segunda-feira, 2 de julho de 2012

"Mais uma vez não se pega o touro pelos cornos"

»Sinto que mais uma vez não se pega o touro pelos cornos?. É assim a modos que uma pega de ?cernelha?, porque quanto ao Pré-escolar e ao 1º Ciclo nada de fundamental.

Transição obrigatória no 1º ano? Sim, continua a palhaçada.
Planos de Recuperação, Planos de Acompanhamento? Sim, continua a palhaçada.
Apoio ao Estudo para todos? Sim, continua a palhaçada com os EE a dizer que sim, que sim, que sim? 27 horas letivas!
Sim que ao Apoio ao Estudo vão TODOS, que todos são filhos de gente!

PCT? Sim, continua a palhaçada da burocracia.
Mono docência coadjuvada, em expressões? Sim, continua a palhaçada?
Apoios? Sim, continua a palhaçada da burocracia da articulação e mais planificações e relatórios e relatórios e relatórios dos relatórios, etc?
Das AECs, do Apoio Educativo, da E. Especial, da coadjuvação, da articulação da atividade A com as restantes, da B com as restantes, das C com as restantes, da D com as restantes?.

O 1º Ciclo é assim como um Aterro Sanitário da Educação! Tudo lá vai  parar! Tudo quanto existe cai! É a própria gravidade pura!
Não há tempo para o essencial!
Ouviu bem Sr Ministro? Não há tempo!
É tudo Projeto: é o PNL, é o PAM, é o de E. Sexual, é o Ens. Ex. das  Ciências, é o de FC, é o de Área de Projeto, é o da CPCJ, é o do Centro de Saúde, é o da Biblioteca Municipal, é o da Câmara Municipal, é o da Proteção Civil, é o da articulação com o 2º Ciclo, é o da articulação com o 3º Ciclo, é o da articulação com o Secundário, é o da articulação com o Pré Escolar, é o da articulação com todos?
É O DA PQP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E depois, planifique lá, faça esquemas e mostre lá como se articula cada um com cada qual e cada um com as diferentes áreas curriculares
disciplinares e com as áreas curriculares não disciplinares, e com as AECs?
 E depois registe lá, também, os Contatos Informais: com EE, com colegas, com e com e com e com?

E depois, avalie lá o que planificou explanando toda a articulação: o que foi conseguido, o que não foi, o que fugiu à planificação, o que adaptou e porquê? o que introduziu e porquê?
E depois faça lá umas grelhas com os resultados alcançados, um relatório ?corrido? também, e já agora uns gráficos? e já agora mais do mesmo, mas comparativos, período a período, e já agora compare lá com os resultados do ano passado? PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E já agora passe lá uns Inquéritos e faça lá o tratamento dos dados? e o relatoriozinho corrido?
 E já agora, não se esqueça de fazer a avaliação de cada atividade do PAA, de outras que surjam e de cada projeto com os seus alunos, pois existem documentos para o efeito? folhas para fotocópias, tonner, etc
e tal é que não?

E já agora, Não se atrevam a dizer que não! Não falo de ouvir falar:
 - falo porque esta é a minha realidade!
 NÃO TENHO ESPAÇO, NÃO TENHO TEMPO PARA O ESSENCIAL. - Estou farta! GOSTAVA DE SER SÓ PROFESSORA!»
(SIC)

Sem comentários: