"A escola tem o dever de se adaptar aos novos tempos e às novas formas de comunicação e interacção com a comunidade educativa. Nesta perspectiva, o surgimento dos blogues na internet é uma ferramenta que pode ser explorada como um novo recurso pedagógico.Em primeiro lugar, os blogues permitem interacção entre o público anónimo e os administradores. Desta forma, qualquer conteúdo que se coloque e apresente na blogosfera está à disposição de todo o mundo para poder ser criticado, comentado e complementado com novas contribuições exteriores.Por outro lado, os blogues têm a capacidade de serem geridos por um grupo tão reduzido ou vasto quanto se queira. Desta forma, os alunos que se responsabilizem por gerir um blogue, com a supervisão e coordenação do professor, são responsáveis pelos conteúdos que colocam e são também desafiados a responder aos comentários ou críticas que venham dos leitores.Parece, portanto, que os blogues podem ter uma aplicação altamente pedagógica. Promovem o trabalho de grupo, a auto e heteroresponsabilização pelo trabalho, o espírito crítico e a capacidade de resposta a novas situações. Parece ainda que pode ser uma ferramenta potente para o trabalho de projecto e sobretudo para projectos interdisciplinares."
Sem comentários:
Enviar um comentário