terça-feira, 1 de agosto de 2006

"mais uma aldeia global"


QUANDO McLuhan se referiu a "aldeia global" para explicar um novo conceito nos meios de co­municação social, passando o Homem a saber o que se passa no mundo de forma quase imediata, estaria longe de imaginar que essa sua ideia seria levada tão à letra.
O surgimento recente de mui­tos blogs nas aldeias do interior, tem proporcionado a muitos, es­pecialmente emigrantes, de man­terem um contacto mais directo, sabendo as novas da aldeia que os viu partir. São cada vez mais aqueles que anonimamente se de­dicam à sua criação, como é o caso de "Asno", conhecido bloguista, responsável pela criação de muitos blogs em aldeias do In­terior, como em Ourondo, Paul, Sobral de São Miguel e de Casegas. Este último em www.casegas.blogspot.com, no qual dedica mais do seu tempo. Diz que o fez para alterar consciências e provo­car espaços de discussão. O "Casegas vai nua", blog da sua res­ponsabilidade, é de leitura fácil, que procura dar a conhecer a al­deia, através de fotos e textos, não deixando de fazer uma certa crítica, como que chamadas de atenção, sobre o muito que se passa na sua aldeia. Para aqueles que não conhecem Casegas, en­contram aqui uma boa montra. Muitos dos outros blogs por si criados, estão agora entregues a diversos administradores, nor­malmente residentes ou somente naturais dessas aldeias, por si contactados, sendo-lhes assim entregue a gestão dos mesmos.
Um dos melhores blogs, dos mais correctos e simples na sua forma, é o www.sobraldesaomiguel.blogspot.com, que valoriza o que de mais belo tem esta aldeia, com muitas fotografias, textos e algumas ideias originais, como o­ concurso on-line das misses lá da terra, não esquecendo ainda o vo­cábulo que dá a conhecer a pro­núncia muito própria desta aldeia bem serrana, entre muitas outras curiosidades que justificam uma vista de olhos a este blog já mui­to visitado. "Famel", uma das responsáveis pelo blog, diz este "procura informar aqueles que estão longe, sobre as actividades que aqui se realizam, permitindo assim um contacto mais próximo com esses emigrantes. Para aqueles que não conhecem Sobral de São Miguel, permite-lhes conhecer as suas tradições, a etnografia e o potencial turístico e arqueológico existente"(...).


Miguel Geraldes - in Jornal do Fundão de 20 de Julho 2006, pp 9

Sem comentários: