quarta-feira, 19 de março de 2008

"Uma argumentação original"


Da barbárie colonial à política nazista de extermínio
Rosa Amelia Plummelle-Uribe

A autora de "A Ferocidade branca" [Albin Michel, 2001] desenvolve uma argumentação original e pertinente que Césaire exprimira com convicção no seu "Discurso sobre o colonialismo", o elo entre as políticas de destruição colonial, o enselvageamento das sociedades europeias e, em retorno, o choque do nazismo sobre essas mesmas sociedades. Afrikara publica o texto duma comunicação dessa militante afro-descendente, apresentada dia 15 de Junho em Berlim no âmbito do Fórum de Diálogo organizado pela secção europeia da Fundação AfricAvenir.

Estamos reunidos aqui para analisar em conjunto o elo histórico que, como um fio condutor, leva da barbárie colonial à política nazista de extermínio. Trata-se de um esforço que visa detectar pelo menos a maioria dos factores que, de maneira directa ou indirecta, teriam favorecido o desenvolvimento político e o desabrochar ideológico da empresa de desumanização que foi a barbárie nazista, na Alemanha e para lá das suas fronteiras.

Esta contribuição será útil a todo o esforço que almeje pôr fim a todo o tipo de discriminação, donde quer que ela venha; a começar pela discriminação que consiste em classificar os crimes, para mais tarde, segundo a identidade das vítimas ou, por vezes, a dos carrascos, seleccionar o crime que se deve condenar. Esta hierarquização dos crimes e, portanto, a da sua condenação, continua sendo um entrave decisivo na luta pela prevenção dos crimes contra a humanidade, entre os quais o crime de genocídio.

O original encontra-se em
http://www.afrikara.com/index.php?page=contenu&art=1386 Tradução de DF.
Este ensaio encontra-se em http://resistir.info/

Sem comentários: