domingo, 20 de maio de 2007

Cidadão contra-ataca!

É bom começarmos mesmo a atacar.
Leiam estas estas três preciosas dicas sobre como lidar com as
agressões de telemarketing, que constituem para todos nós uma praga quase diária.

1ª - Um método que realmente funciona:

Ao receber uma chamada de telemarketing a oferecer um produto ou um
serviço, diga apenas, com toda a cortesia:
"Por favor, aguarde um momento...".
Dito isto, deixe o telefone sobre a mesa e vá fazer outras tarefas
(em vez de simplesmente desligar o telefone de imediato).
Isso vai fazer com que cada chamada de telemarketing para o seu
telefone tenha uma duração longuíssima, ultrapassando em muito os limites
impostos ao indivíduo que lhe ligou.
De vez em quando, verifique se o sujeitinho ou menina ainda está em
linha. Reponha o telefone na posição de repouso apenas quando tiver a
certeza de que desligaram. Não tenha dúvida de que esta é uma lição de
custo elevado para os intrusos.

2ª - Já alguma vez lhe sucedeu atender o telefone e parecer que
não há ninguém do outro lado?

Em caso afirmativo, fique a saber que esta é uma técnica de
telemarketing executada por um sistema computorizado, o qual estabelece a
ligação e regista a hora em que a pessoa atendeu o telefone. Esta técnica é
utilizada por alguns serviços de marketing para determinar a melhor hora do
dia em que uma pessoa dos serviços poderá ligar-lhe, evitando assim que o
"precioso" tempo de ligação deles venha a ser desperdiçado, se
não encontrar ninguém em casa.
Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue. Ao
invés, pressione imediatamente a tecla "#" do aparelho, seis ou sete vezes
seguidas e em sequência rápida. Normalmente, este procedimento
confunde o computador que discou o seu número, obrigando-o registar o seu
número como inválido, eliminando-o assim da base de dados.

3ª - Publicidade inserida nas contas recebidas pelo correio

Todos os meses recebemos publicidade indesejada inserida nas contas
de telefone, luz, água, cartões de crédito, etc. Muitas vezes essa
propaganda vem acompanhada de um envelope-resposta, que "não precisa selar; o
selo será pago por..."
Insira nesses envelopes pré-pagos a publicidade recebida e
coloque-a no correio, endereçada de volta o a essas companhias. Caso queira
preservar a sua privacidade, antes de inserir a publicidade no envelope remova
todo e qualquer item que possa identificá-lo.
Este é um método que funciona excelentemente para ofertas de
cartões, empréstimos, e outro material não solicitado. Portanto, não atire
fora esses envelopes pré-pagos! Ao devolvê-los com a propaganda
recebida, está a fazer com que as referidas empresas paguem duas vezes pela
publicidade enviada. Se quiser acrescentar um requinte de malvadez, aproveite
para inserir anúncios da pizzaria do seu bairro, da lavandaria, da
florista, do canalizador, do oculista, da costureira, do talho, do dentista, da
tabacaria, do barbeiro, do fabricante de marquises de alumínio, da
peixaria, do serralheiro, ou de qualquer outra actividade comercial
local do mesmo género, que esteja mais à mão.

Há já várias pessoas -- eu, por exemplo -- a usarem estes
métodos de devolver o lixo publicitário. Está na altura de mandarmos o nosso
recado às empresas.

É preciso, no entanto, que se atinja um número expressivo de
pessoas a aplicar estas técnicas eficazes de protesto. Talvez não seja má
ideia...

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