quarta-feira, 17 de junho de 2009

Na indústria da comunicação

O abismo entre os elevados ideais éticos e o exercício cotidiano do jornalismo – ou, como se costuma dizer, não sem alguma simplificação, o abismo entre teoria e prática – é a preocupação central de Caio Túlio Costa em seu mais recente livro, lançado em fins de março em São Paulo. "Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória", resultado de sua tese de doutorado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da USP, tem o mérito essencial de apontar a necessidade do questionamento da prática – e nisso se destaca da maioria das obras que tratam da ética jornalística, em geral limitadas a uma abordagem normativa. Mérito ainda maior se considerarmos a perspectiva de discutir os problemas radicalmente novos postos pela disseminação da tecnologia digital, que permite (em tese) a qualquer pessoa a veiculação de informações via internet e abala a posição clássica de controle tradicionalmente exercido pelo jornalismo em relação ao que deve (ou não) ser tornado público.
Ética, jornalismo e nova mídia

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