“Se um dia disserem que o seu trabalho não é de um profissional, lembre-se: A Arca de Noé foi construída por amadores; profissionais construíram o Titanic…“
terça-feira, 31 de maio de 2011
As fotografias de Ruef
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Igrejas talhadas na rocha
Los dos milagros de Lalibela
Lalibela es un milagro. Un pueblo perdido en las tierras altas al norte de Etiopía alberga uno de los conjuntos arquitectónicos más cautivadores del mundo: una docena de iglesias talladas en roca viva en bloques únicos bajo el nivel del terreno.
domingo, 29 de maio de 2011
História do Sporting Clube da Covilhã
..."Nos anos 20 na Beira Baixa, não havia ainda muitos clubes formados, existiam apenas clubes de bairros, empresas ou até pessoais, como o Montes Hermínios, Estrela Futebol Clube, União Desportiva Covilhã, Victória Luso, Grupo Desportivo Escola Industrial, todos da Covilhã e Sport Lisboa e Tortosendo, Grupo Desportivo Fundanense, Grêmio Albicastrense, entre outros, eram clubes que desapareciam frequentemente, devido à falta de estabilidade organizativa, económica e de estruturas.
Havia, no entanto dois rivais na Covilhã, que se conseguiam manter, que eram o Montes Hermínios e o Estrela Futebol Clube, que mais tarde da origem ao Sporting da Covilhã.
Continua AQUI
sábado, 28 de maio de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
schist and rolled stones
Janeiro de Cima is a village in the center of Portugal. It belongs to the schist villages’ network, having characteristic houses made of schist and rolled stones from Zêzere River. It has around 200 inhabitants, number that doubles in the summer!
carlagama
quarta-feira, 25 de maio de 2011
A formação de Janeiro de Cima (esmouroços)
A formação de Janeiro de Cima não começou no local onde hoje se encontra. A primeira pedra foi lançada numa pequena elevação ainda hoje chamada esmouroços, local onde construiram a sua primeira igreja, uma capela em honra do Divino Espírito Santo. No entanto, e segundo reza a lenda, nos esmouroços as formigas eram muitas e atacavam os berços das crianças, principalmente no verão. Foi então que os antigos, que eram muito sabidos, decidiram soltar os muitos animais que possuiam (burros e vacas) por uma noite e no local onde esses animais fossem pernoitar construiriam eles as suas casas, a sua nova morada. Ora esses animais apareceram ao amanhacer num pequeno vale denominado cabeço do vale, onde se construíram as primeiras casas feitas de gogos de quartzite amarela tiradas do rio, entremeadas com xisto negro e argamassadas com barro da região.
União foi o que existiu durante séculos entre Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo, freguesia pertencente ao concelho vizinho da pampilhosa da serra. Estas duas freguesias andaram ligadas durante muito tempo e ambas fizeram parte integrante do mesmo concelho, até meados do séc. XIX. A mais antiga é Janeiro de Baixo, que já existia ao tempo do arrolamento paroquial de 1320. Esta freguesia viria a tornar-se um importante centro religioso de uma extensa área de aquém e além Zêzere, do qual por desagregações sucessivas se constituíram as freguesias de Janeiro de Cima, Bogas de Baixo e Orvalho.
Janeiro de Cima foi um curato anexo à vigairaria de Janeiro de Baixo e da apresentação do vigário. O cura, como o próprio escrevia nas memórias paroquiais de 1758, tinha de "renda todos os anos vinte e sete alqueires de pão, metade centeio e metade trigo, quinze almudes de vinho, dois alqueires de azeite, nove mil réis em dinheiro e o pé de altar".
A freguesia não tinha donatários, sendo da coroa, e fazia parte da comenda de S. Domingos de Janeiro de Baixo, e Santa Maria da Covilhã.
Notáveis são as diversas informações que fornece sobre o "rio desta terra". A começar pelo nome do mesmo que faz derivar de Júlio César, por este general romano "ter habitado" ou acampado nalgum ponto estratégico do rio. Também "é certo que em algum tempo se tirou ouro e outros metais de suas areias e voltas deste rio, e a razão é por ainda se conhecerem as levadas que vêm do mesmo rio por penhas e terras fragosas mais de duas léguas e estarem muitos sítios cavados e demolidos, as quais minas dizem alguns que foram feitas pelos mouros, outros dizem que pelos romanos, e ainda em tempo presente costumam algumas pessoas tirar fagulhas de ouro do mesmo rio, digo, de suas areias".
terça-feira, 24 de maio de 2011
Os aquelarres, reminiscências de ritos pagãos
Zugarramurdi, una historia de brujas y misterios
segunda-feira, 23 de maio de 2011
A obra poética de Aldous Huxley
Poemas para un mundo feliz
domingo, 22 de maio de 2011
O famoso Triângulo das Bermudas
sábado, 21 de maio de 2011
Maravilhas tecnológicas
sexta-feira, 20 de maio de 2011
"4 latas"
Renault celebra el 50 aniversario de su popular '4 latas'
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Na Sarnadela, Quinta do Canal, Janeiro de Cima, a Casa Misteriosa...
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Para todos
Predif intensifica su labor a favor del turismo accesible
terça-feira, 17 de maio de 2011
As virtudes das cidades médias
Mas, o certo é que também as cidades médias comportam, por vezes, vícios idênticos e outros problemas.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Na apátrida JC!
Do Restaurante Fiado para a tela dos futuros heróis do Oeste
No Café Bar Cardoso: a mesma destreza com a enxada, a faca de mato e a espingarda
As personagens ainda se estão a vestir, mas elas são:
O Vilão - Beralt Tin
Os maus - Carlito Quijote
Black Jack
Angel
Manelito
Os bons - Kit Carson
Martha
Tito
Padre Holmes
Maria
Sam
Charles
Os indiferentes - O coveiro
O mineiro
Os figurantes pagos para morrer
Pérolas da rodagem
domingo, 15 de maio de 2011
Nextworld
Género: Ciencia y Tecnología
Productora: Discovery Channel
Año: 2008
Duración: 44 minutos por capítulo
Episodios: 14
Idioma: Español
El mundo del futuro cercano es superior a cualquier novela de ciencia ficción..........Estos avances lucen espectaculares y son realmente asombrosos.
"Nextworld" nos transporta al futuro para presentar los avances tecnológicos de los que disfrutaremos muy pronto. La raza humana vivirá más tiempo para disfrutar de estos avances.
Para ver los videos, pinchar el enlace en letras rojas abajo de cada elemento.................... vota por los que te parezcan más interesantes.
Esta lista te permite darte tiempo para ver y disfrutar documentales interesantes, te aseguro que lo pasarás bien.
LISTA - DOCUMENTALES (3) * El Mundo del Mañana * fiebre azul
Fuentes: Discovery Channel.
Imágenes de la encrucijada documentales
sábado, 14 de maio de 2011
Guerras que duraram pouco
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Um humano desconhecido
Un humano desconocido en la Europa neandertal
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Meandros do Zêzere, perto de JC
“Inserida na zona do Pinhal e banhada pelo rio Zêzere, é uma pequena e bonita povoação de difícil acesso, cujo principal encanto reside na permanência de um cariz primitivo de grande interesse e na paisagem que proporciona a quem dela se aproxima.
Rodeada de cabeços nus e de alguns penhascos, torna-se difícil distinguir as serras propriamente ditas de entre uma grande profusão de colinas, lombas, barrancos, cabeços e valeiros, numa estranha sucessão de curvas suaves e graciosas, onde o rio e a montanha se unem”.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Um projecto individual ao serviço da comunidade
Caro visitante,
É um prazer enorme tê-lo aqui connosco e, do fundo do coração, agradecemos a sua preferência por este espaço.
Terras do Polóme é um projecto pensado para ajudar a dar a conhecer e divulgar uma pequena aldeia do interior da Beira Baixa,VALES, na freguesia de Cardigos, concelho de Mação, distrito de Santarém. O nome, Terras do Polóme, nasceu da toponímia do lugar de residência do mentor e fundador do projecto, António Manuel Martins da Silva. Polóme (Pelóme) é um termo que significa lugar onde, outrora, se curtiam as peles. Foi no Vale Polóme Cimeiro que este vosso escriba decidiu construir a sua habitação e, de lá, editar este espaço web. ( Na imagem, ver canto superior direito.)
terça-feira, 10 de maio de 2011
Carne viva
Todos dizem que está tudo bem mas o meu mundo desaba num segundo... Decidi escrever um blog (porque não?), onde vou desabafando e limpando a alma.
Quantos pais não estarão na mesma situação? Ter um filho diferente e não ter certeza de nada? Receio do futuro? E quanta ansiedade muitas vezes não significa NADA? Ou seja, passar 5 ou 6 anos com o coração nas mãos e depois está tudo bem, era só "uma questão de ritmo"? No meu caso, ainda continuo com a malvada incerteza, mas quem sabe...
E porque não desabafar aqui também? Terapia gratuita... comentários, agradecem-se!
Nota de rodapé:
Enviado por uma camarada / companheira de luta! Aqui fica o registo Zé.
O que já li é bastante Forte se não mesmo Duro.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Uma Londres miserável
Viaje en el tiempo por un Londres miserable
domingo, 8 de maio de 2011
O Padre Brown de G.K.Chesterton
G. K. chesterton. El escritor inglés , creador del Padre Brown, durante un paseo por Brighton en 1935. AP
Así se escribe un crimen
sábado, 7 de maio de 2011
Berlim
Retrato del Berlín devastado
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Altura
El mítico rascacielos Empire State cumple ochenta años
quinta-feira, 5 de maio de 2011
"Edipo"
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Tlemcen
terça-feira, 3 de maio de 2011
Livros
segunda-feira, 2 de maio de 2011
desde a música à escrita
ionline o blogue da semana