O Mercado mundial de telemóveis conheceu uma quebra inédita no quarto trimestre de 2008, de acordo com o estudo “IDC Worldwide Mobile Phone Tracker”. O quarto trimestre costuma ser um ponto alto no ciclo anual de vendas da indústria. No entanto, desta vez, os fabricantes venderam 289 milhões de unidades em todo o mundo, menos 12,6% do que no período homólogo. Assim, o ano de 2008 encerrou com um crescimento anual de 3,5% do mercado mundial de telemóveis, correspondendo a 1,18 biliões de unidades vendidas em todo o mundo.
“O quarto trimestre de 2008 correspondeu a uma tempestade perfeita de factores que afectaram o mercado e anularam o usual pico de vendas: enfraquecimento do consumo; divisas voláteis e diminuição do crédito disponível”, referiu Ramon Llamas, “Senior Research Analyst” da IDC. ” A nossa expectativa é de uma primeira metade de 2009 muito difícil, com os fabricantes e os distribuidores a tentar lidar com o excesso de stocks. Se estas circunstâncias se mantiverem, o mercado não irá recuperar antes do final deste ano, ou mesmo só em 2010”
No entanto, neste contexto, o segmento dos smartphones cresceu 22,5% em 2008, ultrapassando claramente os restantes segmentos. Em mercados maduros, como a América do Norte e EMEA, este segmento cresceu respectivamente 70,1% e 20,5%. Para Ryan Reith, Sénior Research Analyst da IDC, “Este segmento é único. Os índices de consumo de serviços de dados ultrapassam em muito os dos terminais normais. Com a multiplicação dos serviços e dos terminais neste segmento, a politica de subsidiação dos terminais pelos operadores e o investimento em novas aplicações, este segmento poderá ser a brilhante excepção num mercado em grandes dificuldades”.
Top Cinco Fabricantes Mundiais de Telefones Móveis – Quota de Mercado – 4º Trimestre 2008 (unidades)
Fabricante
1. Nokia - 39.1%
2. Samsung - 18.3%
3. LG - 8.9%
4. Sony Ericsson - 8.4%
5. Motorola - 6.6%
Outros - 18.7%
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, February 4, 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário