quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Piódão

No vale profundo entre as serras do Açor e de Barreiros...


/...Subindo pela escarpa abrupta em forma de anfiteatro, humildemente entalhada na paisagem que a envolve, a aldeia do Piódão mantém ainda o traçado antigo e irregular, tão característico das aldeias medievais.
A sensação de harmonia e integração no meio é de tal forma intensa, que tudo parece ter sido concebido de uma só vez, numa genial composição urbanística.
Ruas estreitas e sinuosas abrem-se aqui e além em recantos diversificados. Solta-se a vista do chão de xisto, quando do fundo se ouvem as águas da ribeira do Piódão, entrecruzadas pelo chilrear cristalino da passarada.
No chão, nas paredes das casas, e nas lousas que lhes servem de cobertura, o xisto impera por toda a aldeia, pontilhada pelo azul forte das portas e dos frisos das janelas. A unidade da cor é explicada como consequência do isolamento a que o Piódão esteve sujeito: a loja do Piódão só vendia tinta de uma cor, tal era a inacessibilidade do lugar.
As casas descem de socalco em socalco ao sabor do monte, para se alargarem então na vasta praça que constitui o centro, a sala de visitas do Piódão, onde se ergue, orgulhosamente imaculada, a pequena Igreja Matriz./...
(Paisagem Protegida da Serra do Açor, PPSA)
Fotos de Portugal

Sem comentários: