sábado, 18 de outubro de 2008

Voltar à rua


O estado de espírito dos professores mudou muito de quinta para sexta. Graças aos blogs, sobretudo ao Umbigo , os professores deixaram-se de acusações mútuas e queixas contra os sindicatos e começaram a acreditar que será possível voltar à rua, em breve. Em Novembro. Os 500 comentários no Umbigo, num só dia, quase todos favoráveis à realização de uma marcha, em Lisboa, no dia 15/11, ajudaram os sindicatos a fazerem uma leitura mais positiva da realidade. A FENPROF foi a primeira a perceber que os professores decidiram aderir em massa à marcha do dia 15/11. Foi por isso que, ontem à tarde, Mário Nogueira, em conferência de imprensa, afirmou que os professores vão promover uma grande acção nacional de luta, em Novembro. A FNE, um pouco mais discreta, vai esperar pela reunião do dia 14/10 com a ministra da educação para tomar uma decisão. Não terá outro remédio senão aderir ao movimento de massas. Um movimento imparável porque os professores estão de 'saco cheio' e já não aguentam mais humilhações e desconsideração. Os sindicatos que ficarem de fora do movimento vão sofrer uma enorme sangria de filiados. Estou em crer que nenhum correrá esse risco.

O tempo sofreu uma aceleração considerável. O cronograma do movimento é este:

1. Dia 13/10 (segunda-feira): reunião da Plataforma Sindical. A FENPROF vai propor aos restantes sindicatos a aprovação de uma grande acção nacional de luta, em Novembro.

2. Dia 14/10 (terça-feira): reunião da FENPROF, da FNE e de outros sindicatos com a ministra da educação. Será feito um ultimato: ou a ministra aceita suspender o processo de avaliação de desempenho (razão invocada: imensas ilegalidades) ou os sindicatos denunciam o memorando de entendimento. É quase certo que a ministra manterá a postura habitual. Valter Lemos sairá a terreiro para acusar as organizações sindicais de deslealdade e incumprimento do memorando de entendimento. A guerra estala!

3. Dia 14/10 ao final da tarde: A FENPROF (provavelmente com os restantes sindicatos) dá uma conferência de imprensa a anunciar que vai convocar uma marcha de professores para Lisboa, no dia 15 de Novembro.


4. Dia 15/10 em diante: campanha de divulgação da marcha, preparação da logística, aluguer de autocarros, inscrições para deslocação e mobilização nas escolas.


5. Dia 15/11: Grande Marcha na Avenida da Liberdade. De luto e em silêncio. A Marcha do dia 15/11 será anunciada como a primeira de várias marchas nacionais a realizar durante o ano lectivo.

Sem comentários: