Apesar   de ser apontada uma subida na confiança dos portugueses – apenas 59 por   cento dos inquiridos nacionais consideram que a economia está em recessão,   enquanto no ano passado, esta opinião recolheu 93 por cento das respostas   –, o Xmas Survey 2009 revela que cautela ainda prevalece na mente dos   consumidores.
Segundo avança em comunicado a Deloitte,   “os inquiridos assumem permanecerem prudentes nas suas despesas e estão   preocupados em manter o seu orçamento sob controlo” e “em   Portugal, o orçamento para a época festiva de final de ano desce 3,7 por   cento”. Na última época festiva do ano (incluindo presentes de Natal,   alimentação adicional e comemoração festiva) o estudo adianta que os   portugueses contam gastar, em média, 620 euros.
Livros, roupa e dinheiro vão liderar as   ofertas de Natal 
O   estudo aponta os livros, o vestuário e o dinheiro como o “top 3”   dos presentes mais desejados para este Natal, com 54%, 53% e 48% das   respostas respectivamente. Mas, se alargarmos a lista ao top 10, os   consumidores acima dos 12 anos revelam como quarta oferta favorita os   produtos de cosmética e perfumes, com 44%, a música/CD’s com 43%, as   viagens com 37%, e nas três posições finais os vouchers de orfeta, 27%, os   computadores portáteis, 25%, e os chocolates com 23%.
De acordo com o estudo, os livros surgem mesmo como o presente de Natal   favorito na maioria dos 17 países incluídos na análise. Já quando analisado   por sexo, a Deloitte avança que as mulheres apontam nas primeiras escolhas os   livros, a cosmética e o vestuário, enquanto os homens se revelam mais   interessados em dinheiro, livros e música. 
Fonte: Delloite
 
 
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