domingo, 30 de novembro de 2008

PROFS: PORQUÊ GREVE A 3 DE DEZEMBRO - LEIAM PARA SABEREM DEFENDER OS VOSSOS DIREITOS!


PROFS: PORQUÊ GREVE A 3 DE DEZEMBRO - LEIAM PARA SABEREM DEFENDER OS VOSSOS DIREITOS!!

Colegas,
Face à hipótese de muitos de nós se sentirem tentados a desmobilizar, quer por motivações financeiras, quer por sentirem que o ME está a fazer alterações com impacto real, novas alterações, o ME:

1. não cria condições mais favoráveis de horário para os avaliadores, pois o eventual pagamento de algumas horas extraordinárias não alivia a sua sobrecarga de trabalho;

2. prevê a aplicação do SIADAP 2 aos presidentes dos órgãos de gestão, o que iria contrariar o Decreto Regulamentar 2/2008, não sendo aplicável num momento em que o mandato já se encontra em recta final (não permitindo os procedimentos iniciais previstos) e apenas constituirá uma forma de pressão e ameaça sobre os professores que presidem aos conselhos executivos. Os Sindicatos recorrerão aos Tribunais se esta disposição se mantiver;

3. cria um regime de excepção para este ano. Contudo, segundo palavras da própria Ministra, aplicar-se-á na íntegra, apenas com alguns ajustes, já a partir do próximo.
Até este momento, não houve qualquer recuo ou cedência significativa do M.E., mas apenas a tentativa de garantir a aplicação de um modelo de avaliação que os professores rejeitam e as escolas suspendem.

Os Sindicatos de Professores assumirão, sexta-feira, nas reuniões com o ME, as posições daqueles que representam:

- Suspensão do actual modelo de avaliação! (pressuposto prévio de verificação obrigatória).
- Negociação de uma alternativa formativa de qualidade, cientificamente capaz e pedagogicamente adequada.
Os Sindicatos admitem uma solução transitória para o ano em curso que evite o vazio legislativo e/ou um acto meramente administrativo.

Nesta matéria não há espaço para soluções intermédias, nem entendimentos que não passem pela suspensão imediata do actual modelo. É essa a vontade dos Professores e o compromisso dos Sindicatos.

Aquando da discussão do ECD que já antevia todo este cenário, os professores fecharam os olhos. A divisão da carreira também é culpa nossa, e quem continuar a achar que a mudança só depende dos outros, convença-se que 120.000 na rua provaram que não é assim!!!

NÃO DESMOBILIZEM AGORA!!! ASSUMAM QUE CHEGOU O MOMENTO DE DARMOS A VOLTA A ISTO!!

É AGORA OU NUNCA MAIS!!

Sem comentários: