sábado, 29 de maio de 2010

Uma marca humana

Planeta Terra
O que escrevi na minha agenda naquela segunda-feira, 23 de Janeiro de 2006

Passada a Fonte, a Curva do Gelo, e o Alto do Cavalo (lugar mítico), encontramos a placa de Sobral 5 Km. A partir daqui o meu local de trabalho já se avista na brancura das suas paredes, numa paisagem que ESMAGA pela sua vastidão, cores, sons, cheiros...
Hoje é dia de passar por Vale de Mós. Num troço de excelente piso - feito em declive abrupto - com um vale muito bonito - onde - aqui e ali - pontua uma marca humana.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

quase maioria absoluta de PSD em sondagem

...resultados do Barómetro para a TSF e Diário Económico, que dão uma quase maioria absoluta ao PSD e deixam o PS a 16,3 pontos percentuais dos sociais-democratas.

A dura prova do tempo

Planeta Terra
O que escrevi na minha agenda naquela quarta-feira, 18 de Janeiro de 2006

Viagens na minha terra

Na Vila de Oleiros, pela direita em direcção a Álvaro, chegamos a Casal Novo. A Fábrica da Resina num amontoado de esquecimento e histórias passadas, deu pão a muitas famílias. Pela esquerda entramos no Mítico troço Casal-Madeirã.

Passada a Fonte, a Curva do Gelo, e o Alto do Cavalo (lugar mítico), encontramos a placa de Sobral 5 Km. A partir daqui os nomes são estes: Faval, Leiria de Cima, Leiria do Meio, Pessilgal, Roda de Baixo, Roda de Cima, Sabugal, Sobral de Baixo, Sobral de Cima e Casalinho... E pelos seguintes lugares: Póvoa de Minal, Mourelo, Ninho do Corvo, Val da Constância, Fundo do Val, Picorreia, Sobreirinho e Val da Carreira.

Em Oleiros, no Alto do Cavalo, ( lugar mítico) no horizonte próximo a povoação do Cavalo. Mais para além daquela curva Monte Fundeiro, terra muito marcada pelo drama do GRANDE incêndio de 2003.
E ainda, no troço Madeirã-Casal Novo e Alto da Cava-Casal Novo.
Vale de Mós, Mosteiro...


Em Oleiros, no Alto do Cavalo (lugar mítico) onde no passado ocorreu um crime hediondo.
A povoação do Cavalo, mais para baixo Monte Fundeiro marcada pela tragédia do GRANDE incêndio de 2003.
Escola pequenina e já sem alunos, junto da estrada principal.
Um pastor com o seu pequeno rebanho por ali andava num final de tarde soalheiro.
O caminho estreito levava a Vale Salgueiro onde ocorreu um DRAMA com a passagem do GRANDE incêndio de Agosto de 2003.
Habitantes deste lugar tiveram de refugiar-se dentro de um tanque de água para salvarem a sua pele. Entre eles estava uma cirança de...4 anos!

No espelho retrovisor do Carisma a descida para Azenha da Ribeira, a aldeia de Poeiros e um oásis no mapa dos incêndios: uma mancha de Pinheiros para o futuro queimar? Será? Do meu lado direito avisto lá para longe Alcains, Salgueiro do Campo e para o lado Sul, a grande urbe! Castelo Branco...
Agora é altura de enfrentar uma descida com declive de 20% em 700 metros! Prova para máquinas e condutores!!
Estamos na Azenha de Cima, terra de Xisto e muito bonita.
Para trás ficaram:
Lugares míticos.
Paisagens a perder de vista.
O mapa dos incêndios.
Cristas, Vales, Outeiros, Montes, Serras, Planaltos...
Lugares, sonhos, amores e a esperança de pessoas marcadas pelo tempo, pela dura prova do tempo.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A advogada de New York

Syberia
desafia o jogador a resolver enigmas na pessoa de Kate, advogada de New York em representação de uma companhia americana que quer comprar uma fábrica em Valadilene, França. O negócio com a proprietária de nome Anna Voralberg, oriunda de uma família rica, torna-se complicado. Kate descobre que Ann morreu. A venda da fábrica torna-se assim um problema. Ann deixa uma espécie de testamento onde indica o nome de um irmão, Hans Voralberg, agora o legítimo dono da fábrica.
Kate deve viajar a diversos lugares na busca de Hans com o propósito de negociar a venda da fábrica. Ela descobre que há muitas coisas na história da família que não se encaixam e não são bem o que parecem.

Syberia 2

Kate Walker está de volta. A ex-advogada continua a saga do universo criado pela história de Benoit Sokal. O autómato Oscar da primeira aventura leva Kate cada vez mais para o Norte...um mistério que regressa no frio gelado da paisagem...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alto do Cavalo

Planeta Terra
O que escrevi na minha agenda naquela terça-feira, 31 de Janeiro de 2006

Alto do Cavalo (lugar mítico), ainda com um manto de neve nos seus 900 metros. As obras do parque eólico, essas é que não param. Muitas são as máquinas e os homens em delicadas manobras. Um novo troço de estrada está a nascer por estas bandas. Está um dia muito bonito. A temperatura é agradável e a paisagem GRANDIOSA "esmaga" a alma humana, por mais "dura" que ela se mostre, nesta paisagem de ENORME - pelo horizonte que se estende a perder de vista. Para Sul, Para a Beira Serra, para a Beira Litoral, para a Estrela, Açor e Lousã, mesmo "aqui" ao pé de mim.
A Fonte, a Curva do Gelo e o Alto do Cavalo (lugar mítico) onde no passado ocorreu um crime hediondo, lugares visitados pela água gelada que se desprendeu das nuvens. Aqui foi possível ver os seus cristais pequeníssimos e hexagonais. Agruparam-se e chegaram à superfície terrestre sob a forma de flocos de neve.

domingo, 23 de maio de 2010

Arrepiante

¿se puede extraer belleza de una imagen tan siniestra? Las fotografías de la cogida tienen algo de danza de la muerte. Y de eso el arte está lleno. Si superamos el repudio inicial, podremos concentrarnos en esa especie de baile macabro en el que el toro muestra su poderío físico y el torero parece un pelele a merced del animal.

sábado, 22 de maio de 2010

Oriana Fallaci, documento inédito

«L’ufficio deve essere aperto puntualissimamente alle 9 del mattino». Comincia così il documento inedito di Oriana Fallaci pubblicato in esclusiva da Panorama nel numero in edicola che qui si può leggere in versione integrale.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Era uma vez...

LEIAM !!
ISTO AINDA VAI ACABAR POR PROVOCAR UMA REVOLUÇÃO E O PIOR É QUE EM VEZ DE SER UM 25 DE ABRIL ATÉ PODE SER UM 28 DE MAIO.

Mais uma golpada - Jorge Viegas Vasconcelos despediu-se da ERSE

É uma golpada com muita classe, e os golpistas somos nós....

Era uma vez um senhor chamado Jorge Viegas Vasconcelos, que era presidente de uma coisa chamada ERSE, ou seja, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, organismo que praticamente ninguém conhece e, dos que conhecem, poucos devem saber para o que serve.

Mas o que sabemos é que o senhor Vasconcelos pediu a demissão do seu cargo porque, segundo consta, queria que os aumentos da electricidade ainda fossem maiores. Ora, quando alguém se demite do seu emprego, fá-lo por sua conta e risco, não lhe sendo devidos, pela entidade empregadora, quaisquer reparos, subsídios ou outros quaisquer benefícios.

Porém, com o senhor Vasconcelos não foi assim. Na verdade, ele vai para casa com 12 mil euros por mês - ou seja, 2.400 contos - durante o máximo de dois anos, até encontrar um novo emprego.

Aqui, quem me ouve ou lê pergunta, ligeiramente confuso ou perplexo: «Mas você não disse que o senhor Vasconcelos se despediu?».

E eu respondo: «Pois disse. Ele demitiu-se, isto é, despediu-se por vontade própria!».

E você volta a questionar-me: «Então, porque fica o homem a receber os tais 2.400contos por mês, durante dois anos? Qual é, neste país, o trabalhador que se despede e fica a receber seja o que for?».

Se fizermos esta pergunta ao ministério da Economia, ele responderá, como já respondeu, que «o regime aplicado aos membros do conselho de administração da ERSE foi aprovado pela própria ERSE». E que, «de acordo com artigo 28 dos Estatutos da ERSE, os membros do conselho de administração estão sujeitos ao estatuto do gestor público em tudo o que não resultar desses estatutos».

Ou seja: sempre que os estatutos da ERSE forem mais vantajosos para os seus gestores, o estatuto de gestor público não se aplica.

Dizendo ainda melhor: o senhor Vasconcelos (que era presidente da ERSE desde a sua fundação) e os seus amigos do conselho de administração, apesar de terem o estatuto de gestores públicos, criaram um esquema ainda mais vantajoso para si próprios, como seja, por exemplo, ficarem com um ordenado milionário quando resolverem demitir-se dos seus cargos. Com a bênção avalizadora, é claro, dos nossos excelsos governantes.

Trata-se, obviamente, de um escândalo, de uma imoralidade sem limites, de uma afronta a milhões de portugueses que sobrevivem com ordenados baixíssimos e subsídios de desemprego miseráveis. Trata-se, em suma, de um desenfreado, e abusivo desavergonhado abocanhar do erário público. Mas, voltemos à nossa história.

O senhor Vasconcelos recebia 18 mil euros mensais, mais subsídio de férias, subsídio de Natal e ajudas de custo. 18 mil euros seriam mais de 3.600 contos, ou seja, mais de 120 contos por dia, sem incluir os subsídios de férias e Natal e ajudas de custo.

Aqui, uma pergunta se impõe: Afinal, o que é - e para que serve - a ERSE? A missão da ERSE consiste em fazer cumprir as disposições legislativas para o sector energético.

E pergunta você, que não é burro: «Mas para fazer cumprir a lei não bastam os governos, os tribunais, a polícia, etc.?». Parece que não.

A coisa funciona assim: após receber uma reclamação, a ERSE intervém através da mediação e da tentativa de conciliação das partes envolvidas. Antes, o consumidor tem de reclamar junto do prestador de serviço.

Ou seja, a ERSE não serve para nada. Ou serve apenas para gastar somas astronómicas com os seus administradores. Aliás, antes da questão dos aumentos da electricidade, quem é que sabia que existia uma coisa chamada ERSE? Até quando o povo português, cumprindo o seu papel de pachorrento bovino, aguentará tão pesada canga? E tão descarado gozo? Politicas à parte estou em crer que perante esta e outras, só falta mesmo manifestarmos a nossa total indignação.
JÁ AGORA FAÇAM LÁ O FAVORZINHO DE REENVIAR PARA A V/ LISTA DE AMIGOS,
PELO MENOS SEMPRE SE FICA A SABER O QUE SE PASSA NO NOSSO PAÍS.


recebido por electrónic mail ou mais simplesmente e-mail

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O viajante CG

Los datos muestran otra realidad: un 80 por ciento de los neozelandeses viven en núcleos urbanos, más de un millón de ellos en Auckland que es la principal ciudad, aunque no su capital, que es Wellington. Lo que encontramos al viajar por el país es un alto nivel de vida, y sobre todo, una excelente 'calidad de vida', sin problemas sociales graves, con una democracia parlamentaria consolidada, y sin conflictos raciales con los maorís.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Patagonia, el exilio dorado de Hitler

El periodista argentino Abel Basti mantiene desde hace tiempo una teoría un poco sorpendente: Adolf Hitler no murió el 30 de abril de 1945 en su búnker de Berlín sino que consiguió escapar a España y de ahí pasó a Argentina, donde vivió plácidamente durante años en el sur del país, concretamente en la Patagonia, en la ciudad de Bariloche.

terça-feira, 18 de maio de 2010

"o país pobre, bonito e honrado"

O país, esse, era atrasado, analfabeto, sem infra-estruturas. Um retrato de Portugal de 1907 à encruzilhada - a guerra colonial, o fim do Império

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Edurne Pasaban

El equipo de la alpinista Edurne Pasaban ha hollado la cumbre del Shisha Pangma (8.027 metros) la pasada madrugada y se ha convertido en la segunda mujer en lograr ascender los 14 'ochomiles' del mundo, después de que consiguiera ese reto, no sin polémica, la coreana Miss Oh.

Pasaban corona su último 'ochomil'

sábado, 15 de maio de 2010

As melhores ilusões de óptica

En el siguiente vídeo puedes ver bolas de colores a las que parece no afectarle la fuerza de la gravedad. ¿Cómo es posible? No es posible, se trata de un engaño a la vista...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A professora

Uma professora de 25 anos do concelho de Mirandela é a protagonista de uma produção ousada para a revista Playboy, em que contracena nua com outra mulher, uma situação relevada hoje pela imprensa nacional e que está a gerar muita polémica no concelho transmontano.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pasaban inicia el ataque final al Shisha Pangma

La meteorología manda en la planificación de la montañera vasca, la mujer que puede convertirse el lunes en la segunda que consigue coronar todas las cimas (14) de más de 8.000 metros del planeta. El pasado 27 de abril la coreana Oh Eun-Sun se le adelantaba al hollar la cumbre del Annapurna. Vítor Baia, el meteorólogo de la expedición de Pasaban, ha fijado el próximo lunes como el "día de cumbre perfecto, con 20 kilómetros por hora de viento en la cima".

sábado, 8 de maio de 2010

Lenda viva

Reinhold Messner, alpinista del Tirol meridional, coronó en 1978 el Everest sin oxígeno adicional. En 1980 volvió para hacerlo, esta vez en solitario. Esta leyenda del alpinismo lamenta la situación actual de deterioro que vive la montaña.

"Que Disneyland compre el Everest"

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Adolescente em fúria

"Aquário" ("Fish Tank") é um filme sobre uma adolescente à beira da marginalidade. Aos 15 anos, Mia (Katie Jarvis) foi expulsa da escola, vive com uma mãe negligente que está prestes a conseguir livrar-se dela, metendo-a numa instituição.

"Aquário" ("Fish Tank")

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mille Miglia

As Mille Miglia foram uma corrida de endurance que teve lugar em Itália entre 1927 e 1957, com interrupção durante a Segunda Guerra Mundial.
FOTOGALERIA: As míticas Mille Miglia

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"El zoco" de Marrakech

En la medina de Marrakech no existe la línea recta. Todas las calles son curvas, se ramifican en callejones que a veces no tienen salida.

el zoco de Marrakech

terça-feira, 4 de maio de 2010

Na ressaca do Annapurna

Al respecto de la actuación de la coreana Eun-Sun, a la que públicamente pidió "disculpas si la ofendí, que seguramente sí" cuando trataba de que pusiese a su disposición alguno de los "siete sherpas que tenía, de los que tres o cuatro eran de reserva y estaban en el campo 3", (Aqui)

O viajante CG

España no aparece en la categoría de Destino Cultural. Tampoco hay ninguna ciudad ni destino español en las categorías Destinos Emergentes, Ciudades para la Aventura o Ciudades para Relajarse.
20minutos.es

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lugares em perigo

El fondo Mundial para los Monumentos hizo publico los lugares donde se requiere ayuda urgente para garantizar su preservación. Vota por aquellos que lo necesitan con mas urgencia.


93 Monumentos Del Mundo En Peligro

domingo, 2 de maio de 2010

Buda de la Felicidad

El Buda Feliz también es conocido como Buda de la Felicidad. La leyenda dice que nada haría a éste Buda más feliz que ver que los problemas de las personas se transforman en felicidad. Se recomienda ponerlos dentro de casa, debido a que se cree que la imagen del Buda Feliz atrae prosperidad y abundancia de bienes y de riqueza ilimitados.

Dia da Mãe

Life Has Its Moments...Make Them Unforgettable.
Adoro-te Mãe!

sábado, 1 de maio de 2010

Acerca dos valores na alta Montanha

En declaraciones a Radio Vitoria, Alberto Zerain ha querido remarcar que "en la montaña, son los compañeros los que velan los unos por los otros y no los sherpas de otras expediciones", recordando así que existen ciertos códigos sagrados que hablan de compromiso, solidaridad y trabajo en equipo que no deben perderse de vista delegando en el trabajo de los porteadores de altura. "Pero claro, hoy en día en las expediciones a los ochomiles no van equipos de amigos sino tipos que se unen para compartir gastos e infraestructura, luego en realidad cada uno va por libre", observa Zerain.

Muchos alpinistas de élite critican a Oiarzabal por sus quejas contra el grupo de Oh en el rescate fallido de Calafat

O viajante CG

Amo los desiertos, quizá porque es en ellos donde valoras como en ningún otro lugar del mundo la importancia de la vida, de una flor, del canto de un pájaro. Por eso vivo en un desierto, Fuerteventura, y admiro nuestros otros desiertos españoles, Tabernas, Monegros, Bardenas Reales.