quinta-feira, 26 de março de 2009

"A Casa Misteriosa"

...E ainda o que levou o Reinaldo Ferreira, (Celebre Repórter X,) a ficcionar o seu romance (A Casa Misteriosa) com o pseudónimo de (Garibaldi Falcão,) este romance leva-nos aos anos 1885 muito antes do seu nascimento. Reinaldo do Ferreira, nasceu em Lisboa no dia 10 de Agosto de 1897 - arrepia os lisboetas com o crime, tão tenebroso quanto inexistente. Esta figura notável do jornalismo português, correspondente durante a segunda guerra mundial, conhecido pela sua criação, noticiou o funeral de Lenine sem sair de Paris. José Leitão Barros, tentou mesmo adaptar ao cinema com o título "O Homem dos Olhos Tortos".A Casa Misteriosa, Um romance de ficção que não deixa de afirmar estas paragens, Aquilo que o trouxe a Janeiro de Cima nunca o viajante pode comprovar. Com o mesmo nome o seu filho, também ele autor de muitos e belos poemas, tais como:

Menina dos olhos tristes.
Uma casa portuguesa.
Quem dorme à noite comigo.
Cavalo de várias cores.
Rosie.
Receita para fazer um herói.

A introdução dada pelo autor da (Casa Misteriosa) como diz: ─ no meio de um frondoso parque entre as povoações de Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo, no Inverno de 1885, embora um romance de pura ficção. Enaltece as Terras do Xisto./...

Diamantino Gonçalves - Terras do Xisto , "Apontamentos de Viajante"

1 comentário:

Perdinos - Janeiro de Cima disse...

Olá, sendo eu um Janeirense (de Cima)e ter ouvido muitas histórias sobre o livro mencionado, apraz-me dizer o seguinte: 1º Gostaria efectivamente de conhecer o livro, ou pelo menos a sua editora; depois confirmar se esse tal reporter X nãp foi um embuste, pois noutro blog onde entrei verifiquei que os bloguistas referinam-se a esse livro com uma tradução do autor Conan Doylle, será?