quarta-feira, 22 de março de 2006

Tecnologia da Informação / Comunicação na Sala de Aula

"Ao refletir sobre alguns pontos básicos no uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem, ressalta-se inicialmente uma tendência: a prática educacional tecnicista. De acordo com o que diz KINCHELOE (1997), a formação do professor é hegemonicamente de cunho comportamentalista. Em conseqüência disto, há uma grande dificuldade em transpor este paradigma que reforça a compartimentalização do conhecimento e a preocupação com as técnicas, de tal maneira que não se vislumbram outras formas de atuações na educação que não sejam eminentemente tecnicistas. Em tal tipo de formação “os futuros professores aprendem a ser supervisionados nos cursos que os ensinam meticulosamente a escrever os objetivos comportamentais e planos de aulas num formato ‘correto’. (...) Os professores têm, como resultado, pouca ideia do que ensinar, como ensinar ou como avaliar os resultados.” pp 1 Continuando em sua argumentação, o autor salienta que tal atitude nos cursos de formação de professores leva a uma preocupação “que reduz o ato intelectual de ensinar a uma mera técnica. Os professores tornam-se seguidores de regras, leitores de livros-guias e são desencorajados a se engajarem em atos interpretativos.” Na seqüência de sua colocação, ele chama também a atenção para o individualismo que “é criado para colocar os futuros professores uns contra os outros numa competição por notas, elogios dos supervisores, recursos instrucionais e ideias, e, naturalmente, por posições nas escolas.” Esta atitude individualista “mascara os interesses comuns dos professores e obscurece a necessidade de uma ação coletiva dos professores na luta pela mudança educacional.” E mais ainda ele acrescenta: “os professores agirão como consumidores, não como produtores de conhecimentos. Como consumidores, as histórias de vida e experiências dos alunos dos cursos de formação de professores são irrelevantes.”
pp 20 PEDAGOGIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS ASPECTOS NA ESCOLHA DA METODOLOGIA Carlos Alves Rocha

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