terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Consumidores "avarentos"

Consumidores “avarentos” usam a Internet para pesquisar os melhores negócios

O recente cenário económico está a mudar a forma como os consumidores compram, mesmo aqueles que podem já ser considerados de mais “avarentos”. Estes consumidores não deixaram de comprar, mas preferem poupar dinheiro e conseguir os melhores negócios, gastando algum tempo a pesquisar e a planear antecipadamente as suas compras.

Um estudo Experian Simmons comparou o consumidor médio com um “consumidor avarento” tendo por cenário a Wal-Mart, líder mundial da distribuição e o maior discounter norte-americano. A pesquisa concluiu que estes aumentaram substancialmente as suas compras nesta insígnia, tendo o maior crescimento acontecido na passada Primavera. Estes consumidores focados na poupança abandonaram a compra de bens não essenciais, focando-se na alimentação e produtos de primeira necessidade, cujo consumo cresceu 35 por cento. Usam a Internet para planear as suas compras, uma utilização que tem acrescido desde 2004, para saber mais informação sobre os produtos, comprar online e planear a visita às lojas.

Neste sentido, a recolha de informação online por parte dos “consumidores avarentos” cresceu 36 por cento desde há quatro anos, quase o dobro do que aconteceu no consumidor médio. Não só a Internet é usada para recolher informação e planear as compras, como também como canal para comprar, uma tendência que, desde 2004, aumentou dez por cento.

Por outro lado, o estudo verificou também que o uso de cupões, talões de desconto, promoções e todo o tipo de incentivos nos produtos tem crescido entre os “consumidores avarentos” (1,69%). Na medida em que cada vez mais pessoas estão a tentar poupar dinheiro e a restringir o seu consumo, a análise sugere que é cada mais importante para as empresas terem em conta estes comportamentos na hora de promover os seus produtos e serviços a um número potencialmente maior de consumidores direccionados para o preço e a poupança.

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