sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Determinante ou essencial

Aumento, descentralização e rejuvenescimento de sócios

A criação de um novo cartão de sócio relançou o Benfica no número e no perfil dos seus sócios. O universo benfiquista não pára de aumentar e ganhou uma nova dinâmica, com o rejuvenescimento dos filiados e a sua descentralização para fora da Grande Lisboa. O Porto, por exemplo, ganhou mais de 4000 mil novos sócios... encarnados

"O Benfica ganhou 51.157 novos sócios desde Abril de 2005, somando actualmente 146.300 associados - número que o coloca no segundo lugar da lista dos clubes com maior número de sócios do Mundo, atrás do Manchester United, que conta com 150 mil sócios. Os dados foram divulgados anteontem pelos responsáveis encarnados, na apresentação das contas do Benfica, e reflectem o impacto que o lançamento do novo cartão de sócio, lançado em Junho do ano passado, teve, até esta altura, no universo benfiquista.
Na temporada passada, as receitas provenientes do pagamento das quotas representaram 12 por cento do proveitos totais do clube, tendo sido a segunda maior fonte de financiamento a seguir à publicidade e aos patrocínios, com 15 por cento. Para este aumento contribuiu naturalmente o aumento do número de sócios, mas também a introdução do pagamento por débito em conta, que garante automaticamente a entrada das receitas da quotização e diminui a quantidade de associados com quotas por pagar.
Desde Junho do ano passado, altura em que foi lançado o novo cartão de sócio - que, na sua nova versão, possibilita uma série de descontos na aquisição dos mais diversos serviços e produtos - e até Dezembro, foram vendidos 62.404 Kit Novo Sócio, apesar de esse número não corresponder efectivamente ao aumento no número de sócios, uma vez que 15 mil desses compradores ainda não devolveram o formulário.
Mais sócios no Porto
Os dados fornecidos pelos responsáveis encarnados permitem analisar mais pormenorizadamente a realidade do actual universo benfiquista, nomeadamente a distribuição geográfica dos sócios, a sua faixa etária ou sexo. A concentração de associados no distrito de Lisboa continua a ser uma realidade, mas tem tendência para diminuir. Senão analise-se: em Abril do ano passado, mais de metade dos filiados no clube, mais concretamente 55,3 por cento, encontravam-se em Lisboa. Os números de Dezembro indicam, no entanto, um decréscimo na capital para 48, 4 por cento, ao passo que a região do Porto aumentou a sua percentagem de sócios do Benfica. A cidade Invicta ganhou mais 4138 sócios em relação ao que tinha, representando 5,8 por cento do bolo total, a seguir a Setúbal, com 11,4 por cento. Aumentaram também o número de associados do emblema da águia em Coimbra, Aveiro, Braga, Faro, Santarém e no estrangeiro.
O futebol é cada vez mais apreciado pelo sexo feminino, mas a tradição ainda se reflecte de forma significativa nos números: 83 por cento dos sócios do Benfica são homens, contra apenas 17 por cento de mulheres. Em relação a idades, mais de metade (56 por cento) dos associados encarnados têm menos de 34 anos - o maior crescimento de sócios registou-se precisamente na faixa etária entre os 25 e os 34 anos - e 23 por cento tem menos de 18 anos, o que faz do Benfica um clube jovem, com amplas perspectivas em termos futuros."

Ana Proença

Sem comentários: