segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana de termos relacionados à medicina-resumo

AUSCULTAR
Do latim auscultare, o verbo auscultar é utilizado no contexto médico para se referir à ação de ouvir os sons produzidos no interior do corpo humano com a finalidade de chegar a algum diagnóstico. No sentido figurado, o verbo também é usado como sinônimo de sondar alguém ou consultar a opinião de alguém ou de um grupo de pessoas.

CEFALEIA
O substantivo feminino cefaleia é referente à sensação dolorosa na cabeça popularmente conhecida pela expressão “dor de cabeça”. Outro sinônimo para a expressão é 'cefalalgia'.

ASSINTOMÁTICO
O termo sintoma diz respeito às manifestações apresentadas por uma doença. Febre e enjoo são exemplos de sintomas. Por extensão, o substantivo sintoma passou a ser usado para se referir a indícios ou sinais de qualquer coisa considerada ruim ou grave. Assim, pode-se empregá-lo, por exemplo, em frases como “a baixa nos preços dos importados é sintoma da queda da moeda americana”. O adjetivo assintomático é formado a partir da junção do prefixo grego a(s)- ( significando “ausência”, “privação”, “negação” ) ao adjetivo sintomático (aquilo que constitui ou caracteriza um sintoma). Sendo assim, um portador assintomático de alguma doença é aquele que, apesar de enfermo, não manifesta qualquer indicio exteriorizado do problema de saúde.

ANTIBACTERIANO
Antibacteriano é um nome (adjetivo ou substantivo) formado pela junção do prefixo 'ant(i)-' e o adjetivo 'bacteriano'. Ele refere-se ao que é capaz de destruir bactérias ou conter seu desenvolvimento.

ANGINA
Parceiro é uma gíria carioca muito usada por jovens, designando uma relação de amizade, companheirismo, camaradagem etc. Ao andar pela cidade do Rio de Janeiro, frequentemente ouvimos frases como “Fulano é meu parceiro”, ou “Parceiro, conte comigo!” – nesta última exercendo função sintática de vocativo.

PROFILAXIA
O substantivo feminino profilaxia tem origem no francês prophylaxi. Pode ser tanto uma parte da medicina, quanto um prodecimento com o o objetivo de prevenção de doenças.

___
www.aulete.com.br
www.twitter.com/aulete

Sem comentários: