terça-feira, 16 de abril de 2013

Concurso Professores 2012/2013

FNE/SPZN reuniu com a DGAE

A FNE/SPZN reuniu hoje com a DGAE para a apresentação dos concursos 2013. Tratou-se duma reunião de cariz técnico tendo sido projetado um Powerpoint com explicitação do D.L. nº 132/2012 de 27 de junho, que a DGAE assumiu publicitar na sua página.

O concurso poderá abrir no próximo dia 22; estando esta data ainda sujeita a confirmação. O aviso de abertura poderá ser publicitado antes desta data.

Foram colocadas questões pertinentes para as quais a DGAE deu as seguintes respostas:

- Face aos problemas existentes na graduação profissional dos docentes da Educação Especial, foi esclarecido que a graduação que consta no E-Bio não será considerada válida pela DGAE. Serão dadas instruções às escolas, e constarão no aviso de abertura, de modo a que não haja critérios diferentes em resultado da publicação do despacho que alterou as regras para cálculo da graduação profissional deste grupo.

Colocamos a questão das inconveniências relativas a uma aplicação retroativa da lei que originaria alterações à graduação profissional já obtida por cada professor.

Em relação aos professores da Educação Especial das regiões autónomas, foi esclarecido que poderão concorrer aos grupos de Educação Especial neste próximo concurso. Foi levantada também a questão de quem pode concorrer na primeira prioridade, para que assim ficasse esclarecida a redação do artigo 10º.

A resposta foi a de que todos os professores que estão ou estiveram em escolas objeto de fusão e com ausência de componente letiva podem concorrer nesta prioridade. Não ficamos todavia com certezas muito claras, por isso pouco convencidos, com esta resposta.

Por isso, deixamos questões concretas, por escrito, a fim de obtermos respostas mais consistentes.

Conseguimos também saber que não terão que ir a DACL os professores que tenham, pelo menos seis horas letivas.

Entretanto reafirmamos o nosso apoio a todos os sócios que procurem os serviços do SPZN, durante o período de concursos, quer na sede, quer nas delegações regionais. Solicitamos também, para evitar aglomerados desnecessários e permitir eventuais correções, que não deixem as vossas candidaturas para os últimos dias do prazo que irá ser estabelecido.



Porto, 16 de abril de 2013
Departamento de Informação e Comunicação do SPZN

Sem comentários: