Vila de Pampilhosa comemora 700 anos
Várias iniciativas ao longo de 2008 irão celebrar os 700 anos da elevação, por D. Dinis, desta localidade a vila
O ANO de 2008 vai ser especial para o município da Pampilhosa da Serra, com as comemorações dos 700 anos passados sobre a data em que D. Dinis elevou esta localidade a vila. Neste ano serão muitos os eventos que a Câmara irá calendarizar para evocar a importante data e que serão conhecidos em breve. A autarquia explica que “as comemorações dos 700 anos elege sete temas do poder local: a história, a cultura, o social, a promoção, o desporto, o empreendorismo e o Ciclo Mise en Scéne, a partir dos quais se vai desenrolar um vastíssimo leque de actividades que constituirão, no seu todo, o programa desta grande efeméride”. Assim, “os 366 dias do ano 2008 abarcarão um conjunto de iniciativas que consituirão o programa oficial destas comemorações”.
Novo programa da Ludoteca
A Ludocteca/Biblioteca “Pampilho” assume-se, também, nesta vila como o espaço lúdico-pedagógico de referência, sendo que está já apresentado o seu programa para este novo ano. Tendo como alvo os cerca de 110 alunos do 1.º Ciclo do concelho, o tema “Diferentes, Iguais... Somos todos excepcionais!” vai ser o mote para a dinamização de várias actividades, como a de um jogo de apresentação, referenciando em cada um dos alunos características específicas mostrando que a diferença é algo de comum a todos; o visionamento de um filme temático sobre os direitos das crianças; a realização de um trabalho de grupo intitulado “Moldura das Diferenças”; a apresentação de uma história que trata a chegada de crianças de diferentes países à escola; um workshop de língua gestual e por fim um concurso entre todas as crianças, onde poderão colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo das itinerâncias de forma lúdica e interactiva.
A par da dinamização das itinerâncias, a ludoteca irá continuar a colaborar de forma activa nas actividades de componente de apoio à família do Jardim-de-Infância da rede pública, integrada nas medidas para o desenvolvimento do programa de expansão e desenvolvimento de educação pré-escolar. Esta componente visa especificamente a satisfação das necessidades dos encarregados de educação, em função dos seus condicionalismos socio-profissionais, nomeadamente através do prolongamento de horário desta componente às crianças que frequentam o jardim-de-infância da rede pública e que têm várias actividades como ginástica, natação, narração de histórias, visionamento de filmes e realização de trabalhos.
Secção Regional "Jornal do Fundão" online - edição: 10/1/2008
Sem comentários:
Enviar um comentário