terça-feira, 7 de agosto de 2007

O cabo das tormentas

Passei boa parte da tarde de hoje entre o design e a tradição artesanal de tentar descobrir o erro (os erros) do template do Sem Ordem que começou cedo, e tornou-se intenso de cada vez que por tentativas fazia as correcções necessárias e o resultado frequentemente uma coisa muito básica. O HTML teimava em fazer-me a cabeça em água.
Desisti! Resolvi avançar para um novo estilo. E porque não? Pessoalmente gosto desta "Start-Box" mais arrumada.


HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação HiperTexto, uma linguagem simples composta de marcações de formatação e diagramação de hipertexto/hipermídia (informações em texto, imagens, sons e ações ligadas umas às outras de uma forma complexa e não-sequencial através de chaves relacionadas).
É a linguagem da WWW (World Wide Web), justamente por essa capacidade de formatação e diagramação de hipertexto/hipermídia. Atualmente existem muitas outras linguagens utilizadas concorrentemente com o HTML (Java, ActiveX, etc...) mas a base da WWW ainda é , de longe, o HTML, que é interpretada por todos os navegadores (browsers) disponíveis (Netscape, Internet Explorer, Mosaic, etc...).
O documento em HTML é um arquivo texto comum (ASCII) que pode ser escrito através de qualquer editor de textos comum (Edit, E , Norton Editor, Notepad, ...) e tem a terminação .htm ou .html .
Como é uma linguagem interpretada, a partir do momento em que se salvou o arquivo HTML o mesmo já pode ser aberto por qualquer navegador...

Sem comentários: