domingo, 27 de abril de 2008

«Eu cá é que não casava com um militar»

Capitães de Abril
Natércia Salgueiro Maia
Extracto de um artigo publicado pela revista Grande Reportagem no dia 24 de Abril de 2004, relatando a sua experiência de vida e como viveu o dia 25 de Abril de 1974.
[25-04-2004]

(…)Razão tinha a mãe, operária de Minde, conhecedoras das maleitas do coração, que não se cansou de a avisar:«Eu cá é que não casava com um militar». Em tempo de guerra, farda é alvo.

Porém, a fazer ouvidos moucos à razão não há como o amor, campeão com medalhas e louvores. Foi à primeira vista, o deles. Criada num colégio de freiras, em Torres Novas, Natércia nunca soube o que era bailar mascarada. No Carnaval, «época de pecado», as freiras benziam-se e punham trancas na porta: não havia quem pusesse o pé na rua.

Ia a casa um fim-de-semana por mês, e isso era uma lufada de liberdade. O avô, José da Silva, ferrador de ofício, autodidacta e «do contra» por paixão, era um revolucionário de espírito, sempre pronto a contrariar os ensinamentos das eternas noivas de Cristo.

Mas só quando foi estudar para Lisboa, com os livros da Faculdade de Ciências debaixo do braço, é que a rapariga percebeu que os males do País não se esgotavam nas mulheres de Minde, toda a vida a alombar na fábrica, a olear os rins em vénias aos patrões. Abriu os olhos.(…)

P.S. de João Manuel Querido
:
O Capitão Salgueiro Maia era visita assídua de Minde, recordo-me muito bem de me cruzar com ele, acompanhado pela esposa, quando, adolescente, ia a pé para a missa dominical.

Neste dia, fez trinta anos que um homem que aqui viveu realizou a viagem mais longa da sua vida, uma viagem que permitiu p.e. este Portal agora existir e eu estar aqui a escrever sem receio de ir passar a noite "fora de casa".

A LIBERDADE é o melhor bem que possuímos e só quando estamos privados dela é que lhe damos valor. Parafraseando Ermelinda Duarte: «uma criança dizia, dizia - quando fôr grande não vou combater - Como ela somos livres, somos livres de DIZER

Minde já tem uma rua com o seu nome, no Bairro das Saramagas, se não estou em erro.

Sem comentários: