sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Literatura 2009

Herta Müller nasceu na Roménia em 1953, numa região de minoria de língua alemã. Poeta, romancista e ensaista, a sua obra é marcada pelas duras condições de vida na Roménia sob o regime de Ceausescu.

O júri destacou a "densidade da poesia e a franqueza da prosa, que descreve a paisagem dos desapossados". Peter Englund salientou, durante a sessão de perguntas e respostas, o facto de Herta Müller ter uma história forte para contar. Segundo o representante da academia, a escritora ficou "radiante" com a notícia do prémio.

A última vez que um autor alemão foi distinguido com o Nobel foi em 1999, quando a academia premiou Gunter Grass.

Da autora estão publicados em português os romances O homem é um grande faisão sobre a Terra, edição da Cotovia, e A Terra das Ameixas Verdes, da Difel.

Müller estreou-se com a colectânea de contos Niederungen (1982), censurada na Roménia. Dois anos mais tarde publicou uma versão não-censurada deste livro na Alemanha e, no mesmo ano, Druckender Tango, na Roménia. Nestas duas obras, a autora descreve a vida numa pequena aldeia de língua alemã e a corrupção, intolerância e repressão que aí ocorrem. A imprensa nacional romena criticou muito estas obras, que a imprensa alemã acolheu de forma positiva. Por ter criticado publicamente a ditadura romena, Herta Müller foi proibida de publicar no país. Em 1987, emigrou do país juntamente com o marido, o também escritor Richard Wagner. Vive actualmente em Berlim. Tem mais de 20 obras publicadas e traduzidas em várias línguas.

Sem comentários: