segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Arqueologia industrial


Hoje visitei a antiga Mina de Vale da Carreira (Gatas), que faz parte da área mineira das Sarzedas e cujas concessões (Gatas, Barroca da Santa e Gualdins-Pomar) de exploração decorreram no intervalo dos anos 1916 e 1962. Do conjunto fazem parte oito minas: Gatas, Pesquisa, Barroca da Santa, Casalinho, Goula, Ficalho, Galdins e Pomar. Sobressai do conjunto a Mina de Vale da Carreira. Data de 1923 a sua descoberta, e o pico de produção situou-se nos anos 1936 a 1938.
Trabalharam na Mina de VC-G 101 operários (74 interior da Mina). As antigas instalações podem ainda observar-se de ambos os lados da estrada que liga as Sarzedas a Gatas. Do lado esquerdo ficava o centro administrativo, a residência dos proprietários (ligeiramente acima do restante conjunto), a central eléctrica e a "garagem" na qual existe um depósito de água ligado ao "Tanque", sobre a mesma. Esta era tapada com chapas e no seu interior existe uma mó (triturar o minério).
O escritório situava-se "encostado" à central eléctrica. No lado sul um armazém e uma arrecadação (apenas perceptível o chão) completavam as instalações.
No lado direito ficam as três galerias e um poço principal, Boca da Mina (50 metros na vertical), o malacate e a casa de electricidade que fornecia o interior da Mina, as escombreiras paralelas à estrada, ruínas de uma casa (paredes e chaminé). Pouco resta da lavaria e separadora. (Alguns vestígios das faixas de transporte e do tanque onde se separava o minério) na base das escombreiras com a povoação de Gatas mesmo ali em frente.








Sem comentários: