sábado, 14 de janeiro de 2006

Em Oleiros, no troço mítico do Alto do cavalo...

Dossier 4 - PRN 2000
Prioridade para o IP2
Autarcas do distrito de Castelo Branco

A conclusão rápida do IP2, do IC8 e do IP6 foram algumas das prioridades definidas pelos autarcas do distrito de Castelo Branco, durante a reunião, realizada recentemente na Covilhã, para debater o ante-projecto de revisão do Plano Rodoviário Nacional e na qual estiveram presentes nove dos 11 presidentes de câmara do distrito.

Na estratégia comum a defender junto do Governo de Guterres, são definidos dois blocos de prioridades. O primeiro reivindica a conclusão rápida do IP2, nomeadamente os troços Soalheira-Variante da Covilhã e a Variante da Covilhã ligação ao IP5. Ainda neste bloco, os autarcas consideraram prioritário, numa segunda fase, a conclusão do IC8 de ligação de Figueira da Foz a Castelo Branco, bem como do IP6 na ligação ao IP2, ou seja, das proximidades de Abrantes até ao IP2.

No segundo bloco, é considerado prioritária a conclusão do IC31-IP2-Monfortinho e do IC6-Covilhã-Pedras Lavradas. A nível da Rede nacional, todas as prioridades incluídas no documento de análise são consideradas prioritárias bem como o fecho das malhas rodoviárias. O mesmo acontece com a ligação dos acessos às várias sedes de concelho. No documento, que foi distribuído aos grupos parlamentares e à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), os autarcas detectaram em toda a rede viária da Beira Interior, e em particular no distrito de Castelo Branco, algumas falhas. É que, argumentam, existem algumas indefinições quanto ao futuro de algumas estradas. Falta saber se vão ou não ser desclassificadas ou incluídas na rede nacional.

Nos concelhos da Covilhã e Fundão, a falha existe em relação ao cruzamento de Alcaria-Capinha, EN 343-Paúl-Fundão e todos os restantes troços da EN18 que vão ser desclassificados, logo que seja implementado o IP2.

No concelho de Belmonte, é apontada a EN345-Nós do IP2 e cruzamento Vale Prazeres-S.Miguel Acha-EN18/EN233.

Na Sertã, notam-se está em causa o troço Ferreira do Zêzere-Sertã e Pedrógão Pequeno-Madeirã, bem como no troço Maxial da Estrada-Alto da Cava-238.1.

No concelho de Vila Velha de Ródão, foram detectadas falhas no cruzamento Várzea Preta-Perais-Monforte.

Em Oleiros, no troço Madeirã-Casal Novo e ainda Alto da Cava-Casal Novo. Em Castelo Branco, falhas na estrada que liga Louriçal do Campo-S.Vicente da Beira-V.V.Ródão.

Em Penamacor, é reivindicada a passagem para Estrada Nacional, a Municipal que liga Penamacor à fronteira espanhola Valverde del Fresno.

Terras da Beira

Sem comentários: