo merece-me uma resposta, bem ao estilo político e jornalístico, em dez breves pontos. Está preparado? Cá vai:
1) A sua legitimidade para me chamar «hooligan» é a mesma que eu tenho de lhe chamar palerma, idiota e atrasado mental! Repito: a legitimidade é exactamente a mesma!
CARTA ABERTA AO SR. EMÍDIO RANGEL
Crónica do Américo
Lembro-me em particular de uma entrevista em que o tal ministro apregoava outra vez a derrota total dos americanos garantido que já não se encontrava um só americano presente em Bagdad, enquanto no céu, atrás dele, se via claramente um helicóptero norte-americano a vigiar a área.


A senhora Maria de Lurdes Rodrigues raramente responde às perguntas ou então responde com outra pergunta, método reconhecido em psicanálise ou em filosofia mas que numa entrevista jornalística só revela a fuga à verdade.
Quando não recusa simplesmente qualquer outra via que aquela que quer impor na Educação, falando da necessidade imperiosa de mudança, seja ela qual for (mesmo que para pior), o seu grande método consiste em falar pelos outros, e então pela sua boca: "os Professores estão satisfeitos", tal como pela boca de José Sócrates: "os Portugueses estão satisfeitos".
Pior: para Maria Rodrigues, os professores ora são "muito responsáveis, muito perspicazes, excelentes profissionais", ora "são manipulados pela oposição, não querem trabalhar, não sabem do que estão a falar"… isto conforme a pergunta…
Apesar das manifestações que ocorrem em todo o país, só lhe falta mesmo vir a afirmar naquele tom calmo e manipulador que a caracteriza: "Não existe nenhuma manifestação. Todos os professores, sem excepção, adoram-me. Os professores querem que eu seja ministra da Educação até morrer", à boa maneira Al-Sahafiana…
Pensem nisto ou não.
E até breve para outra crónica do
Américo Martins.
Novos, Grandes e Orgulhosos!
domingo, 9 de março de 2008
Este Senhor percebe a vida dos professores. Obrigado
A ministra da educação pede a estes professores para “trabalharem mais um pouco”, coisa que eles já fazem há bastante tempo; ouvi alunos portugueses, africanos, indianos, do Leste europeu, a falar com orgulho da sua escola. Falando com eles, um a um, percebe-se entusiasmo em várias coisas. Acho natural, são professores. Percebo pela blogosfera uma grande vontade de fazer “justiça pelas próprias mãos” aos professores, mas vejo poucas pessoas com disponibilidade para ouvi-los nas escolas – não nas ruas, onde as parvoíces são sempre amplificadas, mas nas escolas, nos corredores da escolas, quando fazem turnos de limpeza, quando atendem alunos em dificuldade ou fazem escalas para Português como língua estrangeira para rapazes ucranianos ou indianos que não entendem sequer o alfabeto ocidental, ou quando tratam dos problemas pessoais de alguns deles (ou porque não tomam o pequeno-almoço em casa, ou têm dificuldade em aceitar um namoro desfeito, ou andam na droga).
Escolas, e justiça pelas próprias mãos.
"Aftermath: Population Zero"
Maimun Yusuf
Jornada eleitoral na imprensa espanhola
La participación alcanza el 40,46% a media jornada, similar a la de 2004
Los niveles de participación a las 14:00 hablan del 40,48%, medio punto menos que en 2004
La participación disminuye respecto a los comicios de 2004
La participación es del 40,46% a las 14:00 horas, similar a la de 2004
Los primeros datos muestran una participación alta, similar a la de 2004
La participación a las dos de la tarde es del 40,46%, similar ala de las elecciones del 2004
sábado, 8 de março de 2008
100.000
100.000 seres humanos estiveram na Maior manifestação da Península Ibérica.
Fica o registo para memória futura.
Dia da Mulher trabalhadora
Homenaje desde 20minutos.es a algunas de las mujeres más importantes de la Historia.
¿Quién falta? ¿Quién sobra? Vota a tu preferida en nuestra Lista.
sexta-feira, 7 de março de 2008
Warm - up
Sr Albino, o coitadinho!
Como não poderia o senhor Albino Almeida, o grande líder da CONFAP (Confederação Nacional das Associação de Pais), defender sistematicamente a ministra das actividades lúdicas, entretenimento e guarda de crianças e jovens?
O senhor recebeu através dos impostos pagos pelos contribuintes 38 717,5 euros no dia 8 de Setembro de 2006; 38 717,5 euros no dia 11 de Dezembro de 2006 (deve ter sido o subsídio de Natal) como se poder ler no Diário da República, 2ª Série, número 109 de 6 de Junho de 2007 (página 15720), como atesta a primeira fotografia deste post.
Mas o grande líder da CONFAP não se ficou por aqui, porque em 19 de Abril de 2007 recebeu qualquer coisa como 39 298,25 euros como consta no Diário da República, 2ª Série, número 201 de 18 de Outubro de 2007 (página 30115), como atesta a segunda fotografia deste post.
No total recebeu em dois anos 116 733,25 euros do ministério......!
Mas para aqueles que duvidam desta "sociedade civil" amansada através do dinheiro público, basta clicar nos links respectivos e verão com os próprios olhos o escândalo inacreditável.
Agora percebo tanto apoio ao ministério, tantas conferências de imprensa, tanta presença em tantos lugares tão dispersos geograficamente.
Como tenho sempre referido, o monstro gigantesco e burocrático ao qual se atribuiu o pomposo nome de Ministério da Educação tem uma fome cada vez mais difícil de satisfazer, agora até criou uma espécie de "parceiro" de negociações pago com o dinheiro dos contribuintes.
Água em Marte?
"Retro Madrid"

Asociaciones y particulares ponen su stand en RetroMadrid para que el visitante pueda comprar o vender sus productos de informática clásica, conocer su funcionamiento o descubrir curiosidades de los primeros sistemas de computación.
"Camiseta inteligente"

10.000

El director alemán Roland Emmerich es de ese tipo de directores a los que, al igual que Michael Bay (Transformers), les apasionan las historias donde prima la espectacularidad. De hecho, entre sus títulos más conocidos están El día de mañana, El patriota, Independence day y Stargate.
Ahora prueba suerte con 10.000, una superproducción épica ambientada en la prehistoria. Saltándose a la torera el rigor científico (conscientemente, en teoría), narra la epopeya de un cazador de mamuts que emprende un peligroso viaje para salvar a la mujer que ama. Su peregrinación lo convertirá también en el líder de todo un pueblo que lucha por sobrevivir.
A noite cai
Ponha o cursor do rato na parte de cima da fotografia desta cidade japonesa.
São 6h10 pm - (18h10).
Deslize o rato lentamente para a parte de baixo.
A noite cai sobre a cidade da fotografia, as luzes acendem-se...
Às 7h40 (pm), noite ! !!!
http://61226.com/share/hk.swf
Vista à lupa
http://home.chello.no/~siamak.javid/etc/NewAirportSecurity.swf
quinta-feira, 6 de março de 2008
Há quem nos defenda-viva a profissão de prof
Maria Filomena Mónica
Valter Lemos nunca participou em debates parlamentares, nunca demonstrou possuir uma ideia sobre Educação. A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, tem aparecido na televisão e até no Parlamento, o mesmo não sucedendo ao seu secretário de Estado, Valter Lemos. É pena, porque este senhor detém competências que lhe conferem um enorme poder sobre o ensino básico e secundário. Intrigada com a personagem, decidi proceder a uma investigação. Eis os resultados a que cheguei.
Natural de Penamacor, Valter Lemos tem 51 anos, é casado e possui uma licenciatura em Biologia: até aqui nada a apontar. Os problemas surgem com o curriculum vitae subsequente. Suponho que ao abrigo do acordo que levou vários portugueses a especializarem-se em Ciências da Educação nos EUA, obteve o grau de mestre em Educação pela Boston University. A instituição não tem o prestígio da vizinha Harvard, mas adiante. O facto é ter Valter Lemos regressado com um diploma na “ciência” que, por esse mundo fora, tem liquidado as escolas. Foi professor do ensino secundário até se aperceber não ser a sala de aula o seu habitat natural, pelo que passou a formador de formadores, consultor de “projectos e missões do Ministério da Educação” e, entre 1985 e 1990, a professor adjunto da Escola Superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Em meados da década de 1990, a sua carreira disparou: hoje, ostenta o pomposo título de professor-coordenador, o que, não sendo doutorado, faz pensar que a elevação académica foi política ou administrativamente motivada; depois de eleito presidente do conselho científico da escola onde leccionava, em 1996 seria nomeado seu presidente, cargo que exerceu até 2005, data em que entrou para o Governo. Estava eu sossegadamente a ler o Despacho ministerial nº 11 529/2005, no Diário da República, quando notei uma curiosidade. Ao delegar poderes em Valter Lemos, o texto legal trata-o por “doutor”, título que só pode ser atribuído a quem concluiu um doutoramento, coisa que não aparece mencionada no seu curriculum. Estranhei, como estranhei que a presidência de um politécnico pudesse ser ocupada por um não doutorado, mas não reputo estes factos importantes. Aquando da polémica sobre o título de engenheiro atribuído a José Sócrates, defendi que os títulos académicos nada diziam sobre a competência política: o que importa é saber se mentiram ou não.
Deixemos isto de lado, a fim de analisar a carreira política do sr. secretário de Estado. Em 2002 e 2005, foi eleito deputado à Assembleia da República, como independente, nas listas do Partido Socialista. Nunca lá pôs os pés, uma vez que a função de direcção de um politécnico é incompatível com a de representante da nação. A sua vida política limita-se, por conseguinte, à presidência de uma assembleia municipal (a de Castelo Branco) e à passagem, ao que parece tumultuosa, pela Câmara de Penamacor, onde terá sofrido o vexame de quase ter perdido o mandato de vereador por excesso de faltas injustificadas, o que só não aconteceu por o assunto ter sido resolvido pela promulgação de uma nova lei.
Em resumo, Valter Lemos nunca participou em debates parlamentares, nunca demonstrou possuir uma ideia sobre Educação, nunca fez um discurso digno de nota.
Chegada aqui, deparei-me com uma problema: como saber o que pensa do mundo este senhor? Depois de buscas por caves e esconsos, descobri um livro seu, O Critério do Sucesso: Técnicas de Avaliação da Aprendizagem. Publicado em 1986, teve seis edições, o que pressupõe ter sido o mesmo aconselhado como leitura em vários cursos de Ciências da Educação. Logo na primeira página, notei que S. Excia era um lírico. Eis a epígrafe escolhida: “Quem mais conhece melhor ama.” Afirmava seguidamente que, após a sua experiência como formador de professores, descobrira que estes não davam a devida importância ao rigor na “medição” da aprendizagem. Daí que tivesse decidido determinar a forma correcta como o docente deveria julgar os estudantes. Qualquer regra de bom senso é abandonada, a fim de dar lugar a normas pseudocientíficas, expressas num quadrado encimado por termos como “skill cognitivos”.
Navegando na maré pedagógica que tem avassalado as escolas, apresenta depois várias “grelhas de análise”. Entre outras coisas, o docente teria de analisar se o aluno “interrompe o professor”, se “não cumpre as tarefas em grupo” e se “ajuda os colegas”.
Apenas para dar um gostinho da sua linguagem, eis o que diz no subcapítulo “Diferencialidade”: “Após a aplicação do teste e da sua correcção deverá, sempre que possível, ser realizado um trabalho que designamos por análise de itens e que consiste em determinar o índice de discriminação, [sic para a vírgula] e o grau de dificuldade, bem como a análise dos erros e omissões dos alunos. Trata-se portanto, [sic de novo] de determinar as características de diferencialidade do teste.” Na página seguinte, dá-nos a fórmula para o cálculo do tal “índice de dificuldade e o de discriminação de cada item”. É ela a seguinte: Df= (M+P)/N em que Df significa grau de dificuldade, N o número total de alunos de ambos os grupos, M o número de alunos do grupo melhor que responderam erradamente e P o número de alunos do grupo pior que responderam erradamente.
O mais interessante vem no final, quando o actual secretário de Estado lamenta a existência de professores que criticam os programas como sendo grandes demais ou desadequados ao nível etário dos alunos. Na sua opinião, “tais afirmações escondem muitas vezes, [sic mais uma vez] verdades aparentemente óbvias e outras vezes “desculpas de mau pagador”, sendo difícil apoiá-las ou contradizê-las por não existir avaliação de programas em Portugal”. Para ele, a experiência dos milhares de professores que, por esse país fora, têm de aplicar, com esforço sobre-humano, os programas que o ministério inventa não tem importância.
Não contente com a desvalorização do trabalho dos docentes, S. Excia decide bater-lhes: “Em certas escolas, após o fim das actividades lectivas, ouvem-se, por vezes, os professores dizer que lhes foi marcado serviço de estatística. Isto é dito com ar de quem tem, contra a sua vontade, de ir desempenhar mais uma tarefa burocrática que nada lhe diz. Ora, tal trabalho, [sic de novo] não deve ser de modo nenhum somente um trabalho de estatística, mas sim um verdadeiro trabalho de investigação, usando a avaliação institucional e programática do ano findo.” O sábio pedagógico-burocrático dixit.
O que sobressai deste arrazoado é a convicção de que os professores deveriam ser meros autómatos destinados a aplicar regras. Com responsáveis destes à frente do Ministério da Educação, não admira que, em Portugal, a taxa de insucesso escolar seja a mais elevada da Europa. Valter Lemos reúne o pior de três mundos: o universo dos pedagogos que, provindo das chamadas “ciências exactas”, não têm uma ideia do que sejam as humanidades, o mundo totalitário criado pelas Ciências da Educação e a nomenklatura tecnocrática que rodeia o primeiro-ministro.
"O ataque de Ana Drago"
A intervenção é da passada 5ª feira.
E ela fica melhor quando se irrita na proporção certa.
(obrigado pela referência à Maria Ema)
Ana Drago Ataca de Novo
(e calma, eu não sou do Bloco, nem das redondezas)
Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo.
Votação
· A - Sim
· B - Não
-->Resultados
Na página inicial do JN (www.jn.pt), no canto inferior esquerdo,
está a decorrer uma votação:
"A ministra da Educação continua a ser alvo de fortes protestos.
Tem condições para continuar no cargo?".
Vamos lá todos votar!!
Plano de Recuperação
Nome: MARIA DE LURDES RODRIGUES
Enc. Educação: Ela própria
Morada: Avenida 5 de Outubro, nº 107, 1069-018 Lisboa
Dificuldades diagnosticadas:
• Deficiente capacidade de relacionamento interpessoal (tem dificuldade em olhar as pessoas de frente, não respeita opiniões diferentes da sua, distorce a realidade à medida dos seus interesses;
• Falta de pré-requisitos (deveria saber algo sobre a escola e sobre o seu modo de funcionamento antes de começar a dizer que está tudo mal e produzir legislação em catadupa e antes de ser demonstrada a sua necessidade);
• Deficiente domínio da Língua Portuguesa (confunde a palavra “Professor” – nome comum concreto, com os adjectivos “malandro”, “incompetente”, “baldas”, “ocioso”, entre outros.
Propostas para a recuperação da aluna:
• Frequentar workshops sobre relacionamento interpessoal – recomenda-se em particular o desenvolvimento das capacidades de ouvir os outros, pensar pela sua cabeça e agir em seguida;
• Leccionar aulas numa escola do ensino público onde poderá demonstrar as suas brilhantes qualidades de condutora de jovens, professora, confidente, amiga e, por fim, mãe…
• Relacionar-se com membros dessa classe marginal que são os professores para estudar a origem das suas limitações e comportamentos desviantes, de modo a apresentar alternativas válidas para a sua integração como cidadãos de pleno direito, na sociedade.
O Director de Turma
"Uma campanha rosa"
Una campaña rosa
Desde este lado del mar - El Blog sobre la Comunidad Latinoamericana en España
... Blog escrito a cuatro manos por Soraya Constante, ecuatoriana, y Mariana Vilnitzky, argentina; ambas periodistas e inmigrantes, con distintas trayectorias en nuestros países de origen y en España
A célebre elipse
La más recordada. Las secuencias más célebres se deben a 2001, una odisea del espacio (1968), de Kubrick, culminando con la célebre elipsis que, mediante el descubrimiento de la primera arma blanca (un hueso de tibia), se evoluciona desde el simio antecesor del homo sapiens hasta el ciudadano del futuro.
Margilea strigosa Willd

Así lo ha asegurado este jueves Osvaldo Sala, catedrático de Biología de la Universidad de Brown (Estados Unidos) y autor principal de la Evaluación de los Ecosistemas del Milenio (PDF) (informe elaborado por 1.360 expertos de 95 países a petición de la ONU), que ha expuesto los resultados de sus investigaciones sobre el futuro de la biodiversidad en la Tierra.
Un 25% de las plantas del Mediterráneo se extinguirán en 2050
O "segredo da espanhola"
Retrospectiva
José Mourinho
O senil José
Uma nova versão

Kurt Westergaard, el dibujante danés amenazado de muerte por publicar una caricatura de Mahoma con una bomba activada en su turbante, firma este jueves en la revista Journalisten una nueva versión de su célebre dibujo en la que él mismo sustituye al profeta.
quarta-feira, 5 de março de 2008
Vinhos
Dos nuevos 100 de Parker, sin Parker
Descorche Blog de Paco Berciano
Puede que en el vino no esté la verdad, si es que sólo existe una,pero lo que es seguro es que está el placer y juntos vamos a encontrarlo
Actividade terrestre

El primer observatorio de terremotos del mundo, que permitirá examinar de forma directa la actividad terrestre a unos 6.000 metros de profundidad, estará listo antes de 2012 en la fosa de Nankai (Japón), gracias al trabajo de una expedición internacional en la que ha participado España.
El primer observatorio de terremotos del mundo estará a seis kilómetros bajo tierra
Política monetária
El euro batió este miércoles un récord frente al dólar en el mercado de divisas de Fráncfort tras superar la marca de los 1,53 dólares antes del comienzo de la reunión del consejo de Gobierno del Banco Central Europeo (BCE) para tratar la política monetaria.
Critérios da Escola de Leiria não foram rejeitados
Presidente do Agrupamento de Escolas Correia Mateus desmente ministra
A polémica proposta de critérios de avaliação dos professores só será apreciada a 12 de Março pelo Conselho Pedagógico, ao contrário do que afirmou a ministra da Educação.
O problema foi levantado, (2008-02-29) , durante o debate quinzenal com José Sócrates, na Assembleia da República, pelo deputado do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, que mostrou a ficha de avaliação em causa, acusando a presidente do conselho executivo do agrupamento escolar de agir como “zelote do partido Socialista em Leiria”.
“Verbaliza a sua insatisfação/satisfação face às mudanças ocorridas no Sistema Educativo/na Escola através das críticas destrutivas potenciadoras de instabilidade no seio dos seus pares?” é um dos indicadores incluídos no critério “dimensão ética” para a avaliação dos professores no agrupamento escolar, afirmou Francisco Louça.
A ministra da Educação garantiu, no final do debate, que o critério da proposta que questionava a satisfação quanto às mudanças tinha sido rejeitado. “Procurei informar-me sobre o que se passou e aquela era uma pergunta de forma alguma aceitável e o conselho pedagógico já deliberou negativamente”, afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, facto agora desmentido pela presidente do Agrupamento de Escolas Correia Mateus.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Ministério da Educação admitiu que houve uma “deficiência na transmissão da informação” à ministra, mas sublinhou que “não há qualquer avaliação de desempenho docente com base na rejeição ou adesão às políticas educativas”.
Proposta em causa
De acordo com a proposta, a que a Agência Lusa teve acesso, a verbalização da satisfação ou insatisfação em relação às mudanças no sistema de ensino por parte dos professores será avaliada em vários níveis, seja através de "críticas destrutivas potenciadoras de instabilidade no seio dos seus pares" (zero pontos para a avaliação), de "forma serena e fundamentada através de críticas construtivas potenciadoras de reflexão" (sete pontos) ou mesmo sendo "um agente de mudança apresentando sugestões nos órgãos próprios que visam a melhoria da qualidade do ensino" (dez pontos).
Numa carta enviada ao Parlamento, a presidente do Agrupamento de Escolas Correia Mateus afirma que os “professores não serão avaliados sobre o grau de satisfação face às mudanças do sistema, mas sim sobre o seu envolvimento na concretização da sua posição pessoal dentro da escola”.
No documento, Esperança Barcelos critica também quem, do interior da escola, levou a proposta para a opinião pública, um comportamento que revela "falta de ética" já que um "documento não acessível aos professores da escola tornou-se-lhes acessível fora dela".
Para a docente a denúncia feita pelo deputado do Bloco de Esquerda constitui para a direcção do agrupamento "um desrespeito pela forma de pensar e agir dos docentes eleitos pelos seus pares que integram o órgão pedagógico" até porque o deputado "se esqueceu de colocar o texto integral do item referido”.
um episódio que esteve na génese do processo de avaliação de desempenho dos professores
PORQUE ACEITEI FAZER PARTE DA EQUIPA DO NOVO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Citação de:
http://ramiromarques.blogspot.com/2008/02/barcelona-20_07.html
"Vou contar pela primeira vez um episódio que esteve na génese do processo de avaliação de desempenho dos professores. O secretário de estado, Valter Lemos, que eu conheço desde os tempos em que estudámos juntos na Boston University, já lá vão 24 anos, pediu-me para reunir com ele com o objectivo de o aconselhar nesta matéria. Tenho de confessar que fiquei admirado com o conhecimento profundo e rigoroso que Valter Lemos mostrou ter da estrutura e da organização do sistema educativo português.Enquanto estudante, habituara-me a ver em Valter Lemos um aluno brilhante e extremamente trabalhador, qualidades que mantém passados tantos anos. No início, fui um entusiasta da avaliação de desempenho dos professores pois considerava que manter o status quo era injusto para os professores mais dedicados e competentes. Nessa altura, eu encarava a avaliação dos professores como um factor de diferenciação que pudesse premiar os melhores e incentivar os menos competentes a melhorarem o seu desempenho.Fiz algumas reuniões de trabalho com a equipa técnica do ME e logo me apercebi de que a Ministra da Educação estava a engendrar um processo altamente burocrático, subjectivo, injusto e complexo de avaliação do desempenho que tinha como principal objectivo domesticar a classe e forçar a estagnação profissional de dois terços dos docentes. Ao fim de duas reuniões, abandonei o grupo de trabalho porque antecipava o desastre que estava a ser criado.Nas reuniões que eu tive com a equipa técnica do ME, defendi a criação de fichas simples, com itens objectivos, sem a obrigatoriedade da assistência a aulas, a não ser para os casos de professores com risco de terem um Irregular ou um Regular, e com um espaçamento de três anos entre cada avaliação. Hoje, passados três anos, considero que se perdeu uma oportunidade de ouro para criar uma avaliação de desempemho dos professores realmente objectiva, justa, simples e equilibrada. Em vez disso, criou-se um monstro que vai consumir milhões de horas de trabalho nas escolas e infernizar a vida de muitos professores, roubando-lhes a motivação e a energia para a relação pedagógica e a preparação das aulas."
Publicada por Ramiro
Veja-o aqui
http://www.saladosprofessores.com/forum/index.php?topic=12306.0
Atenciosamente, A Equipa do Sala dos Professores.
terça-feira, 4 de março de 2008
"sesta global"
Uma e não um copiloto
Esta información añade otro elemento de confusión al caso, del que expertos de Seguridad Aérea de Alemania y del aeropuerto de Hamburgo analizan aún posibles responsabilidades de lo que hubiera podido terminar en catástrofe.
de 7,6 para 17 milhões!
Genebra 2008, salão auto
Avalanches de pó e gelo

segunda-feira, 3 de março de 2008
CeBIT, mapa anatómico virtual
Sangue frio

CeBIT 2008
"Turiasaurio" um dinosaurio carnívoro
"Retro-Informática"
"Descarada"
Paloma Bloyd, la concursante asturiana de "Supermodelo 2007", desata su lado sensual y descarado en una exclusiva sesión para la revista FHM.
La alumna díscola de Judith Mascó se sube a la pasarela de FHM para protagonizar una sesión de fotos extremadamente sexy y una entrevista muy provocativa. Así se puede definir también a Paloma Bloyd, una de las concursantes de la pasada edición de "Supermodelo 2007", que se lanza de cabeza a hacer cualquier tipo de actividad que provoque en ella "nuevas sensaciones".
As minhas imagens
João Margalha
domingo, 2 de março de 2008
em Marcha
Marcha pela Educação - 8 de Março 2008
Do Marquês do Pombal para o Rossio
Tendo em conta a mobilização que está a decorrer em todo o país e a grande adesão manifestada por milhares de educadores e professores, a Marcha de 8 de Março terá como local de concentração o Marquês de Pombal, terminando depois no Rossio.
Ver mapa maior
Escola a tempo inteiro ou prisão?
O senhor Albino, Presidente da Confap, rejubila com a medida. Com esta medida, ficamos mais perto do sonho da Confap:
transformar os professores em empregados domésticos dos pais.
Os alunos do 2º ciclo do ensino básico passam actualmente 39 horas por semana na escola.A dona Lurdese o senhor Albino acham pouco. E vai daí, juntam esforços e o sonho concretiza-se:os alunos vão estar, brevemente, enfiados na escola durante 55horas semanais, ou seja, mais 16 horas do que actualmente.
O plano é assim: depois das 17 horas, as escolas do 2º ciclo passam a oferecer mais duas horas de Actividades de Enriquecimento Curricular, onde a Ministra vai enfiar a martelo a área de projecto, a formação cívica e o estudo acompanhado.
Para o senhor Albino, esta é uma boa medida. Assim, os pais podem trabalhar descansados, ir ao cinema, namorar e enfiar-se nos centros comerciais, enquanto os filhos ficam enclausurados entre quatro paredes, desafiando a paciência e a autoridade dos professores.
Ninguém contesta um modelo de sociedade e de economia que impede os pais de estar com os filhos antes das 20 horas.
A anomia e a anestesia deste Povo são tão grandes que poucos contestam uma sociedade que obriga as crianças a estarem 11 horas por dia na escola! Estou em crer que se quer fazer com as crianças aquilo que a economia já fez com muitos dos pais delas: embrutecê-las!
É provável que a Ministra ainda tenha tempo para anunciar a suprema das medidas, a mãe de todas as reformas da Educação:as escolas públicas irão passar a funcionar em regime de internato, oferecendo uma verdadeira 'escola a tempo inteiro': 24 horas por dia de actividades lectivas, de enriquecimento curricular e de repouso. O senhor Albino ficará feliz e o Povo rejubilará.
Os pais vão finalmente ver-se livres dos filhos: para sempre!
E os professores verão aprovado um novo e derradeiro estatuto:
o estatuto de empregados domésticos dos pais!
http://ramiromarques.blogspot.com/2008/02/os-professores-esto-caminho-de-se.html
Na cama com o inimigo!
http://www.jibjab.com/sendables/view/0V6bArFKtqywRvqprP0d2Y9d
"Leitura em tempo de guerra"
Después de haber recorrido junto a Tim Butcher la devastada geografía del Congo, y de haber desembarcado en Afganistán de la mano del periodista polaco Wojciech Jagielski, continúo en racha lectora. Y hoy os recomiendo otro libro que acaba de caer en mis manos y que también merece ser leído: Vida Imperial en la ciudad esmeralda, de Rajiv Chandrasekaran.
"Estranha visão"
Un fabricante de muebles no podía creer lo que veía cuando descubrió esta extraña imagen en el tronco de un árbol.
Craig O'Connor, de Pennsylvania (EE UU), creyó estar ante una aparición milagrosa, como publica The Sun, cuando vio una figura en medio de un tronco que guardaba gran similitud con Jesucristo y que según relató O'Connor parecía mirarle, con los brazos extendidos, como indicándole algo.
"Os teus são melhores que os meus"

La actriz Natalie Portman ha reconocido que le encantan los pechos de Scarlett Johansson. Tanto, que estaría dispuesta a "agarrarlos" porque considera que son muy bonitos. Ambas, dos de las actrices más deseadas de Hollywood, han rodado juntas la película Las hermanas Bolena, lo que ha ayudado a estrechar la relación de amistad que les une.
sábado, 1 de março de 2008
Vamos antecipar o 25 de Abril
A.B.G.
Vamos antecipar o 25 de Abril
E Depois do Adeus
Paulo de Carvalho
Letra – José Niza
Música – José Calvário
Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci
E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós.