sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Candidatura de Manuel Alegre

Uma constatação de factos
1.O estudo a que Manuel Alegre se referiu ontem em Castelo Branco e que mostrava a discriminação da sua candidatura nos serviços noticiosos televisivos está publicado no portal da Marktest, dossier “presidenciais 1974-2006”, página “candidatos” e baseia-se em dados fornecidos pelo serviço Telenews da MediaMonitor.

2.De acordo com este estudo, desde 22 de Agosto e até 25 de Dezembro, nos serviços noticiosos da RTP1, 2:, SIC e TVI, Manuel Alegre é o candidato a quem foi dedicado menos tempo informativo ( 11 horas e 44 minutos ) e Mário Soares o que beneficiou de mais tempo ( 19 horas e 16 minutos ). Jerónimo de Sousa é o segundo em tempo noticioso ( 15 horas e 51 minutos ), Louçã o terceiro ( 15 horas e 10 minutos ) e Cavaco o quarto ( 12 horas e 39 minutos ). Manuel Alegre é também o candidato a quem foi dedicado menos tempo na última semana, entre 19 e 25 de Dezembro. O total das notícias com Manuel Alegre nessa semana foi de 69 minutos, contra 93 minutos para Louçã, 99 para Cavaco, 104 para Jerónimo de Sousa e 134 para Mário Soares.

3.Como o próprio Manuel Alegre afirmou, não se trata de fazer queixa, trata-se de uma constatação de factos objectivos.

4.A Constituição da República consagra no seu artigo113º entre os princípios gerais de direito eleitoral o da igualdade de oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas. É manifesta a violação deste princípio no tratamento televisivo das notícias sobre os candidatos presidenciais.

[A candidatura de Manuel Alegre, 29.12.2005]

O
Dossier Presidenciais 2006 disponível no nosso site tem como base informação dos serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor e permite acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais, assim como os resultados das sondagens publicadas na imprensa nacional.
Na semana do Natal, os candidatos às próximas eleições presidenciais estiveram menos tempo nos noticiários de Tv enquanto protagonistas. São dados do serviço
Telenews da MediaMonitor.
Na semana que decorreu entre 19 e 25 de Dezembro de 2005, a TVI foi o canal onde os candidatos às presidenciais protagonizaram mais notícias, mas foi a SIC que emitiu mais tempo de informação protagonizada por eles.
Na semana em análise, foram 218 as notícias dos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI protagonizadas pelos candidatos às eleições Presidenciais de Janeiro. Estas notícias tiveram uma duração total de 8 horas e 20 minutos.
A TVI, com 67 notícias em que estas personalidades foram protagonistas, foi o canal que mais peças difundiu. Estas notícias representaram 30.7% do total protagonizada por estes candidatos e tiveram uma duração total de 2 horas e 18 minutos.
A SIC foi a estação que nesta semana mais espaço em grelha ofereceu a estes candidatos, com duas horas e 40 minutos, repartidos por 62 matérias. Estas notícias representaram 28.4% do total protagonizado por estas personalidades, e 32.0% do espaço de emissão total que lhes foi dado, enquanto protagonistas, no período considerado.
Tal como nas últimas semanas, Mário Soares protagonizou o maior número de notícias, com 57 matérias. Manuel Alegre, com 34 peças, foi o que menos notícias protagonizou nos noticiários destes canais.
Mário Soares protagonizou notícias de maior duração, com um total superior a 2 horas e 14 minutos. Mais uma vez, Manuel Alegre foi protagonista de notícias de menor duração total, de uma hora e 9 minutos.
Cavaco Silva protagonizou, pelo seu lado, matérias de duração média mais longa, de 2 minutos e 32 segundos. Pelo contrário, Manuel Alegre protagonizou notícias de duração média mais baixa, com 2 minutos e 2 segundos.
Analisando o período posterior às eleições autárquicas (a partir da semana 41, com início a 10 de Outubro de 2005), vemos como todos os candidatos observam uma tendência de aumento das notícias por si protagonizadas e respectiva duração total, excepto nesta última semana, que regista uma tendência geral de quebra.
Mário Soares lidera quer em número, quer em duração das notícias, responsável por 25.9% das notícias protagonizadas por estes candidatos e 28.2% da sua duração. Jerónimo de Sousa é agora o segundo protagonista em número de notícias (19.7% do total), mas é Cavaco Silva que ocupa essa posição quanto à duração das notícias (19.9% da duração total).
Esta análise considera apenas as notícias protagonizadas por cada um destes candidatos emitidas nos serviços regulares de informação dos canais em análise, segundo a seguinte
Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Sem comentários: