domingo, 25 de dezembro de 2005

Recordar um ano, dois anos, três anos...

Em memória de Daniela.

Olá.
Eu sou a Margarida!

Nasci no dia 13 de Agosto de 2003 no Hospital de Castelo Branco pelas 14h35 e estou a fazer 2 anos e 4 meses.
O meu papá é o Carlos Manuel e a minha mamã chama-se Cândida, tenho uma mana que eu adoro que se chama Mariana que tem 7 aninhos. Nós as duas portamo-nos muito bem e os meus papás adoram-nos.
O dia 8 de fevereiro (domingo) foi a data que os meus papás escolheram para fazer o meu Baptizado. A Igreja em que me vou baptizar chama-se Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Redentoristas) que fica na Avenida Nuno Álvares em Castelo Branco, onde também se baptizou a minha querida mana.
Vou ser só eu a baptizar-me nesse dia, o que nem sempre acontece, por isso, tenho que me portar muito bem para fazer uma figura de " menina bonita".
Os meus padrinhos vão ser os meus primos Dário e Nádia que estão todos babosos por irem desempenhar tal papel!
O meu vestido é muito bonito e acho que vou ficar uma "bonequinha".
Depois da cerimónia na Igreja vamos fazer um almoçinho num restaurante, com os convidados está claro!
Vão assistir ao meu baptizado os meus papás, a minha mana Mariana, os meus avós maternos e paternos, a titi Graça e ti Tó, a tia São e o Tio Rui, a tia Mariazinha e os meus padrinhos.
Vai ser um dia muito importante para mim porque afinal a festinha é minha.
Espero que gostem deste dia e obrigado por assistirem ao meu baptismo!
Margarida Monteiro Gama
Castelo Branco 08/02/2004


Baptismo

Margarida está próxima do local sagrado destinado à celebração do baptismo.
Nos primeiros tempos do cristianismo, os baptistérios eram construídos fora das igrejas, primeiro em forma de torre, mais tarde com forma poligonal.
Existem em Itália baptistérios célebres: o de S. João de Latrão, em Roma, e os de Ravena, Parma, Pisa e Florença.
O primeiro dos sete sacramentos católicos, aspergindo água sobre a cabeça daquele que se baptiza, para apagar o pecado original e torná-lo cristão de facto, marca o dia 8 de Fevereiro de 2004, no local sagrado da Igreja dos Fradinhos em Castelo Branco.

... A estirpe gera a estirpe,
e alcança poderes crescentes;
a espécie gera a espécie
em milhões de anos
Mundos morrem e nascem.
Na alegria de viver, tu, a quem foi concedido
ser uma flor desta primavera, goza um dia em honra do eterno...
(jornstjerne Bjornson / Salmo II)

No dia 13 de Agosto de 2003, às 13.30 minutos perdi uma filha.
Meti-me a caminho do Hospital para falar com a mãe.
Apavorava-me pensar no que ia acontecer a seguir.
A única coisa em que pensava agora era em ser pai da filha gémea que nasceu numa perturbação de felicidade que me violentava na medonha solidão de ver terminado esse momento ENORME daquele trágico dia de incêndios de Agosto.
A única maneira que encontrei para me libertar das trevas que me cobriram nesse dia.
Estive no Colcurinho. Estive a 1242 metros de altitude.
A partir deste local, pensei, disfruta-se talvez o melhor panorama de toda uma vida.
Margarida continua a memória de Daniela.

Em memória de Daniela a estirpe e alegria de viver vão continuar num outro nome, Margarida, sua irmã, de um tempo em honra do eterno e num novo ano. Libertar a alma, libertar as almas, libertar todas al almas.
Fez-me pensar ontem e hoje e amanhã e... sempre.
Espero e chego a consumir o meu tempo para me darem a possibilidade de conhecer as minhas filhas e delas poder agora e sempre falar.
Mariana e Margarida são a minha continuidade das horas anteriores.

Sem comentários: