quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Rua Veiga Simões

Alberto da Veiga Simões, nasceu em Arganil, em 1888, falecendo, numa clínica, em França, onde então residia, em 1954; passou uma boa parte da existência fora do País, que a tanto era obrigado pela carreira diplomática que escolheu, depois de um período de intenso envolvimento na vida política nacional.

Nesta rua, começaremos por lembrar que no primeiro andar do primeiro prédio que se nos depara à esquerda nasceu, em 1911, Albano Nogueira, o qual, ainda estudante de Direito, em Coimbra, já se distinguia como homem de Letras, muito ligado ao "Grupo da Presença". Não obstante ter enveredado cedo pela vida diplomática - tendo chegado a embaixador -, nunca poria completamente de parte a actividade literária, domínio em que grangeou estatuto de crítico consagrado.

O actual aspecto da casa (propriedade do embaixador e seus sobrinhos) é resultado das sucessivas transformações que sofreu o antigo solar duma família de apelido Pimentel, solar que, (segundo Regina Anacleto) ainda existia no último quartel do século XIX. Foi adquirido por um antepassado dos actuais proprietários, que iniciou o processo dessas transformações, as quais acabariam por descaracterizar o aspecto do velho edifício.

Logo a seguir, ainda do lado esquerdo, temos o começo da antiga Rua do Cotovelo, hoje Rua de A Comarca de Arganil, na qual este conhecido periódico teve as primeiras instalações.

A historiadora Regina Anacleto nasceu no prédio que vem depois. Do outro lado, surge-nos, com o n.º 19, a casa onde viveu Guilherme Ferreira Rodrigues, que fez parte, como enfermeiro, da equipa chefiada pelo dr. Fernando Vale, que já referimos atrás. A população da vila ainda hoje recorda, com saudade, o homem bom e o enfermeiro competente e deligente que Guilherme Ferreira Rodrigues foi.

No extremo da rua, n.º1 e 3, fazendo esquina com a Rua Jornal de Arganil, podemos ver o edifício onde este outro semanário arganilense teve as suas primeiras instalações.
Roteiro Cultural do Centro Histórico de Arganil

1 comentário:

João Alves das Neves disse...

Gostaria de indicar o blog do professor João Alves das Neves sobre a autora Regina Anacleto e sua obra voltada a Região da Beira Serra. www.joaoalvesdasneves.blogspot.com/2009/09/beira-seera-homenagem-escritora-regina.html.

Atenciosamente,
Fabiola