domingo, 28 de abril de 2013

Polígonos de 2 lados

–Vaya caras de susto que has puesto, Ven ?dijo Sal en tono de burla. –¿Yo? ¿Yo? –replicó el pequeño ?. No he tenido miedo en ningún momento.
 Mati, una profesora muy particular 

domingo, 21 de abril de 2013

"O futuro dos preliminares"

A Durex chama sua invenção de “o futuro das preliminares”, destinada a casais separados pela distância (geográfica, não emocional). AQUI

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Barcelona 1939-1945

El Archivo Fotográfico de Barcelona inaugura la exposición ‘Barcelona en posguerra, 1939-1945′, una muestra de imágenes de una de las épocas más oscuras de la capital catalana. Impulsada por el Archivo Municipal y la Fundación Carles Pi i Sunyer, la exposición recoge una serie de fotografías donde se muestra la vida cotidiana de la Barcelona de posguerra a través de los ojos de fotógrafos del Ayuntamiento como Pérez de Rozas.

La Barcelona más oscura: los años de posguerra

 Público.es

terça-feira, 16 de abril de 2013

Concurso Professores 2012/2013

FNE/SPZN reuniu com a DGAE

A FNE/SPZN reuniu hoje com a DGAE para a apresentação dos concursos 2013. Tratou-se duma reunião de cariz técnico tendo sido projetado um Powerpoint com explicitação do D.L. nº 132/2012 de 27 de junho, que a DGAE assumiu publicitar na sua página.

O concurso poderá abrir no próximo dia 22; estando esta data ainda sujeita a confirmação. O aviso de abertura poderá ser publicitado antes desta data.

Foram colocadas questões pertinentes para as quais a DGAE deu as seguintes respostas:

- Face aos problemas existentes na graduação profissional dos docentes da Educação Especial, foi esclarecido que a graduação que consta no E-Bio não será considerada válida pela DGAE. Serão dadas instruções às escolas, e constarão no aviso de abertura, de modo a que não haja critérios diferentes em resultado da publicação do despacho que alterou as regras para cálculo da graduação profissional deste grupo.

Colocamos a questão das inconveniências relativas a uma aplicação retroativa da lei que originaria alterações à graduação profissional já obtida por cada professor.

Em relação aos professores da Educação Especial das regiões autónomas, foi esclarecido que poderão concorrer aos grupos de Educação Especial neste próximo concurso. Foi levantada também a questão de quem pode concorrer na primeira prioridade, para que assim ficasse esclarecida a redação do artigo 10º.

A resposta foi a de que todos os professores que estão ou estiveram em escolas objeto de fusão e com ausência de componente letiva podem concorrer nesta prioridade. Não ficamos todavia com certezas muito claras, por isso pouco convencidos, com esta resposta.

Por isso, deixamos questões concretas, por escrito, a fim de obtermos respostas mais consistentes.

Conseguimos também saber que não terão que ir a DACL os professores que tenham, pelo menos seis horas letivas.

Entretanto reafirmamos o nosso apoio a todos os sócios que procurem os serviços do SPZN, durante o período de concursos, quer na sede, quer nas delegações regionais. Solicitamos também, para evitar aglomerados desnecessários e permitir eventuais correções, que não deixem as vossas candidaturas para os últimos dias do prazo que irá ser estabelecido.



Porto, 16 de abril de 2013
Departamento de Informação e Comunicação do SPZN

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A (In)Segurança Social

1.Até 1974 NÃO EXISTIA a SEGURANÇA SOCIAL mas a PREVIDÊNCIA SOCIAL;

2-Fiz parte da 1ª 2 2ª Comissões que em 1976/77 preparaou a Reforma da Previdência criando a Segurança Social, o Centro Nacional de Pensões, os Centros Regionais das Segurança Social integrando-se nees as caixas de Previdência;

3.A 2ª Comissão integrou, além de mim próprio, maria de Belém Roseira, Leonor Guimarães, Fernando Maia e Madalena Martins;

4.NÃO HOUVE qualquer nacionalização e as próprias Casas do Povo e o regime dos rurais só em 1980 foram integradas na Segurança Social;

5.O ESTADO não tinha que meter dinheiro na Segurança Social pois o seu funcionamento foi e é assegurado pelas contribuições das entidades empregadaroras e trabalhadores;

6.Outra coisa tem a ver com a CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES pois a mesma foi financiada exclusivamente pelas contribuições dos agentes do Estado a quem os funcionários confiaram mês a mês os seus descontos igualzinho aquilo que acontece coma conta poupança que vai capitalizando ao longo do seu período de vigência;

Muito gostava de saber o que é que o Governo e a Oposição têm a dizer sobre o que consta abaixo e sobre a real situação financeira da Segurança Social, se é que se atrevem...

Convém ler e reler para ficar a saber, pois isto é uma coisa que interessa a todos.....

Vale a pena ler, isto a ser verdade (parece que sim) agora sabemos porque não chega para todos....

A INSUSTENTABILIDADE DA SEGURANÇA SOCIAL

A Segurança Social "nasceu" da Fusão (Nacionalização) de praticamente todas as Caixas de Previdência existentes(do tempo da outra senhora), feita pelos Governos Comunistas e Socialistas, depois do 25 de Abril de 1974 a revolução dos cravos da tão cantada Vila Morena...

As Contribuições que entravam nessas Caixas eram, das Empresas Privadas (23,75%) e dos seus Empregados (11%).

O Estado nunca lá pôs 1 centavo.

Nacionalizando aquilo que aos Privados pertencia, o Estado apropriou-se do que não era seu, verdade?

Com o muito, mas muito dinheiro que lá existia, o Estado passou a ser "mãos largas"!

Começou por atribuir Pensões a todos os Não Contributivos (Domésticas, Agrícolas e Pescadores).

Ao longo do tempo foi distribuindo Subsídios para tudo e para todos.

Como se tal não bastasse, o 1º Governo de Guterres (1995/99) criou ainda outro subsídio (Rendimento Mínimo Garantido) em 1997, hoje chamado Rendimento Social de Inserção.

E tudo isto, apenas e só, à custa dos Fundos existentes nas ex-Caixas de Previdência dos Privados.

Os Governos não criaram Rubricas específicas nos Orçamentos de Estado, para contemplar estas necessidades.

Optaram isso sim, pelo "assalto" àqueles Fundos.

Cabe aqui recordar que os Governos do Prof. Salazar, também a esses Fundos várias vezes recorreram.

Só que de outra forma: pedia emprestado e sempre pagou. É a diferença entre o ditador e os democratas?

Em 1996/97 o 1º Governo Guterres nomeou uma Comissão, com vários especialistas, entre os quais os Profs.. Correia de Campos e Boaventura de Sousa Santos, que em 1998, publicam o "Livro Branco da Segurança Social".

Uma das conclusões, que para este efeito importa salientar, diz respeito ao Montante que o Estado já devia à Segurança Social, ex-Caixas de Previdência, dos Privados, pelos "saques" que foi fazendo desde 1975.

Pois, esse montante apurado até 31 de Dezembro de 1996 era já de 7.300 Milhões de Contos, na moeda de hoje, cerca de 36.500 Milhões de euros ?.

De 1996 até hoje, os Governos continuaram a "sacar" e a dar benesses, a quem nunca para lá tinha contribuído, e tudo à custa dos Privados.

Faltará criar agora outra Comissão para elaborar o "Livro NEGRO da Segurança Social", para, de entre outras rubricas, se apurar também o montante actualizado, depois dos "saques" que continuaram de 1997 até hoje.

Mais, desde 2005 o próprio Estado admite Funcionários que descontam 11% para a Segurança Social e não para a Caixa Geral de Aposentação e ADSE.

Então e o Estado desconta, como qualquer Empresa Privada 23,75% para a SS?

Claro que não!...

Outra questão se pode colocar ainda.

Se desde 2005, os Funcionários que o Estado admite, descontam para a Segurança Social, como e até quando irá sobreviver a CGA e a ADSE?

Há poucos meses, um conhecido Economista, estimou que tal valor, incluindo juros nunca pagos pelo Estado, rondaria os 70.000 Milhões?!

Ou seja, pouco menos, do que o Empréstimo da Troika!...

Ainda há dias falando com um Advogado amigo, em Lisboa, ele me dizia que isto vai parar ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Há já um grupo de Juristas a movimentar-se nesse sentido.

A síntese que fiz, é para que os mais Jovens, que estão já a ser os mais penalizados com o desemprego, fiquem a saber o que se fez e faz também dos seus descontos e o quanto irão ser também prejudicados, quando chegar a altura de se reformarem!...

Falta falar da Cx.G. Aposentações dos funcionários públicos, assaltada por políticos sem escrúpulos que dela mamam reformas chorudas sem terem descontado e sem que o estado tenha reposto os fundos do saque dos últimos 20 anos, já sem falar nos que compraram a sua reforma antecipada.

Quem pretender fazer um estudo mais técnico e completo, poderá recorrer ao Google e ao INE.

SEM COMENTÁRIOS...mas com muita revolta.....
RECEBI E CÁ ESTOU A REENVIAR !!!

Sabem que, na bancarrota do final do Século XIX que se seguiu ao ultimato Inglês de 1890, foram tomadas algumas medidas de redução das despesas que ainda não vi, nesta conjuntura, e que passo a citar:

A Casa Real reduziu as suas despesas em 20%; não vi a Presidência da República fazer algo de semelhante.

Os Deputados ficaram sem vencimentos e tinham apenas direito a utilizar gratuitamente os transportes públicos do Estado (na época comboios e navios); também não vi ainda nada de semelhante na actual conjuntura nem nas anteriores do Século XX.

SEM COMENTÁRIOS.

Aqui vai a razão pela qual os países do norte da Europa estão a ficar cansados de subsidiar os países do Sul.

Portugal um País pequeno com cerca de 12 milhões de habitantes tem a governar:

3 Governos (Um no continente e dois nas ilhas, Açores e Madeira);

333 deputados (continente e ilhas)

308 câmaras

4259 freguesias

1770 vereadores

30.000 carros

40.000(?) fundações e associações

500 assessores em Belém

1284 serviços e institutos públicos

Para a Assembleia da República Portuguesa ter um número de deputados "per capita" equivalentes à Alemanha, teria de reduzir o seu número em mais de 50%

O POVO PORTUGUÊS NÃO TEM CAPACIDADE PARA CRIAR RIQUEZA SUFICIENTE, PARA ALIMENTAR ESTA CORJA DE GATUNOS!

É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE PORTUGAL É O PAÍS DA EUROPA EM QUE SIMULTÂNEAMENTE SE VERIFICAM OS SALÁRIOS MAIS ALTOS A NÍVEL DE GESTORES/ADMINISTRADORES E O SALÁRIO MÍNIMO MAIS BAIXO. ISTO É ABOMINÁVEL!

ESTAS, SIM, É QUE SÃO AS GORDURAS QUE TÊM DE SER ELIMINADAS.

Faz o que te compete: divulga.







































quarta-feira, 10 de abril de 2013

Na Política e na Economia, aqui fica uma aula



Reduzam 50% do Orçamento da Assembleia da República e vão poupar +-  43.000.000,00€




Reduzam 50% do Orçamento da Presidência da República e vão poupar +- 7.600.000,00€




*- Cortem as Subvenções Vitalícias aos Políticos deputados e vão poupar +- 8.000.000,00€

*- Cortem 30% nos vencimentos e outras mordomias dos políticos, seus assessores, secretários e companhia e vão poupar +- 2.000.000.00€

*- Cortem 50% das subvenções estatais aos partidos políticos e pouparão +- 40.000.000,00€.

*- Cortem, com rigor, os apoios às Fundações e bem assim os benefícios fiscais às mesmas e irão poupar +- 500.000.000,00€.

*- Reduzam, em média, 1,5 Vereador por cada Câmara e irão poupar +- 13.000.000,00€

*- Renegociem, a sério, as famosas Parcerias Público Privadas e as Renda Energéticas e pouparão + 1.500.000.000,00€.

*Só aqui nestas “coisitas”, o país reduz a despesa em mais de* *2 MIL e CEM MILHÕES de Euros.

*Mas nas receitas também se pode melhorar e muito a sua cobrança.

*- Combatam eficazmente a tão desenvolvida ECONOMIA PARALELA e as Receitas aumentarão mais de 10.000.000.000,00€

*- Procurem e realizem o dinheiro que foi metido no BPN e encontrarão mais de 9.000.000.000,00€

*- Vendam 200 das tais 238 viaturas de luxo do parque do Estado e as receitas aumentarão +- 5.000.000,00€

*- Façam o mesmo a 308 automóveis das Câmaras, 1 por cada uma, e as receitas aumentarão +- 3.000.000,00€.

*- Fundam a CP com a Refer e outras empresas do grupo e ainda com a Soflusa e pouparão em Administrações +- 7.000.000,00€

*Nestas “coisitas” as receitas aumentarão cerca de VINTE MIL MILHÕES DE EUROS, sendo certo que não se fazem contas à redução das despesas com combustíveis, telemóveis e outras mordomias, por força da venda das viaturas, valores esses que não são desprezíveis.
Sendo assim, é ou não possível, reduzir o défice, reduzir a dívida pública, injetar liquidez na economia, para que o país volte a funcionar?









sábado, 6 de abril de 2013

O Principezinho

'Le Petit Prince' ('El Principito') cumple hoy 70 años. La fábula de Antoine de Saint-Exupéry sobre ese niño viajero y curioso, procedente del lejano Asteroide B-612, que observa perplejo el mundo de los adultos, lleva más de 150 millones de ejemplares vendidos en todo el mundo y ha sido traducida a casi 270 idiomas y dialectos. Un récord editorial que sólo superan los grandes textos religiosos.

terça-feira, 2 de abril de 2013

É amanhã! AZUL!!

Autismo: um apelo de mãe!
Hoje trago um apelo. Um daqueles pedidos que me deixam o coração apertadinho de tão pessoal que é...
Quem tem filhos sabe que o seu futuro é uma preocupação constante na nossa vida. Tentamos sempre imaginar que profissão terão quando crescerem, se nos vão dar netos cedo ou se serão saudáveis a vida toda. Para isso, trabalhamos todos os dias, não só para garantir o futuro financeiro deles mas também investimos tudo na sua educação e na construção dos seus valores e carácter.
Eu também sou mãe e tudo isso também me preocupa também, claro! Mas o futuro do meu filho não vai depender da educação, valores ou dinheiro que eu lhe possa dar, vai depender também da maneira como a sociedade vai olhar para ele, como o tratarão na rua, na escola, no emprego... Sim, o meu filho é diferente, o meu filho é autista
Uma só pessoa pode não conseguir mudar o mundo, mas pelo menos posso tentar! Tenho feito alguns materiais sobre autismo, que tenho distribuído como posso, na tentativa de mostrar que os autistas também têm sentimentos. Se estes materiais, simples mas feitos com muito carinho, chegarem a muitos lados, quem sabe a sociedade não vai aprendendo que o mundo dos autistas não é melhor, nem pior, apenas diferente?
Por isso, minha gente, aqui fica o link para download para uma apresentação ppt e dois folhetos em pdf. Quem puder mostrar nas escolinhas dos filhotes, sobrinhos ou afilhados, força! Quem não puder, partilhe! Acendam uma vela neste dia e usem uma peça de roupa azul!
Vamos fazer deste 2 de Abril o Dia mais Azul possível! Eu vou fazer várias apresentações nesse dia, no Agrupamento de escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, para meninos do pré-primário e primeiro ciclo.

O meu coração de mãe agradece... e aposto que todas as outras mães e pais de meninos autistas agradecem também...



E se der, contem como foi!
Obrigada, do coração.
Daniela

  "O autismo é uma perturbação neuro-biológica complexa que afecta a comunicação, o comportamento e as relações sociais. Afecta 1 em cada 88 crianças nos Estados Unidos (Center of Disease Central, 2009), na proporção de 5 rapazes para 1 rapariga.
O autismo não está ligado a nenhum grupo social, cultural ou geográfico, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial.

Em 18 de Dezembro de 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu designar o dia 2 de Abril como dia Mundial da Consciencialização do Autismo, para ser considerado todos os anos a começar em 2008."



Para fazer o download dos ficheiros: https://www.dropbox.com/sh/88rhokl44m1uz6y/LFtAllnmX4