sábado, 18 de novembro de 2006

O Azeite

Num contexto de grande pobreza e frugalidade alimentar, o azeite assumia particular importância. Com ele se contava para "adubar o conduto" e acender as candeias e alentemas. A azeitona apanhava-se nos meses de Dezembro e Janeiro. Constituía um trabalho arriscado, pois muitas das oliveiras estavam em penhascos e vertentes abruptas. Além disso, como as árvores só rararmente eram podadas (toda a rama era pouca para dar azeitonas) tinham que ser utilizadas escadas de doze e treze banços (degraus), com todos os riscos acrescidos de queda.
Para apanhar a azeitona saía-se de casa pela madrugada, de escada ao ombro. As escadas eram arrumadas às oliveiras e as azeitonas apanhadas à mão, para dentro de um cesto. Depois, chegava a vez de serem escolhidas (separadas das folhas) para dentro de uma saca.
O regresso a casa fazia-se já de noite, com a saca cheia às costas, e nas mãos enregeladas.


No Lagar
Os lagares só começavam a andar quando a azeitona estivesse quase toda apanhada. Funcionavam, da mesma forma que os moinhos da farinha, com a água de rios e ribeiros, conduzida por levadas.
O lagareiro, com os seus ajudantes (normalmente familiares), trabalhava ininterrupta e arduamente, dia após dia, até ao fim da campanha. Cada munho de azeitonas levava cerca de seis horas a moer e algumas mais se passavam até chegar, enfim o momento de benzer o azeite novo:
"Deus te acrescente agora e sempre pelas almas do Purgatório".
Depois eram esperadas medições: uma parte (a poia) para o "pote ladrão" do lagareiro, dez para os donos da azeitona; e assim sucessivamente.A safra do ano era levada para casa em bilhas de folha ou em odres.


Azeite Novo
Uma vez em casa, o azeite novo era cuidadosamente guardado numa loja fresca, em potes (ou talhas) de barro preto ou em talhas de pedra.
Administrado com parcimónia e bom senso, ele chegaria, num bom ano, para todas as necessidades - adubar a comida, acender a candeia, pagar promessas e favores, alumiar os mortos, conservar os chouriços e os queijos...E como nada do pouco que havia se podia desperdiçar, o bagaço da azeitona era também trazido do lagar, para servir de estrume ou dar como alimento aos porcos.
Ciclo de azeite e ciclo de porco, criação de gado e agricultura, vida familiar e subsistência económica - tudo se cruzava, tudo estava intimamente ligado na vida quotidiana.

Dr. Paulo Ramalho, Tempos Difíceis - Tradição e Mudança na Serra do Açor

Sem comentários: