quarta-feira, 5 de abril de 2006

A História da Catalunha

Gabriel de Cervelho cai em poder dos turcos
Depois da derrota sofrida pelos turcos na batalha de Lepanto, quiseram vingar-se sitiando Sinau Baja, praça de Tunez, conseguindo entrar no quarto assalto com numerosas perdas. O catalão Gabriel de Cervelho, somente com 80 homens em meio a um monte de cadávares, lutando desesperadamente, foi preso e levado à presença do Baja, o qual não podendo conter a raiva pela perda de 20 mil turcos na luta, esbofetou-o covardemente. Gabriel morreu aprisionado em Constantinopla, injustamente esquecido.

Derrota da Esquadra Invencível
Pelo ano 1586, o rei Felipe II construiu uma esquadra formidável, não sabendo-se a verdadeira finalidade dessa determinação. Pouco depois sairia de Portugal mais de 100 naves, todas com artilharia, a caminho da Inglaterra. Mas chegando ao Canal da Mancha, foram surpreendidos por uma tempestade, e as naves chocaram-se umas com as outras, afundando a maior parte. Atacadas as restantes pela esquadra inglesa, foram facilmente vencidas, pois seus tripulantes estavam esgotados pela luta contra os elementos. Assim desapareceu a Esquadra Invencível.

O pendão de Santa Eulália
Voltando as cortes, um conselheiro tinha ido para queixar-se das maleficências do vice-rei, mas não o deixaram passar a Tortosa. Dado aviso a Barcelona daquele fato, tiraram o pendão da cidade, colocando esta em pé-de-guerra. Isso fez desistir o vice-rei do seu orgulho. O pendão da cidade era muito venerado pelos barceloneses. A bandeira saia enrolada e conduzida por 4 conselheiros e colocada em uma janela da casa da cidade, dando-lhe guarda de honra as agremiações, com suas bandeiras.

Pedro Rocaguinarda
Eram numerosos os bandos de ladrões que havia na Catalunha, fomentados quase sempre pelos partidos políticos. Essa foi a causa da formação de bandos antagônicos conhecidos por Nierros e Cadells, representativo do primeiro o elemento campesino, e o segundo, da nobreza, tendo em uma e outra banda, verdadeiros ladrões de profissão. No ano 1611 foi indultado o cabeça dos Nierros, Pedro Rocaguinarda, com a condição que passasse ao exército de Flandes
Seguir

Sem comentários: