domingo, 19 de fevereiro de 2006

Cultura e tradições

"Desde sempre que os Cambenses gostam de dar o seu “pézinho de dança” e cantar as quadras tradicionais em divertidas desgarradas. É fácil ouvir os mais velhos recordar, os bailaricos que se faziam á luz da vela ou do gasómetro, ao som de uma simples “gaita de beiços”.

O Harmónio, a Concertina, o Acordeon, os Ferrinhos e a Guitarra, são instrumentos que se ouviam e alguns deles ainda se ouvem, nos bailes e festas em Camba.

Danças como o “Vira” de 4 ou de 6 ou “Vira Roubado”, são danças que só os mais velhos sabem dançar, o “Fado Mandado ou de Roda” continua a ser o ponto mais alto do arraial, onde todos participam, até para demonstrar os dotes vocais e musicais dos Cambenses.

A música, sempre esteve ligada ao intimo desta aldeia. São exemplos de um passado recente, a “gaita de beiços” do Zé da Silva, e o “Conjunto Pais e Filhos”, que agrupava mais de 10 elementos, cantando e tocando os mais variados instrumentos, sob comando do saudoso Manuel Gonçalves.

O “Conjunto Pais e Filhos”, tinha a sua principal actuação na “Volta ás Adegas” que se realizava durante as festas em Camba. Este evento, constava de uma volta pela aldeia com visita a todas as adegas, onde só se parava de tocar á porta de cada adega, quando alguem de casa aparecia para matar a sede aos músicos e acompanhantes, não podendo faltar uma lasca de presunto ou chouriço e broa.

No inicio dos anos 80 este agrupamento passou a chamar-se “Os Gasómetros” em homenagem a todos os que trabalharam nos túneis e nas Minas da Panasqueira. Deste, realssa-se a concertina do Ti Luis da Barragem e a sua bela voz, e a guitarra e voz do falecido José Gonçalves e outros, que animavam as tardes e noites na nossa aldeia.

Em simultâneo, a malta mais nova iniciava-se na música, formando em Lisboa um conjunto chamado”Aykdoy”, utilizando já outro tipo de aparelhagem e música mais moderna. Actualmente o conjunto foi remodelado chamando-se “Eclipse Musical”, tendo já várias actuações na região e por todo o país.

Uma tradição que se perdeu em Camba, devido ao abandono das terras, foram as “Debulhas”do milho, que representava uma ocasião de reunião entre todas as pessoas da aldeia para se entreajudarem naquela tarefa, servido de tempo de convívio e troca de ideias.

Po altura do dia de Todos os Santos, realizam-se os “Magustos” á moda de Camba. As castanhas são assadas na rua principal da aldeia, no chão, com caruma de pinho e mechidas com o bardoiro do forno, tudo bem regado com bom vinho.

A “Matança do Porco”, continua ainda a ser uma actividade de cooperação entre os Cambenses. Todos ajudam todos, nesta tarefa de Inverno, onde o dito animal é morto pelo sangrador mais experiente, em cima de um banco e depois chamuscado com carquejas ou, mais modernamente, com maçarico. Após a raspagem com lages e a lavagem, o bicho é pendurado na trave da loja, com a ajuda de um “cambão”ou “chambaril”. O desmanchador, ao fim da tarde vem então partir a carne para as diversas utilizações e as mulheres lavam as tripas para o enchido, assim como, é nesta altura que surgem os primeiros petiscos, como os torresmos, o sangue na frigideira, febras na brasa e outras iguarias tipicas.

As actividades desportivas têm já raizes no seio dos Cambenses, principalmente na comunidade radicada em Lisboa. Assim, foi fundado em 1975, o Grupo Desportivo de Camba, que reuniu os jovens ligados a Camba e muitos associados, que formaram uma equipa de futebol que participou em diversas competições, de que se destaca um segundo lugar e uma vitória no torneio da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra em futebol de 11, e uma participação no Campeonato Distrital de Lisboa da 1ª Divisão de futebol de 5, onde defrontou equipas de destaque como o Sporting, Belenenses e outras.

Para além da actividade desportiva o Grupo Desportivo de Camba, construiu o Ringue Polidesportivo em Camba, angariando os fundos necessários junto dos associados e amigos.

Em 1988 ,o Grupo Desportivo cessou a sua actividade, sendo então substituido por uma Secção Desportiva, Recreativa e Cultural, na Comissão de Melhoramentos, continuando assim a actividade desportiva com a participação em diversos torneios em Lisboa e em Camba, organizando ainda provas desportivas durante as festas de Agosto.

Durante o ano realizam-se diversas actividades recreativas, nomeadamente; Festa de Fim de Ano, Almoço de Aniversário, Festa de Carnaval, Excursão e Almoço pela Páscoa, Excursões e Passeios, Festa e Almoço de Convívio em Camba, Matança do Porco e Magusto, etc.

Em Camba, a Casa de Convívio e sede da Comissão de Melhoramentos, está equipada com uma mesa de snooker, uma de ténis de mesa e matraquilhos, para além de diversos jogos de mesa, tão do agrado dos mais idosos e não só.


Presentemente, o desporto é uma actividade que se realiza todos os domingos, com treinos em Vale de Milhaços-Corroios e jogos de futebol no nosso Ringue Polidesportivo em Camba. Durante os meses de Verão e fins de semana festivos, efectuamos jogos no Pavilhão Municipal de Pampilhosa da Serra.

O Ringue Polidesportivo, sofreu recentemente alguns melhoramentos. Foi colocada uma vedação e foi reparado e pintado o pavimento. Está prevista a construção de balneários e algumas bancadas, assim como um Parque Infantil.

Tem sido tradição á alguns anos, a realização de um Pic-Nic na Barragem do Alto Ceira, organizado pelo auto-denominado Grupo de Amigos da Barragem, que reune a juventude de Camba e não só, num dia de confraternização, onde disfrutando das excelentes condições naturais do local, se passa um dia de Agosto, em sã confraternização. A Feijoada á moda da Camba, as Febras e a Entremeada na Brasa, são as ementas mais cumuns. Durante a tarde, joga-se ao Fito para auxiliar a digestão."

Comissão Associativa de Melhoramentos de CAMBA

Sem comentários: