quinta-feira, 29 de junho de 2006

As Curvas da Estrada de Santos

"Primeiro eram precárias trilhas abertas pelos índios, ligando o litoral santista ao planalto paulistano. Depois, vieram as estradas de ferro, necessariamente mais retas, mas ainda acompanhando o traçado geográfico. Mesmo a Via Anchieta, com vários túneis, mereceu do rei da música brasileira, Roberto Carlos, a canção "As curvas da estrada de Santos", cujo titulo é auto-explicativo. As técnicas de engenharia do final do século XX já permitiram construir estradas mais retas, com grandes pontes atravessando os abismos e, no início do século XXI, a ampliação do sistema rodoviário inclui os maiores túneis (em extensão) do Brasil.

Esta série conta agora em detalhe os quatro séculos e meio de evolução das formas de transpor o desnível de pouco mais de 700 metros entre Santos e São Paulo, formado pela Serra do Mar - ligação que inicialmente era multimodal, pois demandava o transporte por canoas desde Santos/São Vicente até o Porto Geral de Cubatão, próximo à Serra do Mar prosseguindo-se por terra montanha acima (só em 1827 foi terminado o aterro ligando Santos a Cubatão): Jornal eletrônico Novo Milénio


Anúncio na revista Eu Sei Tudo nº 478, de março de 1957

Sem comentários: