quarta-feira, 31 de março de 2010

PR Carregais-Sobral Fernando

Caminhada para Observação Ornitológica e Caça Fotográfica
Sábado 17 de Abril
8.30h Local de encontro: Biblioteca Municipal
Início: Carregais Terminus: Sobral Fernando Distância: 7km
Inscrição no Posto de Turismo até dia 16 de Abril (Sexta-feira)
Prémios de participação para todos e para as melhores fotografias,um prémio especial.Traga a máquina fotográfica e junte-se anós.

PR todos de Atalaia

61º Passeio Pedestre - “Todos de Atalaia à descoberta dos sentidos
Domingo 11 de Abril
8h00-Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova
Inicio e fim: Aldeia de Atalaia
Grau de dificuldade: médio
Distância a percorrer: aprox.9km(entre trilhos e levadas)
Inscrições: Posto de Turismo de Proença-a-Nova (até 6ªfeira que antecede o passeio)
Em tempo de Primavera,brindemos ao sol, ao desabrochar das flores e exultemos coma vida que se renova ao nosso redor.

terça-feira, 30 de março de 2010

Conforme os critérios!

Falantes de Português irão aumentar para 335 milhões em 2050
A língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, a grande maioria - quase 200 milhões - no Brasil, prevendo-se que esse número suba para os 335 milhões em 2050.
Na lista das línguas com maior número de falantes, o Português surge entre o quinto e o sétimo lugar, conforme os critérios das organizações que as elaboram.

Se o critério for apenas o da língua materna, o Português surge em sétimo lugar, mas se for analisado também como segunda língua, então sobe para o quinto lugar das tabelas.

Falado nos cinco continentes, o Português é a língua oficial de oito países: Angola (12,7 milhões de habitantes), Brasil (198,7 milhões), Cabo Verde (429 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (21,2 milhões), Portugal (10,7 milhões), São Tomé e Príncipe (212 mil) e Timor-Leste (1,1 milhões).

Contudo, em Timor-Leste são uma minoria as pessoas que falam Português e em países como a Guiné-Bissau e Moçambique predominam outras línguas, com destaque para o crioulo, e em Angola o Português convive com outras línguas nacionais.

Além da população residente, a maioria desses países tem uma vasta população emigrante que promove o Português no mundo.

Dados oficiais indicam que existem mais de cinco milhões de emigrantes portugueses, espalhados sobretudo por França, Luxemburgo, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Venezuela, e uma diáspora brasileira de três milhões.

A língua portuguesa é ainda falada em locais por onde os portugueses passaram ao longo da História como Macau, Goa (Índia) e Malaca (Malásia).

Na Internet, a importância do Português é mais facilmente avaliada, sendo o sexto idioma mais divulgado.

De acordo com o site “Internet World Stats”, cerca de 73 milhões de pessoas navegam em Português, mas representam apenas 4,2 por cento do total dos utilizadores da web.

No entanto, entre 2000 e 2009, o número de utilizadores de Português na Internet aumentou 864 por cento.

Um estudo recente revela também que o Português é a terceira língua mais utilizada na rede social Twitter, depois do Inglês e do Japonês.

A língua portuguesa está já presente nos sítios da Internet de alguns blocos político-económicos como a União Europeia, o Mercosul e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Contudo, os sítios na Internet das Nações Unidas, União Africana, NATO, Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e a União dos Estados Ibero-americanos (UEI) não apresentam a língua portuguesa como alternativa de escolha.

Segundo projecções divulgadas pelo Estado português, baseadas na evolução demográfica, os oito estados que têm o idioma como língua oficial deverão totalizar 335 milhões de habitantes em 2050, prevendo-se neste sentido, a consolidação da importância da língua portuguesa.

Para debater o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial e delinear estratégias, dezenas de especialistas vão juntar-se numa Conferência Internacional, em Brasília, entre hoje e 31 de Março.

Escritores, académicos, professores, editores, jornalistas e outros profissionais directamente vinculados à difusão da língua vão reflectir sobre o fortalecimento do ensino do idioma, a sua aplicação em organizações internacionais e a importância das diásporas de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


recebido por electrónic mail ou mais simplesmente e-mail

segunda-feira, 29 de março de 2010

Testemunho


Assunto: Prof. Luís (Fitares) TESTEMUNHO DE UM COLEGA
Passei os últimos 25 anos da minha vida a formar professores. Passaram por mim muitos milhares de professores em formação e estudantes que vieram a tornar-se professores. Conheci muitos professores como o Luís: contratados, com uma dezena e mais anos de serviço, sem vínculo certo, vencimento de miséria, mudando de escola ao sabor das necessidades do ME, gente culta, generosa e solidária. Mas só nos últimos cinco anos comecei a deparar com tantos professores mergulhados na desilusão, exaustos e humilhados, fartos de serem falsamente acusados de serem os responsáveis do insucesso dos alunos e obrigados a carregar o fardo de todos os males da sociedade


O texto que publico a seguir, da autoria de um colega e amigo do Luís, tocou-me. Oxalá a sua divulgação contribua para alertar os poderes políticos para a desconsideração com que os professores são tratados em algumas escolas.



O Luís era uma daquelas pessoas já raras, porque digna, guiado por princípios e valores, exigente consigo próprio, tímido e muito metido com ele (era difícil arrancar-lhe um sorriso). Aos 51 anos, "solteirão", ainda contratado - o professorado é a única profissão em Portugal onde isto ainda acontece! - veio até nós, no decurso da luta pela Profissionalização, contexto onde convivi com ele directamente durante cerca de três anos.

Portador de Habilitação Própria, foi eleito em Lisboa, em Plenário para a Comissão de Contratados, em 2004. Participou activamente em todos os protestos e acções reivindicativas da nossa Frente de Trabalho do SPGL, que levaram à conquista do Despacho nº 6365/2205 (profissionalização em serviço em ESE's e Faculdades).

Era conhecido entre nós pelo "freelancer" (alusão à sua segunda ocupação de jornalista eventual). Dotado de forte sensibilidade em relação ao mundo da informação e da comunicação social, propôs e pedia frequentemente, nas nossas reuniões, que os sindicatos encarassem esta frente (relações públicas) com outros olhos, mais eficazmente. A partir de 2006, não se recandidatou mais à nossa comissão de contratados.

Encontrei-o mais tarde nas mega-manifestações de professores: estava na Escola EB 2,3 Ruy Belo, e achei-o disposto a não entregar os Objectivos Individuais, um verdadeiro problema de consciência moral, para ele.

Depois disso, mais uma ou duas vezes, espaçadamente. Soube que tinha sido colocado na EB2,3 de Fitares, mas pouco mais.

No passado dia 11 de Fevereiro, revi-o pela última vez, em Oeiras, já deitado no caixão na capela mortuária. Conversei longamente com a mãe, a irmã, a empregada doméstica. Vêm-me à memória as palavras do pai, militar aposentado: "o Luís era bom moço, quis ser bom até ao fim, só que não aguentou o inferno das escolas de hoje... Vocês têm que fazer qualquer coisa!"

O Luís nos, últimos tempos, já tinha tomado friamente a decisão, inabalável. Por isso, não creio que nesse período, tenha pedido ajuda a ninguém. Segundo me disseram familiares, no velório, pela consulta do histórico do seu PC, ele, um mês antes e se lançar da ponte, consultava sites sobre suicídio, na internet. Escolheu o dia da sua morte coincidindo com a data de aniversário do pai, com o qual, aliás, se dava bem.

O ambiente no velório foi impressionante, pela dignidade, revolta interior e tristeza da cerimónia, com alguns professores presentes, num silêncio de cortar à faca, só rasgado por frases em surdina, de justo ódio, visando os políticos responsáveis pela situação a que nos últimos anos chegou o Ensino Público. Foi, sem dúvida, dos velórios mais tocantes em que estive até hoje, mesmo estando já habituado a duras perdas, e tendo estado na semana anterior, noutro, de um familiar directo. Quando escrevi no livro de condolências o que me ia no espírito, tive dificuldade em o fazer, a cortina de lágrimas teimava em desfocar-me as letras.

Pessoalmente, decidi manter silêncio durante um mês, por respeito ao pesado luto da família, só o quebrando depois da irmã dele (nossa colega, também) o ter feito, decorridos cerca de trinta dias, com a divulgação da notícia à comunicação social, para assim tentar evitar que outros casos se repitam, colocar toda a verdadeira dimensão das depressões e suicídios profissionais à luz do dia, rasgar o manto hipócrita dos silêncios assassinos e abalar as consciências de toda a sociedade.

Paulo Ambrósio - membro da Comissão de Professores Contratados e da Frente de Professores e Educadores Desempregados do SPGL desde 1999.
Fonte:Promova


recebido por electrónic mail ou mais simplesmente e-mail

Semana de termos relacionados à medicina-resumo

AUSCULTAR
Do latim auscultare, o verbo auscultar é utilizado no contexto médico para se referir à ação de ouvir os sons produzidos no interior do corpo humano com a finalidade de chegar a algum diagnóstico. No sentido figurado, o verbo também é usado como sinônimo de sondar alguém ou consultar a opinião de alguém ou de um grupo de pessoas.

CEFALEIA
O substantivo feminino cefaleia é referente à sensação dolorosa na cabeça popularmente conhecida pela expressão “dor de cabeça”. Outro sinônimo para a expressão é 'cefalalgia'.

ASSINTOMÁTICO
O termo sintoma diz respeito às manifestações apresentadas por uma doença. Febre e enjoo são exemplos de sintomas. Por extensão, o substantivo sintoma passou a ser usado para se referir a indícios ou sinais de qualquer coisa considerada ruim ou grave. Assim, pode-se empregá-lo, por exemplo, em frases como “a baixa nos preços dos importados é sintoma da queda da moeda americana”. O adjetivo assintomático é formado a partir da junção do prefixo grego a(s)- ( significando “ausência”, “privação”, “negação” ) ao adjetivo sintomático (aquilo que constitui ou caracteriza um sintoma). Sendo assim, um portador assintomático de alguma doença é aquele que, apesar de enfermo, não manifesta qualquer indicio exteriorizado do problema de saúde.

ANTIBACTERIANO
Antibacteriano é um nome (adjetivo ou substantivo) formado pela junção do prefixo 'ant(i)-' e o adjetivo 'bacteriano'. Ele refere-se ao que é capaz de destruir bactérias ou conter seu desenvolvimento.

ANGINA
Parceiro é uma gíria carioca muito usada por jovens, designando uma relação de amizade, companheirismo, camaradagem etc. Ao andar pela cidade do Rio de Janeiro, frequentemente ouvimos frases como “Fulano é meu parceiro”, ou “Parceiro, conte comigo!” – nesta última exercendo função sintática de vocativo.

PROFILAXIA
O substantivo feminino profilaxia tem origem no francês prophylaxi. Pode ser tanto uma parte da medicina, quanto um prodecimento com o o objetivo de prevenção de doenças.

___
www.aulete.com.br
www.twitter.com/aulete

sábado, 27 de março de 2010

a classe política do (meu) país

No jornal El Mundo de 16 de Março, Luis Maria Anson, na sua crónica - Canela Fina - tece uma série de considerações sobre a classe política do seu país.
Basicamente refere que "as grandes inteligências espanholas estão na Universidade, nas empresas, no jornalismo, na investigação científica, nos gabinetes dos advogados, nos hospitais, nas profissões liberais... não na política. As pessoas de valor ficam no seu próprio meio. A res publica não lhes interessa, mesmo que por vezes digam o contrário. À política, salvo excepções, dedicam-se as segundas e terceiras filas da vida espanhola. Aqui não se verifica o mesmo que na Inglaterra ou nos Estados Unidos onde as famílias se esforçam por encaminhar para a res publica os indivíduos mais capazes".E conta, ainda, que um grande jornalista lhe terá dito que não quereria ter, nem como auxiliares de redação, a maioria dos actuais ministros de Zapatero...
Quando li este excerto pensei que estavam a fazer um retrato de Portugal. A mediocridade pessoal de uma boa parte dos políticos nacionais é, de facto, insondável. Os que não têm profissão nem lucros, quando saem da actividade pública não têm onde cair mortos.
Talvez esta seja uma explicação para uma parte da corrupção de que, entre nós, tanto se fala. É que para compreender um fenómeno é sempre necessário descobrir-lhe as suas causas...

HSC

recebido por electrónic mail ou mais simplesmente e-mail

quinta-feira, 25 de março de 2010

"paisajes exóticos"

Tiranos, sabios y princesas son algunos de los personajes árabes que han transmitido cómics tan populares en España como El Capitán Trueno, El Guerrero del Antifaz, Tarzán y El Capitán América, que se muestran en De Saladino a Sherezade: Oriente en el cómic desde hoy en la Casa Árabe de Madrid.

"La Gran Vía"

La Gran Vía cumple 100 años.
El Mundo

Um dia na "Gran Vía"

Día y noche, la Gran Vía es un hervidero.
ElPaís

Sci-Fi

Lista de filmes de Ficção Científica preferidos da Exame Informática

quarta-feira, 24 de março de 2010

Bordel

La idea del prostíbulo convertido en plató de cine X ha hecho fortuna, y de qué manera. Eso sí, un poco lejos. Concretamente en la ciudad de Praga. Se llama 'Big sister' (Gran hermana) y es uno de los burdeles más conocidos de la capital checa. Su nombre no se refiere a la 'madame' del negocio, sino al famoso 'Gran Hermano', ya sea en su vertiente orwelliana o televisiva. Los clientes del local están obligados a aceptar la norma número uno del local: todos los encuentros sexuales del burdel son grabados y retransmitidos a través de su página web.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Épico

Cuando el escritor japonés Takiji Kobayashi (1903-1933) describió en Kanikosen (1929) las penurias de los trabajadores de un pesquero, nunca imaginó que ese relato se convertiría en un bestseller en su reedición de 2008 en Japón.

domingo, 21 de março de 2010

Dicionário

Semana de gírias e regionalismos – Resumo

16/03 – Piá

Piá é uma palavra originária do tupi-guarani e significa, na língua indígena, menino, índio jovem. No sul do Brasil, especialmente em Curitiba, é frequentemente usado como sinônimo de guri, garoto, moleque. O termo está presente na expressão “piá de prédio”, típica dos curitibanos e que é empregada pejorativamente para se referir a jovens que são criados em condomínios fechados e são mimados pelos pais.

17/03 – Vereda

Vereda é um substantivo feminino que designa um caminho estreito, um atalho. O vocábulo, porém, tem diferentes significados de acordo a região em que se insere (acepções 4, 5, 6 e 8). O termo ficou imortalizado no título da obra-prima de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas.
18/03 – Trem

Trem, substantivo masculino, tem origem no inglês train e é um meio de transporte composto por vagões, conforme a acepção 1 do Aulete. No entanto, o termo adquire um sentido diferente no vocabulário popular dos estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, onde é corresponde a “coisa”, “treco”. Ainda com esse sentido, pode ser um adjetivo, conforme a acepção 12.

19/03 – Cabra

Cabra, em sua primeira acepção (fêmea do bode), é um substantitvo feminino, assim como nas cinco primeiras acepções. Mas é como substantitvo masculino, na sexta acepção, que o termo se encaixa na “semana de regionalismos”. Em alguns estados do país, cabra, tem significado análogo ao de “capanga” – no Nordeste, espefificamente, “indivíduo, sujeito, cara”.

20/03 – Parceiro

Parceiro é uma gíria carioca muito usada por jovens, designando uma relação de amizade, companheirismo, camaradagem etc. Ao andar pela cidade do Rio de Janeiro, frequentemente ouvimos frases como “Fulano é meu parceiro”, ou “Parceiro, conte comigo!” – nesta última exercendo função sintática de vocativo.

___
www.aulete.com.br
www.twitter.com/aulete

sábado, 20 de março de 2010

Cabra

PALAVRA DO DIA – CABRA
Cabra, em sua primeira acepção (fêmea do bode), é um substantitvo feminino, assim como nas cinco primeiras acepções. Mas é como substantitvo masculino, na sexta acepção, que o termo se encaixa na “semana de regionalismos”. Em alguns estados do país, cabra, tem significado análogo ao de “capanga” – no Nordeste, espefificamente, “indivíduo, sujeito, cara”.

>> Definição do iDicionário Aulete:
(ca.bra)
sf.
1. Zool. Fêmea do bode (Capra hircus), mamífero ruminante, espécie domesticada para obtenção de leite e carne
2. Zool. Denominação comum a diversas espécies do gên. Capra
3. Pop. Mulher devassa
4. Fig. Mulher geniosa
5. Ver cábrea
sm.
6. Bras. Pop. Capanga, jagunço: Sete cabras guardam a fazenda.
7. NE Pop. Indivíduo, sujeito, cara: José é um cabra bacana!
8. Cangaceiro: os cabras de Lampião.
[F.: Do lat. capra.]
____
www.aulete.com.br
www.twitter.com/aulete

Benfica x 100

O número redondo assinala a grande época das "águias", inspiradas por um homem: Jorge Jesus.

sexta-feira, 19 de março de 2010

da catedral do futebol moderno a Hamburgo

A espectativa confirmou-se.
"Hamburgo: sim, nós podemos".

Dia do Pai

Hay padres que se mueren por un menú degustación. Otros por una jornada de golf. También están los que necesitan una sesión de chocoterapia con vistas al mar. O los que prefieren hacer senderismo por la sierra. Para todos ellos, aquí van ocho propuestas viajeras para celebrar su día, aprovechando además que este año cae en puente.

quinta-feira, 18 de março de 2010

A tragédia de um povo

¿Cómo recrear en una hora y media de cinta la locura de guerra, invasión, fanatismo, odio y venganzas que se apoderaron de Irak entre 2004 y 2008? Para Mohamed al Daradji, director de 33 años, no resulta nada difícil.

...el relato de la búsqueda de una mujer kurda de los restos de su hijo, desaparecido en una de las campañas fraticidas de Sadam Husein,

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Logorama"

Filme que ganhou o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação -"Logorama" dos realizadores franceses François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplai.O filme, de apenas 17 minutos, já tinha sido amplamente premiado em diversos festivais, e conta uma pequena e divertida história utilizando milhares de logótipos e símbolos gráficos de marcas famosas de todo o tipo de produtos comerciais: desde a indústria do vestuário, alimentação, automóveis, entretenimento, turismo, tecnologia, desporto, banca e centenas de outras. Logótipos e ícones comerciais que reconhecemos e são utilizados como matéria-prima (ganham mesmo vida) para o universo visual desta surpreendente e original curta-metragem. Até podemos ver os bonecos da Michelin como polícias, Ronald McDonaldcomo o imprevisível mau da fita e as latas de batatas fritasPringles à mesa de um restaurante (são apenas alguns exemplos dos muitos decorrentes da fértil imaginação dos autores franceses). Ah, e não falta até uma delirante perseguição automóvel!"Logorama" revela-se, pois, uma lufada de ar fresco na animação e lembra-nos, igualmente, que vivemos numa sociedade submersa de consumismo e marcas globais. http://vimeo.com/10086005

sexta-feira, 12 de março de 2010

Kandahar

Embarcar numa viagem à terra dos turbantes negros é como dar um salto no escuro. É uma viagem com destino no irracional, no incompreensível. É como se ao atravessar a fronteira o viajante tivesse que abandonar toda a sua capacidade de compreender. O Afeganistão mostrado por Mohsen Makmalbaf não é um faz-de-conta: é uma descida à escuridão, uma expedição a um mundo diferente, de outro tempo, onde a parábola por vezes mágica enfatiza a triste realidade.
Nafas, uma mulher afegã que vive no Canadá, regressa ao seu país para tentar salvar a sua irmã que ameaça cometer suicídio antes do próximo eclipse solar. Pelo caminho, nas aldeias, nos diferentes lugares, nas estradas poeirentas, Nafas relata a sua viagem para um gravador. Seguimos a nossa narradora através do reino da loucura, no caminho para Kandahar, a cidade sagrada e terra natal dos fanáticos de Deus. Tudo no filme é abençoado: o canto, a música, as imagens, a fotografia, a pintura, cada imagem do Homem.


filme de Mohsen Makhmalbaf

enviado por Carlos Semedo

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais Alto

EXPEDIÇÃO ANNAPURNA (8.091M)
“À CONQUISTA DOS PICOS DO MUNDO”

No âmbito do projecto “À conquista dos picos do Mundo”
João Garcia irá partir dia 10 de Março para o Nepal
onde tentará a ascensão do Annapurna, a ultima montanha que lhe falta escalar...

Poderá acompanhar a expedição no site oficial da SIC em http://sic.sapo.pt/joaogarcia

João Garcia

El Maratón del Sáhara

878 atletas de 25 nacionalidades disputaron el X Maratón del Sáhara, atraídos por la voluntad solidaria de la carrera y por la dureza de los 42,195 kilómetros a través del inhóspito desierto de Argelia, cerca de Tinduf, donde se encuentran los cuatro campos de refugiados y en los que los corredores convivían con las familias saharauis en sus jaimas.

terça-feira, 9 de março de 2010

Sete Léguas deserto adentro

Para proseguir nuestro periplo a bordo del Transiberiano, de Pekín a Moscú, dejando atrás historias entrañables y paisajes hermosos de inabarcables estepas.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dive Travel Show

Llega a la capital el 2º Dive Travel Show, el salón de buceo, viajes y turismo sostenible, en el que más de 70 expositores se adelantan a la temporada 2010 avanzando las novedades del sector. Este 6 de marzo, los 3.000 aficionados previstos incluso pueden probar un videojuego sobre fondos marinos.

domingo, 7 de março de 2010

Gourmand 2010

La brasileña Ana Luiza Trajano ha obtenido el premio Gourmand Cookbook al mejor libro de fotografía culinaria del mundo en 2009 por su obra Brasil a gosto. El premio, que se concede cada año en París, es comparado con los Oscar de la literatura gastronómica.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Obra póstuma de José Megre

Megre não era um turista, era um viajante. O seu objectivo não era chegar ao final, ao lugar tal, era a viagem em si mesma, o caminho para lá chegar que o motivava.

Como eu vi todos os países do mundo (menos um)

ionline