domingo, 12 de julho de 2009

Capela de Nossa Senhora das Necessidades

Esta capela encontra-se ligada a uma lenda, que se conta assim:

Certo dia, há muitos séculos, uns pastoritos de Vale de Maceira conduzidos por meia dúzia de ovelhas foram subindo até atingirem o cimo da serra. Lá, entre a terra e o Céu, apenas o vento cortante da Serra da Estrela era o seu companheiro. Lá no cimo, mais perto de Deus, os pastorinhos rezavam, até que uma voz, chamando-os, os interrompeu. Era Nossa Senhora que lhes ordenava que fossem à Aldeia dizer que era seu desejo que ali, naquele alto, se construísse uma capela em sua honra.


Porém, alguém se lembrou que lá no alto Nossa Senhora ficaria muito só, resolvendo então que a capela fosse edificada em Vale de Maceira.

No dia imediato àquele em que no altar foi posta a imagem de Nossa Senhora, esta desapareceu misteriosamente. Depois de muitas buscas foi encontrada no mesmo lugar onde tinha aparecido aos pastorinhos. Foi novamente para a capela, mas, no dia seguinte, estava mais uma vez no Seu alto predilecto. Pela segunda vez, foi posta na capela, mas pela terceira vez desapareceu! Sabendo já onde iriam encontrá-la, para lá se dirigiram.

Ao chegarem ao sítio onde hoje se encontra a capela de Santa Eufémia, verificaram com grande espanto que uma faixa preenchida por lindas plantas de cor roxa (poenea silvester), vulgarmente chamadas "cucas", se estendia até ao cimo do monte. Perante a maravilha a que os seus olhos assistiam, reconheceram a inutilidade dos seus esforços em querer que a imagem de Nossa Senhora ficasse em Vale de Maceira e resolveram construir uma nova capela, no local da sua aparição. Reza a lenda que Nossa Senhora havia chorado tanto, por não terem satisfeito o seu desejo, que cada lágrima Sua ao cair no chão, era transformada em flor rôxa marcando o caminho que seguiu na Sua subida para o alto do monte.
Município de Oliveirra do Hospital

Sem comentários: