Apesar de ser apontada uma subida na confiança dos portugueses – apenas 59 por cento dos inquiridos nacionais consideram que a economia está em recessão, enquanto no ano passado, esta opinião recolheu 93 por cento das respostas –, o Xmas Survey 2009 revela que cautela ainda prevalece na mente dos consumidores.
Segundo avança em comunicado a Deloitte, “os inquiridos assumem permanecerem prudentes nas suas despesas e estão preocupados em manter o seu orçamento sob controlo” e “em Portugal, o orçamento para a época festiva de final de ano desce 3,7 por cento”. Na última época festiva do ano (incluindo presentes de Natal, alimentação adicional e comemoração festiva) o estudo adianta que os portugueses contam gastar, em média, 620 euros.
Livros, roupa e dinheiro vão liderar as ofertas de Natal
O estudo aponta os livros, o vestuário e o dinheiro como o “top 3” dos presentes mais desejados para este Natal, com 54%, 53% e 48% das respostas respectivamente. Mas, se alargarmos a lista ao top 10, os consumidores acima dos 12 anos revelam como quarta oferta favorita os produtos de cosmética e perfumes, com 44%, a música/CD’s com 43%, as viagens com 37%, e nas três posições finais os vouchers de orfeta, 27%, os computadores portáteis, 25%, e os chocolates com 23%.
De acordo com o estudo, os livros surgem mesmo como o presente de Natal favorito na maioria dos 17 países incluídos na análise. Já quando analisado por sexo, a Deloitte avança que as mulheres apontam nas primeiras escolhas os livros, a cosmética e o vestuário, enquanto os homens se revelam mais interessados em dinheiro, livros e música.
Fonte: Delloite
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