sábado, 1 de abril de 2006

Internet, Chat, Blogues, E-mail

"Actualmente é vulgar os mais jovens falarem de, Internet, Chat, Blogues, E-mail e outros neologismos ligados ao mundo do ciberespaço. Terá vantagens, um educador usar uma sala de Chat com os seus alunos? Parece-me claramente que pode ser vantajoso, pois estas salas permitem o debate de determinado tema sem qualquer tipo de preconceito. É evidente que estes debates também podem ser realizados na sala de aula mas todos sabemos que perante a presença “física” dos colegas da turma e do professor alguns alunos sentem-se constrangidos para colocarem as suas dúvidas e incertezas. Nas salas de Chat tal constrangimento pode ser eliminado o que representa uma grande vantagem. É de salientar também, que nestas salas “explora-se uma nova linguagem, formada por abreviações, símbolos, onomatopeias e recursos gráficos, surgindo assim um meio para o desenvolvimento da amizade, troca de informação e consequentemente aprendizagem” ( Daniela Haetinger e Max Gunther Haetinger). Aqui o papel do professor transforma-se e este passa a ser mediador das interacções e da aprendizagem fomentando a cooperação e colaboração entre os alunos. O E-mail pode também ser uma ferramenta útil no processo de ensino aprendizagem, nomeadamente no esclarecimento de dúvidas, por exemplo, mas parece-me que pode ter um papel extremamente importante “na relação” Escola - Família pois facilita e torna muito mais rápida a comunicação entre estes dois agentes tantas vezes afastados um do outro. Em relação aos blogues, parece-me uma forma extraordinária de valorizar os trabalhos dos nossos alunos, pois nestes espaços é possível ser simultaneamente “autor, editor e comentador” é possível aqui fomentar a interdisciplinaridade. Em jeito de conclusão, penso que estes recursos são motivadores, enriquecedores e funcionais para que o processo de ensino – aprendizagem se desenvolva cada vez mais com sucesso, vou sem sombra de dúvida passar a usa-los na minha actividade de docente."
António Gonçalves

Sem comentários: