segunda-feira, 20 de março de 2006

"Um dia na vida de um professor"

"São sete e um quarto da manhã, e toca o despertador nesta quinta-feira. Mais uma quinta-feira e as aulas a começar logo pelas oito e meia da manhã. Ontem foi um dia "lixado". Logo pela manhã fui chamado ao Conselho Executivo para tomar conhecimento que os alunos da minha direcção de turma voltaram a portar-se mal nos balneários, deixando-os completamente "imundos". Durante a tarde a professora de Fisico-Químicas queixou-se do comportamento deles na aula, chegando à sala de professores extremamente nervosa. Ah, falta acrescentar que a colega está grávida! Voltemos então a quinta-feira e a essa aula que promete logo pelas 8h30min. Adivinhem qual é a turma ? Pois é , é a minha direcção de turma! Mal toca, dirijo-me para a sala de aulas com cara de poucos amigos. A turma entra e mantém-se em silêncio! Já estão à espera do "raspanete"! Lá se foi mais uma vez parte da aula de matemática, e o exame já aí à porta."Não faz mal!", pensei com os meus botões, pelo menos vão portar-se bem durante uma boa temporada (Que ingenuidade!!). Finalmente pelas 9h30min começa a aula de matemática ( a conversa tida fica no segredo dos deuses ). Às dez horas termina a aula, sentindo que cumpri o meu dever de professor e de educador. O resto da manhã passou-se sem sobressaltos. Quando terminei o turno da manhã, pelas 13h30min, decidi almoçar "qualquer coisa" na sala de professores. Quando me preparava para começar o "manjar", chegou a professora de Língua Portuguesa, queixando-se que uma aluna (da minha direcção de turma) se tinha portado mal e que lhe tinha "confiscado" o telemóvel. NÃO ACREDITO ! NÃO É POSSÍVEL !Mais cinco minutos de "sermão" e lá vai a aluna almoçar impávida e serena. Graças a Deus, não houve nada a registar durante a tarde. Finalmente chegou a hora de regressar a casa, com mais umas histórias para contar à minha esposa."
É assim um dia na vida de um professor !

Sem comentários: