segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Zacor e Ozecaro

Toponímica:
Conhecido pelos nomes de Zacor e Ozecaro, pelos latinos, o nome Zêzere, dizem, vem da planta Zenzereiro que tem um aspecto forte e resistente e floresce só nesta região junto ao Rio.

Árvore grande e copada, os Zenzereiros têm folhas muito verdes, cujas flores são brancas e exalam um aroma agradável que inunda o espaço em seu redor. O mais antigo e corpulento encontra-se junto ao Muro da Quinta pertencente à família Rendoças Granados em Pedrogão Pequeno.
Geografia:
Afluente da margem direita do Tejo, nasce na Serra da Estrela ao pé de Cântaro Magro, entre Manteigas e a Covilhã a cerca de 1900 m de altitude e desagua no Rio Tejo a oeste de Constância 200 Km depois.

Serve de linha divisória entre o Distrito Administrativo de Castelo Branco, e os Distritos de Coimbra, Leiria e Tomar.

A sua importância é considerável, pois trata-se de uma corrente volumosa, tendo a influencia de afluentes como o Nabão, o Meimoa, e o Cabril, de grande longitude, que circula em pleno coração do país, onde a pluviosidade se mostra elevada.

Nas suas margens, emergiram ao longo dos séculos diversos centros populacionais que desfrutam da sua preciosa contribuição, seja na pesca, na agricultura ou na industria.

Em todo o seu percurso, o Zêzere tanto apresenta frequentes desníveis com ressaltos ou rápidos e uma corrente veloz que as precipitações alimentam onde o leito é estreito com pequenos desfiladeiros e gargantas rasgadas por entre os granitos dos contra-fortes dos Montes Hermínios, como a inclinação esmorece o vale e aproveita os terrenos pré – Câmbricos para se alargar um pouco, o que lhe confere um aspecto de Rio de Planície.

Acima de tudo o Zêzere, serpenteia a paisagem e interliga povoados proporcionando rara beleza e riqueza cultural. Além disso oferece momentos de lazer e de descanso.

Prova disso são os interessantes recursos turísticos que foram surgindo, também, através da exploração hidroeléctrica, pois os grandes desníveis aliados ao volume da água, representam notável riqueza aproveitada em Barragens, o caso de Bouçã, Cabril, Castelo de Bode, entre outras.

As Albufeiras de Cabril e de Castelo de Bode são as que apresentam melhores condições para a prática de Actividades Recreativas náuticas, seja Vela, Remo, Windsurf, Mota de Água, Esqui Aquático, Pesca desportiva entre tantos outros.

O facto de haver Recursos Naturais disponíveis suscita o investimento em todas as actividades relacionadas com o Turismo e com isso começam a surgir, bons acessos, sejam terrestres sejam ao plano d’água, mais infra-estruturas hoteleiras, recreativas e de restauração.

Criando assim um conjunto de equipamentos básicos de onde retira o maior partido dos recursos naturais em causa.
Locais a Visitar:
S. Pedro de Castro e Dornes, são fantásticos Miradouros sobre o Zêzere e com Monumentos que tornam a visita indispensável.

Pombeira, Rio Fundeiro, Bairrada e Bairradinha, são aldeias à beira Rio, de uma beleza inigualável que proporciona uma paz absoluta só quebrada pela brisa do lago, ou do barulho do vento que vem das Serras em redor.

Na antiga Aldeia da Castanheira, hoje submersa pela albufeira nasceu a praia fluvial da Castanheira ou Lago Azul que se tornou o mais apetecível lugar de veraneio no Zêzere.

O Açude da Ribeira da Laranjeira, é um outro local, mas mais resguardado para mergulhar e relaxar.

Ecos do Ribatejo

Sem comentários: