domingo, 21 de março de 2010

Dicionário

Semana de gírias e regionalismos – Resumo

16/03 – Piá

Piá é uma palavra originária do tupi-guarani e significa, na língua indígena, menino, índio jovem. No sul do Brasil, especialmente em Curitiba, é frequentemente usado como sinônimo de guri, garoto, moleque. O termo está presente na expressão “piá de prédio”, típica dos curitibanos e que é empregada pejorativamente para se referir a jovens que são criados em condomínios fechados e são mimados pelos pais.

17/03 – Vereda

Vereda é um substantivo feminino que designa um caminho estreito, um atalho. O vocábulo, porém, tem diferentes significados de acordo a região em que se insere (acepções 4, 5, 6 e 8). O termo ficou imortalizado no título da obra-prima de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas.
18/03 – Trem

Trem, substantivo masculino, tem origem no inglês train e é um meio de transporte composto por vagões, conforme a acepção 1 do Aulete. No entanto, o termo adquire um sentido diferente no vocabulário popular dos estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, onde é corresponde a “coisa”, “treco”. Ainda com esse sentido, pode ser um adjetivo, conforme a acepção 12.

19/03 – Cabra

Cabra, em sua primeira acepção (fêmea do bode), é um substantitvo feminino, assim como nas cinco primeiras acepções. Mas é como substantitvo masculino, na sexta acepção, que o termo se encaixa na “semana de regionalismos”. Em alguns estados do país, cabra, tem significado análogo ao de “capanga” – no Nordeste, espefificamente, “indivíduo, sujeito, cara”.

20/03 – Parceiro

Parceiro é uma gíria carioca muito usada por jovens, designando uma relação de amizade, companheirismo, camaradagem etc. Ao andar pela cidade do Rio de Janeiro, frequentemente ouvimos frases como “Fulano é meu parceiro”, ou “Parceiro, conte comigo!” – nesta última exercendo função sintática de vocativo.

___
www.aulete.com.br
www.twitter.com/aulete

Sem comentários: