domingo, 31 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO em casa... INSTRUÇÃO na escola.

Especialistas reunidos em Espanha- Aumento da violência nas escolas
reflecte crise de autoridade familiar

Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência
defenderam hoje que
o aumento da violência escolar deve-se, em parte,
a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem
a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os
professores
.
Os participantes no encontro 'Família e Escola: um espaço de
convivência', dedicado a analisar a importância da família como agente
educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da
autoridade sobre os menores recaia nas escolas.
'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um
elemento fundamental para o seu crescimento
, disse o filósofo Fernando
Savater.
'As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que
muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa',
sublinhou.
Para Savater,
os pais continuam 'a não querer assumir qualquer
autoridade
', preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos
'seja alegre' e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador
quase exclusivamente para os professores.
No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel
disciplinador,
'são os próprios pais e mães que não exerceram essa
autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores,
confrontando-os
', acusa..
'O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de
protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a
harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar',
sublinha.
Há professores que são 'vítimas nas mãos dos alunos'.
Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que 'ao pagar uma
escola' deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para
a situação de muitos professores que estão 'psicologicamente
esgotados' e que se transformam 'em autênticas vítimas nas mãos dos
alunos'.
A liberdade, afirma, 'exige uma componente de disciplina' que obriga a
que
os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das
famílias e da sociedade
.
'A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara', afirma,
recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da
escola e a importância que é receber uma educação, 'uma oportunidade e
um privilégio'.
'Em algum momento das suas vidas, as crianças vão confrontar-se com a
disciplina', frisa Fernando Savater.
Em conversa com jornalistas, o filósofo explicou que
é essencial
perceber que as crianças não são hoje mais violentas ou mais
indisciplinadas do que antes; o problema é que 'têm menos respeito
pela autoridade dos mais velhos'
.
'Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de
ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo
. Isso
leva-os à rebeldia', afirmou.
Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas
em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que
'mais vale dar uma palmada, no momento certo' do que permitir as
situações que depois se criam
.
Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de
privilégios e o alargamento dos deveres.

"O Homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos.
Eles sabem o que precisam saber. Nós não"...

recebido por electrónic mail ou mais simplesmente e-mail

Sem comentários: