quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Dia Internacional da Mulher

8 DE MARÇO - Dia Internacional da Mulher

Origens e actualidade
Aconteceu em 1857, em Nova Iorque: enfrentando a repressão patronal, operárias têxteis fizeram greve por melhores salários, por condições de vida e de trabalho mais dignas, pela redução do horário de trabalho de 16h para 10h diárias. O seu exemplo de determinação e coragem correu mundo e estimulou a luta das mulheres pela conquista de direitos laborais, sociais, cívicos e políticos.

Em 1910, reunidas em Copenhaga, 100 mulheres de 17 países estabelecem um DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES. Um dia, a exemplo do 1º de Maio, para lutar pelas reivindicações laborais e para defender os direitos políticos das mulheres.

Em Março do ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de mulheres na Europa e nos Estados Unidos; em 1975, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

Nascido em tempo de grande agitação social, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER herdou, assim, uma tradição de protesto e de activismo político que, honrando as suas origens históricas, se actualiza em cada ano, por melhores condições de vida e de trabalho, pela igualdade, pelo progresso, pela justiça social.

151 ANOS DEPOIS A LUTA DAS TRABALHADORAS CONTINUA ACTUAL

Em Portugal, apesar da conquista de direitos fundamentais após o 25 de Abril de 1974 e de importantes progressos nas últimas décadas – maior participação das mulheres no mundo do trabalho e elevação crescente do seu nível de escolaridade -, persistem discriminações no acesso ao emprego, nos salários, na carreira profissional.

A par desta realidade e do aumento do custo de vida, do desemprego e da precariedade, do encerramento de urgências e maternidades, da ausência de equipamentos sociais acessíveis às famílias, da redução do valor das novas pensões de reforma, o actual Governo prepara-se, agora, para aprofundar as desigualdades e as injustiças sociais, por via da revisão gravosa da legislação laboral.

Sem comentários: