sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jardim do Hospital

Entretanto façamos uma pequena incursão no chamado Jardim do Hospital, agradável recanto de lazer, aqui ao lado, cujo acesso é feito por esta rua. Nasceu do aproveitamento do antigo jardim privativo do solar da Condessa (de que atrás falamos) que a Santa Casa, sua proprietária, franqueou à fruição futura dos moradores da vila, e dos seus visitantes, provavelmente aquando da inauguração oficial do Hospital, em 1886. Posteriormente, em 1924, o Jardim iria beneficiar de importantes melhorias, ao gosto de um conhecido paisagista do Porto, Jacinto de Matos, a fim de receber condignamente o busto da Condessa das Canas - obra do escultor conimbricense João Machado - que podemos ver ao centro. A inauguração deste busto coroou as cerimónias de uma grande manifestação pública que a Santa Casa promoveu, nesse ano, em honra da memória da grande benemérita de Arganil. O Jardim do Hospital é um recinto com excelentes condições para a realização de festejos ao ar livre - o que, de resto várias vezes tem acontecido ao longo da sua existência.

Sempre em domínios do antigo legado da Condessa, podemos ver daqui, na continuação do Jardim, o Parque Infantil Eng. António Silvestre Almeida Leitão. O Eng. António Leitão era um estimável arganilense, muito ligado a Vila Cova do Alva (pois era filho do dr. José Antunes Leitão, que fora "subdelegado de saúde" nesta vila e dali era natural). Faleceu em 1958, muito novo ainda, vítima de desastre de automóvel em que seguia com sua mãe, em condições particularmente trágicas para esta: assistiu à morte do filho por afogamento num açude do Ceira, onde o carro fora cair após se ter despistado, - sem lhe poder acudir! Querendo perpetuar a memória do filho, subsidiou a construção deste parque - a que a Santa Casa deu o nome do malogrado arganilense.

Ao Parque Infantil segue-se a Mata do Hospital - um parque de lazer que constitui uma verdadeira preciosidade do património cultural de Arganil.
Roteiro Cultural do Centro Histórico de Arganil

Sem comentários: