Má Arte,
Na exposição "My Book" de Francisco Cardoso Lima é apresentado um conjunto de trabalhos (acrílico sobre tela) realizados entre 2002 e 2007. Aquilo que une este conjunto de obras é a presença de palavras/frases retiradas dos diversos fragmentos de diálogo encontrados ao longo de 5 anos na produção artística do autor.
Paralelamente à exposição, e no seguimento da importância da palavra na obra do artista, são também apresentados dois livros (edição de autor): "A Obra Sem Aura" e "O Artista Sem Génio".
Pela primeira vez é possível estabelecer uma leitura transversal de um aspecto significativo do percurso criativo de FCL. Trata-se de diálogos (ou monólogos) entre diferentes personagens que concorrem para a criação do universo pictórico do artista. Da série "Monstros", "Laura", "Doutor Holeman" ou "Artista", os escritos sobre tela relevam a insistência e importância do uso da palavra como instrumento artístico e reforçam a coesão e coerência no discurso de FCL.
Os livros "A Obra Sem Aura" e "O Artista Sem Génio" (também traduzidos para a língua inglesa) constituem outra estratégia para apresentar a palavra escrita.
Aquilo que sobressai destes dois objectos parece ser o apontar das atenções para a "Obra" e para o "Artista". FCL propõe duas provocações não respondidas pelo autor no texto dos livros, texto que de resto não existe. O conteúdo parece estar na ausência de texto e na possibilidade que fica em aberto para o espectador construir uma e outra narrativa.
A exposição "MY BOOK" de Francisco Cardoso Lima está patente de 6 de Dezembro a 3 de Janeiro na Má Arte, em Aveiro.
João Margalha
Estúdio: Rua Dr. Alberto Soares Machado nº 101 Aveiro, 3800-146 Aveiro, Portugal
Tel: +351 96 889 22 33
www.joaomargalha.com
Sem comentários:
Enviar um comentário