segunda-feira, 14 de agosto de 2006

A Casa da Moita

Região
TURISMO DE ALDEIA EM PAMPILHOSA DA SERRA NA ALDEIA DE FAJÃO, A “CASA DA MOITA
Quem entra em Fajão depara-se com uma casa reconstruída, que prima por uma arquitectura ligeiramente diferente do habitual. A leveza da sua fachada onde predomina vidro e madeira em tom de castanho, o bom gosto nas portadas, e o cuidado na arrumação do espaço circundante, chamam a atenção aos mais distraídos.
Mas afinal porque falamos de uma casa, bonita como tantas outras em Fajão? Estamos a falar na casa de turismo de aldeia, “Casa da Moita”. Segundo os seus proprietários, a casa destina-se a acolher famílias que apreciem a tranquilidade das Serras da Pampilhosa, mas não querem abdicar do conforto de uma residência dos nossos dias.
Ainda segundo os seus autores, a ideia de recuperar o "Barracão da Moita" e a sua transformação na bonita "Casa da Moita", com o total aproveitamento das características próprias de "casa de campo" para turismo de aldeia teve em vista proporcionar uns dias de descanso a quem pode e necessita descarregar o "stress" acumulado na vivência citadina. Limpar as vias respiratórias, desfrutar do ambiente puro, da calma e tranquilidade serrana, e apreciar os traços peculiares das gentes das Serras da Pampilhosa. Tudo isto é possível em Fajão na “Casa da Moita”, e ainda apreciar um cabrito no forno que é de bradar ao “Céu”.
A Casa da Moita reflecte o tipo de construção centenária tradicional da região. Tendo-se recorrido ao xisto, e à madeira de castanheiro. Foi completamente reconstruída em 2004, e todo o seu equipamento reflecte harmonia capaz de garantirem um alto padrão de conforto. Nem uma bonita lareira falta na sala, que é equipada com todo o conforto, onde parte das parede são de rocha nua devidamente cuidada.
Com mais esta valência, e analisando na perspectiva do desenvolvimento turístico da região, pensamos ser mais um passo importante para aumentar as oportunidades de os operadores turísticos, resolverem indagar onde ficam afinal as Serras da Pampilhosa.
O turismo familiar de aldeia é neste momento uma actividade a levar em linha de conta, não só pelo baixo preço que pratica, mas fundamentalmente pelas ricas vivência que proporciona. Cada vez mais nos cansa o quotidiano nas grandes cidades, sendo o turismo de aldeia a forma mais equilibrada de recarregar baterias, sem que para isso se tenha que abandonar Portugal. Afinal em Pampilhosa da Serra também há turismo, que de forma sustentada pode um dia a vir a ser de altíssima qualidade, pois os primeiros passos estão em projectos como a “Casa da Moita”.
Por: Luís Gonçalves

Sem comentários: