sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Enxame das Gemínidas

Os portugueses poderão apreciar sábado de madrugada uma das maiores chuvas de meteoros do ano na Europa, o Enxame das Gemínidas, fenómeno que decorre anualmente em Dezembro, disse esta sexta-feira à Lusa um especialista.

O presidente do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Agostinho, explicou que em Dezembro a Terra cruza a órbita do asteróide Faetonte e são os «detritos» largados por este os responsáveis pela «chuva de estrelas» que decorre anualmente entre 7 e 17 de Dezembro.

Melhor hora para apreciar fenómeno

A mesma fonte acrescentou que a melhor hora para apreciar este fenómeno em Portugal é às 2h20 de sábado, quando o radiante se encontra mais alto no céu, estando previsto que este espectáculo se prolongue até ao nascer do Sol.

De acordo com Rui Agostinho, o nome deste «enxame de meteoros» resulta de os traços das suas estrelas cadentes parecerem sair dum ponto da constelação de Gémeos (o radiante) e, em média, «poderão ser vistos 120 meteoros por hora».

«Este ano, na altura de maior actividade das Gemínidas, temos a Lua a nosso favor, pois vai encontrar-se a caminho do quarto crescente, favorável para observação. Só nos resta esperar boas condições meteorológicas», refere o site do Observatório.

Os técnicos do OAL aconselham os interessados a observarem o fenómeno num local escuro, fora das luzes dos centros populacionais, com um horizonte desimpedido.

Se o céu se apresentar límpido, os técnicos prometem uma visão de Marte (mesmo na constelação dos Gémeos) e das estrelas e constelações de Inverno «em todo o seu esplendor»: Aldebarã, Pleiades do Touro, Capela, Sirius, Procyon, os Gémeos Castor e Polux e Arcturus.

Sem comentários: